Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja 15 curiosidades sobre o Vasco campeão da Libertadores em 98

Lance|

O futebol brasileiro na temporada 2020 ainda não tem previsão da bola voltar a rolar. No entanto, a Globo vem transmitindo alguns jogos antigos e históricos dos clubes. Nesse domingo, é a vez de Barcelona do Equador e Vasco, decisão da Libertadores de 1998 que deu o título ao Cruz-Maltino. O LANCE! aproveita e traz pra você algumas curiosidades da vitoriosa campanha vascaína. Confira na galeria.
O futebol brasileiro na temporada 2020 ainda não tem previsão da bola voltar a rolar. No entanto, a Globo vem transmitindo alguns jogos antigos e históricos dos clubes. Nesse domingo, é a vez de Barcelona do Equador e Vasco, decisão da Libertadores de ... O futebol brasileiro na temporada 2020 ainda não tem previsão da bola voltar a rolar. No entanto, a Globo vem transmitindo alguns jogos antigos e históricos dos clubes. Nesse domingo, é a vez de Barcelona do Equador e Vasco, decisão da Libertadores de 1998 que deu o título ao Cruz-Maltino. O LANCE! aproveita e traz pra você algumas curiosidades da vitoriosa campanha vascaína. Confira na galeria.
1º GOL - Atual técnico do Vasco, Ramon Menezes foi o responsável por marcar o primeiro gol do Vasco na vitoriosa campanha. Após perder os dois primeiros jogos, para Grêmio e Chivas Guadalajara, o time foi até o México enfrentar o América precisando pontuar. O gol do meia garantiu o empate em 1 a 1 e o primeiro ponto da equipe na competição.
1º GOL - Atual técnico do Vasco, Ramon Menezes foi o responsável por marcar o primeiro gol do Vasco na vitoriosa campanha. Após perder os dois primeiros jogos, para Grêmio e Chivas Guadalajara, o time foi até o México enfrentar o América precisando pon... 1º GOL - Atual técnico do Vasco, Ramon Menezes foi o responsável por marcar o primeiro gol do Vasco na vitoriosa campanha. Após perder os dois primeiros jogos, para Grêmio e Chivas Guadalajara, o time foi até o México enfrentar o América precisando pontuar. O gol do meia garantiu o empate em 1 a 1 e o primeiro ponto da equipe na competição.
1ª VITÓRIA - O primeiro triunfo do Vasco viria apenas no 4º jogo da fase de grupos. Com um ponto em três partidas fora de casa, o Vasco recebeu o Grêmio no dia 26 de março, em São Januário, precisando vencer. E venceu com sobras. Com dois gols de Luizão e um de Donizete, o Cruz-Maltino bateu os gaúchos por 3 a 0 e seguiu firme na disputa por uma vaga nas oitavas de final.
1ª VITÓRIA - O primeiro triunfo do Vasco viria apenas no 4º jogo da fase de grupos. Com um ponto em três partidas fora de casa, o Vasco recebeu o Grêmio no dia 26 de março, em São Januário, precisando vencer. E venceu com sobras. Com dois gols de Luizã... 1ª VITÓRIA - O primeiro triunfo do Vasco viria apenas no 4º jogo da fase de grupos. Com um ponto em três partidas fora de casa, o Vasco recebeu o Grêmio no dia 26 de março, em São Januário, precisando vencer. E venceu com sobras. Com dois gols de Luizão e um de Donizete, o Cruz-Maltino bateu os gaúchos por 3 a 0 e seguiu firme na disputa por uma vaga nas oitavas de final.
EM TODAS - Classificado na fase de grupos com um jogo de antecedência, o Vasco decidiu poupar no duelo de volta com o América do México. A equipe entrou em campo totalmente reserva, escalda com: Márcio, Filipe Alvim, Odvan, Alex, Ronaldo Luís, Fabrício Eduardo, Fabiano Eller, Nélson, Richardson, Mauricinho e Sorato. Felipe, no entanto, entrou no 2º tempo na vaga do experiente Ronaldo Luís, se tornando assim o único jogador do elenco a ter disputado todas as 14 partidas na campanha.
EM TODAS - Classificado na fase de grupos com um jogo de antecedência, o Vasco decidiu poupar no duelo de volta com o América do México. A equipe entrou em campo totalmente reserva, escalda com: Márcio, Filipe Alvim, Odvan, Alex, Ronaldo Luís, Fabrício... EM TODAS - Classificado na fase de grupos com um jogo de antecedência, o Vasco decidiu poupar no duelo de volta com o América do México. A equipe entrou em campo totalmente reserva, escalda com: Márcio, Filipe Alvim, Odvan, Alex, Ronaldo Luís, Fabrício Eduardo, Fabiano Eller, Nélson, Richardson, Mauricinho e Sorato. Felipe, no entanto, entrou no 2º tempo na vaga do experiente Ronaldo Luís, se tornando assim o único jogador do elenco a ter disputado todas as 14 partidas na campanha.
