Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vai dar zebra? Relembre todas as finais de Paulistão entre um grande e um pequeno neste século

Lance

Lance|Do R7

A partida entre Palmeiras e Água Santa marca o retorno de um clube considerado menor à decisão do Paulistão, algo que não acontecia desde 2018. De lá para cá, apenas clássicos decidiram o estadual. Este ano, no entanto, o clube de Diadema promete dificultar as coisas para o Verdão na busca pelo título inédito. Nesta galeria, relembramos todas as finais de Paulistão entre um clube grande e um pequeno neste século. Será que os grandes levam muita vantagem? Veja a seguir!
A partida entre Palmeiras e Água Santa marca o retorno de um clube considerado menor à decisão do Paulistão, algo que não acontecia desde 2018. De lá para cá, apenas clássicos decidiram o estadual. Este ano, no entanto, o clube de Diadema promete dific... A partida entre Palmeiras e Água Santa marca o retorno de um clube considerado menor à decisão do Paulistão, algo que não acontecia desde 2018. De lá para cá, apenas clássicos decidiram o estadual. Este ano, no entanto, o clube de Diadema promete dificultar as coisas para o Verdão na busca pelo título inédito. Nesta galeria, relembramos todas as finais de Paulistão entre um clube grande e um pequeno neste século. Será que os grandes levam muita vantagem? Veja a seguir!
2001 - Corinthians x Botafogo-SP / Corinthians campeão
2001 - Corinthians x Botafogo-SP / Corinthians campeão 2001 - Corinthians x Botafogo-SP / Corinthians campeão
A fórmula de disputa daquele campeonato previa uma primeira fase com 15 rodadas em pontos corridos, e os quatro primeiros colocados se enfrentariam em uma fase mata-mata em ida e volta. A Ponte Preta foi líder geral e enfrentou o Botafogo em uma semi, enquanto Corinthians e Santos disputavam a outra vaga na decisão. Na final, deu Timão e Botafogo, com vitória corintiana por 3 a 0 na ida, e empate em 0 a 0 na volta.
A fórmula de disputa daquele campeonato previa uma primeira fase com 15 rodadas em pontos corridos, e os quatro primeiros colocados se enfrentariam em uma fase mata-mata em ida e volta. A Ponte Preta foi líder geral e enfrentou o Botafogo em uma semi, ... A fórmula de disputa daquele campeonato previa uma primeira fase com 15 rodadas em pontos corridos, e os quatro primeiros colocados se enfrentariam em uma fase mata-mata em ida e volta. A Ponte Preta foi líder geral e enfrentou o Botafogo em uma semi, enquanto Corinthians e Santos disputavam a outra vaga na decisão. Na final, deu Timão e Botafogo, com vitória corintiana por 3 a 0 na ida, e empate em 0 a 0 na volta.
2002 - São Paulo x Ituano / São Paulo campeão (Supercampeonato Paulista)
2002 - São Paulo x Ituano / São Paulo campeão (Supercampeonato Paulista) 2002 - São Paulo x Ituano / São Paulo campeão (Supercampeonato Paulista)
Uma alteração significativa foi feita para o Paulistão de 2002: apenas clubes menores disputaram o torneio. O vencedor se classificaria então para um Supercampeonato Paulista, junto com os três melhores colocados do Torneio Rio-São Paulo daquele ano (Corinthians, São Paulo e Palmeiras). Nas semifinais, o Ituano superou o Corinthians, enquanto o São Paulo desclassificou o Palmeiras. Na decisão, melhor para o clube do Morumbi: empate por 2 a 2 em Itu, e vitória por 4 a 1 na capital.
Uma alteração significativa foi feita para o Paulistão de 2002: apenas clubes menores disputaram o torneio. O vencedor se classificaria então para um Supercampeonato Paulista, junto com os três melhores colocados do Torneio Rio-São Paulo daquele ano (C... Uma alteração significativa foi feita para o Paulistão de 2002: apenas clubes menores disputaram o torneio. O vencedor se classificaria então para um Supercampeonato Paulista, junto com os três melhores colocados do Torneio Rio-São Paulo daquele ano (Corinthians, São Paulo e Palmeiras). Nas semifinais, o Ituano superou o Corinthians, enquanto o São Paulo desclassificou o Palmeiras. Na decisão, melhor para o clube do Morumbi: empate por 2 a 2 em Itu, e vitória por 4 a 1 na capital.
2008 - Palmeiras x Ponte Preta / Palmeiras campeão
2008 - Palmeiras x Ponte Preta / Palmeiras campeão 2008 - Palmeiras x Ponte Preta / Palmeiras campeão
Este foi o último título do Verdão no antigo Palestra Itália. O grande jogo da competição ficou por conta do Choque-Rei da semifinal, em que o Palmeiras eliminou o então bicampeão brasileiro São Paulo. Na final, a Ponte Preta, que havia derrotado o Guaratinguetá na fase anterior não foi páreo para o time de Vanderlei Luxemburgo e Valdivia, e acabou derrotada nos dois jogos: 1 a 0 em Campinas, e 5 a 0 na casa do Verdão.
