Vasco é goleado pelo Independiente del Valle e se aproxima da eliminação na Sul-Americana
Expulsão de Piton no início do primeiro tempo compromete plano de jogo
Lance|Do R7
O Vasco foi goleado pelo Independiente del Valle, por 4 a 0, no jogo de ida dos playoffs de oitavas de final da Sul-Americana, no final da noite desta terça-feira (15), no Estádio Olímpico Atahualpa, Quito, no Equador. Carabajal, Mercado (2) e Spinelli marcaram os gols da equipe equatoriana.
Com o resultado, o Independiente del Valle colocou um pé nas oitavas de final da Sul-Americana. O Vasco, por sua vez, precisa vencer por cinco gols de diferença para se classificar. Caso vença por quatro gols, a disputa vai para os pênaltis.
Como foi o jogo?
O Vasco não se intimidou com o Independiente del Valle nem transpareceu que sentiu os 2.850 metros da altitude de Quito. Desde os minutos iniciais, o Cruz-Maltino jogou de igual para igual com a equipe equatoriana.
No entanto, a estratégia de Diniz foi comprometida logo aos 11 minutos. Lucas Piton deu um pisão em Guagua e recebeu um cartão amarelo. O VAR chamou o árbitro, que mudou a decisão e expulsou o lateral-esquerdo cruz-maltino.
Se a missão era difícil, se tornou mais complicada. Mesmo assim, o Vasco não se abateu e teve duas grandes chances com Rayan em cobranças de falta aos 17 e 19 minutos. O Del Valle respondeu somente aos 31 minutos com Spinelli, que cabeceou no travessão. Na sequência do lance, Léo Jardim fez um milagre.
O Independiente del Valle foi crescendo até que nos acréscimos do primeiro tempo os equatorianos abriram o placar. Guagua cabeceou, Léo Jardim chegou na bola, mas no rebote Carabajal balançou a rede.
O Vasco voltou do intervalo modificado. Diniz optou por tirar Nuno Moreira e colocar mais um zagueiro. Mauricio Lemos foi o escolhido. Nada adiantou e, logo aos 3 minutos, o Del Valle ampliou com Mercado. O volante dominou de peito e emendou um belo chute no canto para marcar o segundo gol da equipe equatoriana. Dois minutos depois, aos 5 minutos, Spinelli fez o terceiro.
Aos 36 minutos, Mercado marcou o quarto para o Del Valle. Fernández chutou forte, a bola bateu nas costas de Mauricio Lemos e sobrou limpa para o volante balançar a rede pela segunda vez no jogo.
Se fosse da vontade, o Independiente del Valle poderia ainda ter feito um estrago maior. Porém, os equatorianos esbarraram nas grandes defesas de Léo Jardim, que teve mais uma grande atuação e ainda defendeu um pênalti ao final da partida.
O que vem pela frente?
O Vasco volta a campo no sábado (15), quando enfrentará o Grêmio às 17h30, pela 14ª rodada do Brasileirão. Esta será a primeira partida do Cruz-Maltino, em São Januário, na volta da Copa do Mundo de Clubes.
✅ FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE 4 X 0 VASCO
PLAYOFFS DE OITAVAS DE FINAL (IDA) - SUL-AMERICANA
📆 Data e horário: terça, 15 de junho de 2025, às 21h30 (horário de Brasília);
📍 Local: Estádio Olímpico Atahualpa, Quito (EQU);
🥅 Gols: Carabajal (47′ do 1ºT), Mercado (3′ e 36′ do 2ºT) e Spinelli (5′ do 2ºT);
🟨 Cartões amarelos: Alcívar e Briones (IDV); Hugo Moura (VAS) e Léo Jardim;
🟥 Cartão vermelho: Lucas Piton (VAS).
⚽ESCALAÇÕES
INDEPENDIENTE DEL VALLE (Técnico: Javier Rabanal)
Guido Villar; Matias Fernández, Richard Schunke, Mateo Carabajal e Cortéz (Layan Loor); Jordy Alcívar (Jhegson Méndez), Mercado e Darwin Guagua (Cazares); Briones (Aron Rodríguez), Renato Ibarra e Claudio Spinelli.
VASCO (Técnico: Fernando Diniz)
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura e Tchê Tchê (Garré); Rayan (David), Nuno Moreira (Mauricio Lemos), GB (Victor Luís) e Vegetti (Paulinho).
🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Kevin Ortega (PER);
🚩 Assistentes: Jesus Sanchez (PER) e Augusto Menendez (PER);
🖥️ VAR: Joel Alarcon (PER).