MAIS DE UM TIME UTILIZADO - E por falar em jogadores que entraram em campo, segue mais uma curiosidade: o Vasco utilizou 28 atletas nas 14 partidas da Libertadores de 1998. Foram eles: os goleiros Carlos Germano, Márcio e Hélton; os laterais Vítor, Maricá, Filipe Alvim, Felipe e Ronaldo Luís; os zagueiros Odvan, Mauro Galvão, Alex Pinho e Géder; os volantes Luisinho, Nasa, Válber, Fabrício Eduardo, Nélson e Fabiano Eller; os meias Pedrinho, Ramon, Juninho Pernambucano, Richardson e Vagner; e os atacantes Donizete, Luizão, Sorato, Mauricinho e Luís Cláudio. O técnico era Antônio Lopes.
MAIS DE UM TIME UTILIZADO - E por falar em jogadores que entraram em campo, segue mais uma curiosidade: o Vasco utilizou 28 atletas nas 14 partidas da Libertadores de 1998. Foram eles: os goleiros Carlos Germano, Márcio e Hélton; os laterais Vítor, Mar... MAIS DE UM TIME UTILIZADO - E por falar em jogadores que entraram em campo, segue mais uma curiosidade: o Vasco utilizou 28 atletas nas 14 partidas da Libertadores de 1998. Foram eles: os goleiros Carlos Germano, Márcio e Hélton; os laterais Vítor, Maricá, Filipe Alvim, Felipe e Ronaldo Luís; os zagueiros Odvan, Mauro Galvão, Alex Pinho e Géder; os volantes Luisinho, Nasa, Válber, Fabrício Eduardo, Nélson e Fabiano Eller; os meias Pedrinho, Ramon, Juninho Pernambucano, Richardson e Vagner; e os atacantes Donizete, Luizão, Sorato, Mauricinho e Luís Cláudio. O técnico era Antônio Lopes.
APENAS DOIS FORA - Se 28 entraram em campo, dois ficaram de fora. Com 30 inscritos na competição, somente dois atletas não tiveram uma chance de entrar em campo: o volante Fabrício Carvalho, que estreou nos profissionais em 97, e o jovem goleiro Hélton, 4ª opção pra posição, que faria seu primeiro jogo profissional somente no fim de 1999, poucos meses antes de se tornar o titular do gol vascaíno no Mundial de Clubes de 2000.
APENAS DOIS FORA - Se 28 entraram em campo, dois ficaram de fora. Com 30 inscritos na competição, somente dois atletas não tiveram uma chance de entrar em campo: o volante Fabrício Carvalho, que estreou nos profissionais em 97, e o jovem goleiro Hélton... APENAS DOIS FORA - Se 28 entraram em campo, dois ficaram de fora. Com 30 inscritos na competição, somente dois atletas não tiveram uma chance de entrar em campo: o volante Fabrício Carvalho, que estreou nos profissionais em 97, e o jovem goleiro Hélton, 4ª opção pra posição, que faria seu primeiro jogo profissional somente no fim de 1999, poucos meses antes de se tornar o titular do gol vascaíno no Mundial de Clubes de 2000.
BASE FORTE! - Apesar de ser um time fortíssimo, com jogadores de renome como Mauro Galvão, Válber, Donizete e Luizão, mais de 50% dos jogadores inscritos na competição foram formados em suas categorias de base. Dos 30 nomes, 16 passaram pelas divisões inferiores do clube: Carlos Germano, Márcio, Caetano, Hélton, Maricá, Filipe Alvim, Felipe, Alex Pinho, Géder, Fabrício Eduardo, Fabrício Carvalho, Fabiano Eller, Richardson, Pedrinho, Sorato e Luis Cláudio.
BASE FORTE! - Apesar de ser um time fortíssimo, com jogadores de renome como Mauro Galvão, Válber, Donizete e Luizão, mais de 50% dos jogadores inscritos na competição foram formados em suas categorias de base. Dos 30 nomes, 16 passaram pelas divisões ... BASE FORTE! - Apesar de ser um time fortíssimo, com jogadores de renome como Mauro Galvão, Válber, Donizete e Luizão, mais de 50% dos jogadores inscritos na competição foram formados em suas categorias de base. Dos 30 nomes, 16 passaram pelas divisões inferiores do clube: Carlos Germano, Márcio, Caetano, Hélton, Maricá, Filipe Alvim, Felipe, Alex Pinho, Géder, Fabrício Eduardo, Fabrício Carvalho, Fabiano Eller, Richardson, Pedrinho, Sorato e Luis Cláudio.
