Em nota divulgada, a Federação Paulista de Futebol (FPF) admitiu que a arbitragem, tanto no campo quanto na cabine do VAR, errou ao ignorar um pênalti a favor do São Paulo, na derrota por 2 a 1 contra o Novorizontino. Por isso, a reportagem trouxe outros erros marcantes do VAR no Brasil e na Europa. Confira!
Vasco 0 x 1 Internacional - Campeonato Brasileiro 2020 - Na reta final do Brasileirão, o VAR foi o centro de uma grande polêmica. No gol de Rodrigo Dourado, a tecnologia da linha de impedimento estava descalibrada, e o árbitro de vídeo decidiu por validar o gol. O Vasco foi à Justiça pedir a anulação da partida, mas não obteve sucesso.
Ceará 1 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro 2020 - A CBF admitiu no dia seguinte ao jogo, que houve um erro de comunicação entre o VAR e o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães no gol anulado do São Paulo no Castelão. A arbitragem deu impedimento, mas após contato com o VAR, confirmou o gol e deixou o Ceará dar o reinício do jogo. O problema é que depois o juiz voltou atrás e marcou novamente a posição irregular. Tal situação configura erro de direito.
Atlético-MG 3 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro 2020 - Quando a partida estava 0 a 0, Luciano chegou a abrir o placar. Contudo, tanto o árbitro de campo quanto o de vídeo flagraram impedimento. No entanto, o atacante estava na mesma linha de Junior Alonso. Posteriormente, a CBF admitiu o erro na decisão de invalidar o gol.
Botafogo 1 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro 2020 - O árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou pênalti de Sousa, zagueiro do Botafogo, em Galeano. Na cobrança de Luciano, Diego Loureiro fez uma ótima defesa. Contudo, o defensor não fez contato faltoso, e o VAR seguiu com a decisão do juiz.
Corinthians 1 x 2 Atlético-MG - Campeonato Brasileiro 2020 - Com um puxão e um toque por baixo, Gil derrubou Vargas na área, mas o juiz Rodrigo Dalonso Ferreira não deu pênalti, e o VAR tampouco recomendou a revisão do lance.
Santos 0 x 1 Flamengo - Campeonato Brasileiro 2020 - O Santos teve dois gols anulados por impedimento com a ajuda do árbitro de vídeo André Luiz de Freitas Castro. No primeiro, as imagens não foram divulgadas, e no segundo por uma suposta interferência de Jobson em cobrança de falta de Marinho.
Fortaleza 2 x 3 São Paulo - Campeonato Brasileiro 2020 - A diretoria Tricolor ficou na bronca com a CBF por não divulgar as imagens do gol marcado por David, validado pelo VAR quando em campo havia sido marcado impedimento.
Palmeiras 1 x 0 Red Bull Bragantino - Campeonato Brasileiro 2020 - A posição de Luiz Adriano no lance do gol era irregular, mas o VAR não flagrou impedimento por um ponto cego no tecnologia, que impossibilitou a constatação do erro.
São Paulo 1 x 0 Goiás - Campeonato Brasileiro 2020 - Brenner marcou de cabeça, mas não foi possível cravar se a bola entrou por completo ou não. Com um ponto cego no VAR, o árbitro de vídeo decidiu manter a decisão do bandeira, que disse ter visto a bola entrar.
Athletico-PR x Fluminense - Campeonato Brasileiro 2020 - Em lance de bola parada, Luccas Claro testou firme para a rede. O VAR acabou chamando o juiz para o vídeo, em lance interpretativo. O gol acabou sendo anulado.
América-MG 1 x 1 Corinthians - Copa do Brasil 2020 - Um pênalti que mudou tudo. Lucas Piton disputava a bola dentro da área e, de costas, acabou tocando com o braço nela. O árbitro marcou o pênalti, confirmado após análise do VAR. Com o gol, o Coelho eliminou o Timão.
Botafogo 0 x 1 Palmeiras - Campeonato Brasileiro 2019 - A partida mais polêmica do Brasileirão 2019. Deyverson foi derrubado por Gabriel dentro da área, porém o árbitro Paulo Roberto Alves não marcou pênalti. No entanto, depois do VAR sugerir que o juiz revisasse, a penalidade foi marcada. O time carioca reclama que o jogo já havia sido reiniciado quando Paulo Roberto Alves foi conferir a imagem na cabine. Os cariocas levaram o caso ao STJD, mas não conseguiram anular a partida.
Ajax 0 x 0 Real Madrid - Champions League 2018/2019 - A primeira interferência do VAR na Champions League foi pra lá de polêmica. O árbitro Damir Skomina inicialmente não viu problemas no gol de Tagliafico e nem mesmo os jogadores. Entretanto, o árbitro de vídeo chamou Skomina, que viu um suposto impedimento de Tadic na jogada, voltando atrás no que havia marcado.
Real Madrid x Atlético de Madrid - La Liga 2018/2019 - Gimenez teria cometido penalidade em Vinícius Jr. Mas o toque do defensor no brasileiro foi fora da área, e o VAR não flagrou a irregularidade. A equipe Colchonera também reclamou de gol anulado de Morata e pênalti não marcado por Casemiro.
Aston Villa 0 x 3 Manchester United - Premier League 2019/2020 - O defensor Konsa se chocou com Bruno Fernandes e Jonathan Moss deu pênalti, que passou pelo crivo do VAR. No dia seguinte, a Premier League reconheceu o erro do juiz e do árbitro de vídeo.
Everton 1 x 1 Southampton - Premier League 2019/2020 - Lee Mason marcou um pênalti de André Gomes em James Ward-Prowse. No lance, o jogador dos Saints parece se atirar em direção ao português, que sequer se move para o choque com o adversário. Mesmo com a revisão, o lance foi validado. No dia seguinte, a Premier League reconheceu o erro do árbitro de vídeo.
Bournemouth 0 x 0 Tottenham - Premier League 2019/2020 - Harry Kane foi empurrado dentro da área do Bournemouth por Joshua King e o juiz não assinalou penalidade. No dia seguinte, a Premier League reconheceu o erro do juiz e do árbitro de vídeo.
Chelsea 0 x 2 Manchester United - Premier League 2019/2020 - O Chelsea teve dois gols anulados pelo VAR na partida, e um rendeu polêmica. Um gol de empate do Chelsea foi anulado por suposto empurrão de Azpilicueta na área. No entanto, ele também estava sendo empurrado por Fred. O juiz não foi ao monitor e acatou a decisão errada do VAR.