Este foi o último título do Verdão no antigo Palestra Itália. O grande jogo da competição ficou por conta do Choque-Rei da semifinal, em que o Palmeiras eliminou o então bicampeão brasileiro São Paulo. Na final, a Ponte Preta, que havia derrotado o Gua... Este foi o último título do Verdão no antigo Palestra Itália. O grande jogo da competição ficou por conta do Choque-Rei da semifinal, em que o Palmeiras eliminou o então bicampeão brasileiro São Paulo. Na final, a Ponte Preta, que havia derrotado o Guaratinguetá na fase anterior não foi páreo para o time de Vanderlei Luxemburgo e Valdivia, e acabou derrotada nos dois jogos: 1 a 0 em Campinas, e 5 a 0 na casa do Verdão.
2010 - Santos x Santo André / Santos campeão
2010 - Santos x Santo André / Santos campeão 2010 - Santos x Santo André / Santos campeão
2012 - Santos x Guarani / Santos campeão
2012 - Santos x Guarani / Santos campeão 2012 - Santos x Guarani / Santos campeão
Em 2012, o campeonato sofreu um inchaço nas fases finais, com oito equipes se classificando ao mata-mata e jogos únicos nas quartas de final e na semifinal. De um lado da chave, novamente o Santos superou o São Paulo e foi à decisão; do outro, um dérbi de Campinas classificou o Guarani para a final. Santos e Guarani se enfrentaram em dois jogos no Morumbi - mando de campo definido pela Federação Paulista. Vitórias do Santos por 3 a 0 (ida) e 4 a 2 (volta).
Em 2012, o campeonato sofreu um inchaço nas fases finais, com oito equipes se classificando ao mata-mata e jogos únicos nas quartas de final e na semifinal. De um lado da chave, novamente o Santos superou o São Paulo e foi à decisão; do outro, um dérbi... Em 2012, o campeonato sofreu um inchaço nas fases finais, com oito equipes se classificando ao mata-mata e jogos únicos nas quartas de final e na semifinal. De um lado da chave, novamente o Santos superou o São Paulo e foi à decisão; do outro, um dérbi de Campinas classificou o Guarani para a final. Santos e Guarani se enfrentaram em dois jogos no Morumbi - mando de campo definido pela Federação Paulista. Vitórias do Santos por 3 a 0 (ida) e 4 a 2 (volta).
2014 - Santos x Ituano / Ituano campeão
2014 - Santos x Ituano / Ituano campeão 2014 - Santos x Ituano / Ituano campeão
Essa decisão ficou marcada pela vitória do Ituano nos pênaltis diante do Santos, no Pacaembu, após uma vitória por 1 a 0 para cada equipe. Doriva era o comandante do Galo, enquanto o Peixe tinha Oswaldo de Oliveira como treinador.
Essa decisão ficou marcada pela vitória do Ituano nos pênaltis diante do Santos, no Pacaembu, após uma vitória por 1 a 0 para cada equipe. Doriva era o comandante do Galo, enquanto o Peixe tinha Oswaldo de Oliveira como treinador. Essa decisão ficou marcada pela vitória do Ituano nos pênaltis diante do Santos, no Pacaembu, após uma vitória por 1 a 0 para cada equipe. Doriva era o comandante do Galo, enquanto o Peixe tinha Oswaldo de Oliveira como treinador.
2016 - Santos x Audax / Santos campeão
2016 - Santos x Audax / Santos campeão 2016 - Santos x Audax / Santos campeão
O campeonato de 2016 ficou marcado pelo primeiro trabalho de destaque de Fernando Diniz (foto), o finalista Audax, que goleou o São Paulo nas quartas de final, e eliminou o Corinthians, nos pênaltis, na semifinal. 'Traumatizado' com o resultado de 2014, o Santos acabou fazendo duas partidas pragmáticas para levar o caneco: empate por 1 a 1 em Osasco e vitória magra, por 1 a 0, na Vila Belmiro.
O campeonato de 2016 ficou marcado pelo primeiro trabalho de destaque de Fernando Diniz (foto), o finalista Audax, que goleou o São Paulo nas quartas de final, e eliminou o Corinthians, nos pênaltis, na semifinal. 'Traumatizado' com o resultado de 2014... O campeonato de 2016 ficou marcado pelo primeiro trabalho de destaque de Fernando Diniz (foto), o finalista Audax, que goleou o São Paulo nas quartas de final, e eliminou o Corinthians, nos pênaltis, na semifinal. 'Traumatizado' com o resultado de 2014, o Santos acabou fazendo duas partidas pragmáticas para levar o caneco: empate por 1 a 1 em Osasco e vitória magra, por 1 a 0, na Vila Belmiro.
2017 - Corinthians x Ponte Preta / Corinthians campeão
2017 - Corinthians x Ponte Preta / Corinthians campeão 2017 - Corinthians x Ponte Preta / Corinthians campeão
Resultado final: 7 vitórias dos grandes (Corinthians 2001 e 2017; Palmeiras 2008; Santos 2010, 2012 e 2016; São Paulo 2002) e 1 vitória dos pequenos (Ituano 2014). Será que vai dar zebra em 2023?
Resultado final: 7 vitórias dos grandes (Corinthians 2001 e 2017; Palmeiras 2008; Santos 2010, 2012 e 2016; São Paulo 2002) e 1 vitória dos pequenos (Ituano 2014). Será que vai dar zebra em 2023? Resultado final: 7 vitórias dos grandes (Corinthians 2001 e 2017; Palmeiras 2008; Santos 2010, 2012 e 2016; São Paulo 2002) e 1 vitória dos pequenos (Ituano 2014). Será que vai dar zebra em 2023?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.