ARTILHARIA CONCENTRADA - Mesmo utilizado quase todos os jogadores que foram inscritos, somente seis atletas marcaram gols na campanha vascaína: Luizão, Donizete, Pedrinho, Juninho Pernambucano, Richardson (foto) e Ramon. Todos eles meias ofensivos ou atacantes.
ARTILHARIA CONCENTRADA - Mesmo utilizado quase todos os jogadores que foram inscritos, somente seis atletas marcaram gols na campanha vascaína: Luizão, Donizete, Pedrinho, Juninho Pernambucano, Richardson (foto) e Ramon. Todos eles meias ofensivos ou a... ARTILHARIA CONCENTRADA - Mesmo utilizado quase todos os jogadores que foram inscritos, somente seis atletas marcaram gols na campanha vascaína: Luizão, Donizete, Pedrinho, Juninho Pernambucano, Richardson (foto) e Ramon. Todos eles meias ofensivos ou atacantes.
REI NO BANCO - Outra curiosidade diz respeito ao gol mais memorável da campanha: o de Juninho, no Monumental, contra o River Plate. Golaço de falta que colocou o Vasco na decisão contra o Barcelona. O Reizinho, famoso por usar a camisa 8 vascaína, vinha alternando entre a titularidade e o banco de reservas naquela campanha, com Ramon e Pedrinho formando a dupla durante a fase de grupos e até mesmo Vágner sendo aproveitado, como contra o Cruzeiro, nas oitavas de final. Contra o River, Ramon e Pedrinho iniciaram, mas Juninho entrou na vaga de Luizão na etapa final para decidir o jogo. Seu número na camisa era o 19.
REI NO BANCO - Outra curiosidade diz respeito ao gol mais memorável da campanha: o de Juninho, no Monumental, contra o River Plate. Golaço de falta que colocou o Vasco na decisão contra o Barcelona. O Reizinho, famoso por usar a camisa 8 vascaína, vinh... REI NO BANCO - Outra curiosidade diz respeito ao gol mais memorável da campanha: o de Juninho, no Monumental, contra o River Plate. Golaço de falta que colocou o Vasco na decisão contra o Barcelona. O Reizinho, famoso por usar a camisa 8 vascaína, vinha alternando entre a titularidade e o banco de reservas naquela campanha, com Ramon e Pedrinho formando a dupla durante a fase de grupos e até mesmo Vágner sendo aproveitado, como contra o Cruzeiro, nas oitavas de final. Contra o River, Ramon e Pedrinho iniciaram, mas Juninho entrou na vaga de Luizão na etapa final para decidir o jogo. Seu número na camisa era o 19.
O DONO DA 10 - E por falar em meias e números, chegamos a Vágner. Contratado com a temporada já em andamento, o meia vindo da Roma herdou a camisa 10 que vinha sendo guardada para um possível retorno de Edmundo. O ídolo vascaíno não voltou, e Vágner foi trazido para a vaga. Meia de origem, habilidosíssimo, acabou sendo a grande surpresa da decisão ao ser colocado pelo técnico Antônio Lopes como lateral-direito. Posição carente no elenco desde a saída de Pimentel para o Palmeiras um ano antes, Vágner, mesmo vestindo a camisa 10, topou o desafio e foi um dos destaques nas partidas contra o Barcelona.
O DONO DA 10 - E por falar em meias e números, chegamos a Vágner. Contratado com a temporada já em andamento, o meia vindo da Roma herdou a camisa 10 que vinha sendo guardada para um possível retorno de Edmundo. O ídolo vascaíno não voltou, e Vágner fo... O DONO DA 10 - E por falar em meias e números, chegamos a Vágner. Contratado com a temporada já em andamento, o meia vindo da Roma herdou a camisa 10 que vinha sendo guardada para um possível retorno de Edmundo. O ídolo vascaíno não voltou, e Vágner foi trazido para a vaga. Meia de origem, habilidosíssimo, acabou sendo a grande surpresa da decisão ao ser colocado pelo técnico Antônio Lopes como lateral-direito. Posição carente no elenco desde a saída de Pimentel para o Palmeiras um ano antes, Vágner, mesmo vestindo a camisa 10, topou o desafio e foi um dos destaques nas partidas contra o Barcelona.
QUASE PEGARAM A 10 - Vágner, inclusive, não foi o único jogador tentado para assumir a camisa 10 deixada por Edmundo. Antes de fechar com o meia da Roma, Eurico Miranda, então vice-presidente de futebol do Vasco, tentou nomes como Djalminha, que estava no La Coruña, e Giovanni, ex-Santos, que defendia o Barcelona na época. Será que algum deles toparia ser lateral?
