Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'¡Uruguai nomá!': saiba o que significa o grito da seleção celeste em Copas do Mundo

Há anos, torcedores da equipe nacional uruguaia ecoam o sentimento pelo país e pelo mundo

Lance|

Lance
Lance Lance

O Uruguai é uma das seleções da Copa do Mundo do Qatar que mais transmitem o sentimento acalorado e apaixonado do país. Com o futebol e as raízes sendo alguns dos principais motivos para tamanha confiança e idolatria, um grito se acostumou a ecoar não só nas localidades uruguaias, mas no mundo todo, através do antigo treinador (e ídolo) Oscar Tabárez e companhia.

> Saiba quais são os jogadores do futebol brasileiro convocados para Copa do Mundo

Na estreia da seleção uruguaia na Copa da Rússia, em 2018, contra o Egito, o meia Giménez fez o gol da vitória da Celeste aos 89 minutos de jogo. Ao se levantar do banco de reservas, o então técnico Oscar Tabárez esqueceu todos os protocolos, flexionou os braços e soltou o grito "Uruguai nomá!".

"Uruguai nomá" é a abreviação de "Uruguai no más", que por sua vez já é a abreviação de "Uruguai y nada más", e que pode ser traduzido para "Uruguai e nada mais", além de ser compreendido como um "Vamos, Uruguai!". É um grito que os uruguaios utilizam para comemorar vitórias, conquistas e outras alegrias, sendo uma coisa apenas deles.

Publicidade

> Clique e confira a tabela completa da Copa do Mundo do Qatar!

Para além da publicidade e das bandeiras estampadas com a frase, a expressão é quase um ícone nacional, um clamor espontâneo, uma afirmação de orgulho de todos os nativos.

Publicidade

Este grito, portanto, existe antes de Oscar Tabárez, mas foi recuperado pelo treinador que assumiu a seleção do Uruguai em 2006, depois que a equipe não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo daquele ano, na Alemanha.

Em 12 anos, o técnico fez com que a Celeste se classificasse para todos os Mundiais posteriores, chegando longe em todas. Em 2010 chegou às semifinais, em 2014 caiu nas oitavas, em 2018 se despediu nas quartas e em 2022 ainda resta saber, dessa vez, porém, sob o comando de Diego Alonso, que pretende seguir levando o orgulho do "Uruguai nomá".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.