QUASE PEGARAM A 10 - Vágner, inclusive, não foi o único jogador tentado para assumir a camisa 10 deixada por Edmundo. Antes de fechar com o meia da Roma, Eurico Miranda, então vice-presidente de futebol do Vasco, tentou nomes como Djalminha, que estava... QUASE PEGARAM A 10 - Vágner, inclusive, não foi o único jogador tentado para assumir a camisa 10 deixada por Edmundo. Antes de fechar com o meia da Roma, Eurico Miranda, então vice-presidente de futebol do Vasco, tentou nomes como Djalminha, que estava no La Coruña, e Giovanni, ex-Santos, que defendia o Barcelona na época. Será que algum deles toparia ser lateral?
REFORÇOS CAMPEÕES - Vágner não foi o único reforço que o Vasco contratou para aquela temporada. Aliás, sem Edmundo e Evair, campeões brasileiros em 97, a primeira coisa que o clube buscou foi uma nova dupla, acertando com Donizete e Luizão. No entanto, tendo a Libertadores como alvo principal no ano do centenário, o Cruz-Maltino foi atrás também de
REFORÇOS CAMPEÕES - Vágner não foi o único reforço que o Vasco contratou para aquela temporada. Aliás, sem Edmundo e Evair, campeões brasileiros em 97, a primeira coisa que o clube buscou foi uma nova dupla, acertando com Donizete e Luizão. No entanto,... REFORÇOS CAMPEÕES - Vágner não foi o único reforço que o Vasco contratou para aquela temporada. Aliás, sem Edmundo e Evair, campeões brasileiros em 97, a primeira coisa que o clube buscou foi uma nova dupla, acertando com Donizete e Luizão. No entanto, tendo a Libertadores como alvo principal no ano do centenário, o Cruz-Maltino foi atrás também de
OS PRIMEIROS A CHEGAREM - Se Vágner, Donizete, Luizão, Vítor e Ronaldo Luís haviam acabado de chegar no clube, outros já estava em São Januário há tempos. Do time titular na decisão, os primeiros a assumirem a condição de titulares foram Carlos Germano e Luisinho, durante o Carioca de 1992, vencido pelo clube. O volante, no entanto, teve duas breves saídas do clube, em 93 e em 94, defendendo Celta de Vigo, da Espanha, e Corinthians. Já o goleiro foi o único a se manter firme na posição ao longo dos anos.
OS PRIMEIROS A CHEGAREM - Se Vágner, Donizete, Luizão, Vítor e Ronaldo Luís haviam acabado de chegar no clube, outros já estava em São Januário há tempos. Do time titular na decisão, os primeiros a assumirem a condição de titulares foram Carlos Germano... OS PRIMEIROS A CHEGAREM - Se Vágner, Donizete, Luizão, Vítor e Ronaldo Luís haviam acabado de chegar no clube, outros já estava em São Januário há tempos. Do time titular na decisão, os primeiros a assumirem a condição de titulares foram Carlos Germano e Luisinho, durante o Carioca de 1992, vencido pelo clube. O volante, no entanto, teve duas breves saídas do clube, em 93 e em 94, defendendo Celta de Vigo, da Espanha, e Corinthians. Já o goleiro foi o único a se manter firme na posição ao longo dos anos.
FORAM E VOLTARAM - Luisinho não foi o único a sair e voltar. A dupla de ataque reserva também saiu e retornou ao Vasco, mas por um período muito mais longo. Campeões com o Vasco no fim dos anos 80, Mauricinho e Sorato rodaram pelo futebol brasileiro antes de retornarem à São Januário em 97, para levantaram as taças do Brasileiro, em 97, e, claro, da Libertadores, em 1998.
FORAM E VOLTARAM - Luisinho não foi o único a sair e voltar. A dupla de ataque reserva também saiu e retornou ao Vasco, mas por um período muito mais longo. Campeões com o Vasco no fim dos anos 80, Mauricinho e Sorato rodaram pelo futebol brasileiro an... FORAM E VOLTARAM - Luisinho não foi o único a sair e voltar. A dupla de ataque reserva também saiu e retornou ao Vasco, mas por um período muito mais longo. Campeões com o Vasco no fim dos anos 80, Mauricinho e Sorato rodaram pelo futebol brasileiro antes de retornarem à São Januário em 97, para levantaram as taças do Brasileiro, em 97, e, claro, da Libertadores, em 1998.
A Globo transmitirá a segunda partida da decisão da Libertadores de 1998, entre Vasco e Barcelona, nesse domingo, às 16 horas.
A Globo transmitirá a segunda partida da decisão da Libertadores de 1998, entre Vasco e Barcelona, nesse domingo, às 16 horas. A Globo transmitirá a segunda partida da decisão da Libertadores de 1998, entre Vasco e Barcelona, nesse domingo, às 16 horas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.