Lance Um dos maiores do FABR, quarterback Rodrigo Dantas anuncia aposentadoria do futebol americano

Um dos maiores do FABR, quarterback Rodrigo Dantas anuncia aposentadoria do futebol americano

Jogador marcou época no João Pessoa Espectros e considerado uma referência no esporte da bola oval no Brasil

Lance
Lance

Lance

Lance

Um dos maiores jogadores do futebol americano nacional e um dos símbolos do João Pessoa Espectros, o quarterback Rodrigo Dantas, de 30 anos, anunciou em suas redes sociais a aposentadoria do esporte. O jogador marcou época no time paraibano e foi bicampeão da Liga BFA em 2015 e 2019 – esta última na comissão técnica já que se recuperava de grave lesão no joelho.

Além da grande trajetória no João Pessoa Espectros, Rodrigo Dantas teve convocações para a Seleção Brasileira de Futebol Americano, o Brasil Onças, e defendeu a equipe nacional no Mundial da Modalidade em 2015, que foi disputado nos Estados Unidos. O jogador também participou de 10 dos 11 títulos do time da Conferência Nordeste da Liga BFA.

- Após 17 anos, decidi definitivamente que não irei mais jogar futebol americano. Desses 17 anos, por 15 eu dediquei boa parte do meu tempo livre a praticar esse esporte, com um nível de exigência que já não faz mais sentido para esse momento da minha vida. O ano de 2022 foi de ótimas memórias em campo, mas que cobrou um preço psicológico e físico que me mostraram que esse é o momento de parar – afirmou Rodrigo Dantas no seu Perfil no Instagram.

Em contato com a Valinor Conteúdo, Rodrigo Dantas destacou que essa decisão foi amadurecendo ao longo da temporada passada e ele teve certeza após o nascimento do seu primeiro filho durante os playoffs da última Liga BFA.

- Já havia tomado essa decisão por volta dos playoffs e ela ficou ainda mais clara após o nascimento do meu filho. Como ele nasceu bem no fim da temporada, pude ter uma amostra do que iria sacrificar se quisesse continuar jogando. Juntando isso a todo o cansaço físico e mental de ter tentado fazer o meu melhor em um dos times mais importantes do Brasil, me ajudou a tomar essa decisão. Fico satisfeito por escolher o momento de me aposentar, pois sei que muitos tiveram que parar de jogar por motivos que muitas vezes fugiam ao seu próprio controle – salientou.

Rodrigo Dantas comenta que não pretende ter um cargo de coach no FABR. O quarterback afirmou que vai continuar apenas como scout da CBFA para jovens sub-20 no Nordeste.

- Como os principais fatores são esse cansaço mental e não querer perder momentos com a minha família, ter uma posição na comissão técnica que exigisse muito tempo também não faria sentido ou poderia atrapalhar que outra pessoa assuma a função e a faça com mais dedicação do que eu posso oferecer. Por isso, só continuarei com o cargo de scout do Nordeste para a Seleção sub-20. Nesta função, poderei realizar esse trabalho de forma mais independente – disse.

Perguntando sobre o momento mais marcante da sua brilhante carreira, Rodrigo Dantas recordou a final da Liga BFA de 2015 contra o Coritiba Crocodiles. Na ocasião, o time paraibano conquistou o seu primeiro título nacional.

- São muitos momentos, mas o principal foi o passe para touchdown do Diego Nascimento. Ele foi muito importante, pois empatamos a final do Brasil Bowl de 2015 e nos deu a chance de vencer o jogo com o cronômetro zerado, jogando em casa com mais de 7 mil pessoas na arquibancada. Esse momento é insuperável – relembrou.

Sobre as baixas que o João Pessoa Espectros para esta temporada, Rodrigo Dantas não se mostrou preocupado e acredita que o time se manterá entre as principais forças do FABR.

- O João Pessoa Espectros já era um time muito vitorioso antes da minha chegada e acho que, com a cultura que temos e com as pessoas que estão levando essa mentalidade em frente, o time continuará entre os melhores do Brasil, ainda que passe por um período de transição. Já passamos por vários momentos de saídas de peças importantíssimas e sempre conseguimos manter um alto nível. Então, espero que o João Pessoa Espectros continue forte por muitos e muitos anos – ressaltou.

No ano passado, Rodrigo Dantas voltou aos gramados após quase quatro anos, período que coincidiu com uma lesão sofrida no último lance do Brasil Bowl de 2018 e a pandemia da Covid-19. Apesar do longo período de inatividade, o atleta liderou o João Pessoas a mais um título da Conferência Nordeste e chegou até às semifinais nacionais, quando foi eliminado em uma partida equilibradíssima contra o Galo FA.

Mostrando que voltou a atuar em grande nível em sua última temporada no FABR, Rodrigo Dantas teve 1.308 jardas passadas, 17 passes para touchdowns, 52% dos passes completos, 5 interceptações e rating de 104. Os dados são do Perfil do Instagram Mapa do FABR.

Homenagem ao filho recém-nascido na final da Conferência Nordeste da liga BFA

Papai de primeira viagem, Rodrigo Dantas conseguiu homenagear o filho recém-nascido na final da Conferência Nordeste diante do Recife Mariners. Na ocasião, o quarterback até anotou um touchdown corrido, algo que não é rotina para ele em função das suas características no futebol americano.

Questionado se entrou em campo decidido a fazer a pontuação máxima do futebol americano, Rodrigo Dantas afirmou que foi uma oportunidade do jogo e enalteceu a participação dos companheiros, que improvisaram na comemoração e relembraram a homenagem feita pelo atacante Bebeto na Copa do Mundo de 1994.

- Realmente, eu tinha pensado em algumas formas de homenagear o meu filho, mas não esperava ter chance de fazer isso após um TD corrido, que é algo bem raro pelo meu estilo de jogo. A parte mais legal foi que os meus companheiros chegaram para comemorar comigo e iniciaram a comemoração ‘estilo Bebeto’ e foi uma satisfação enorme que esse momento tão importante foi abraçado pelo time dessa forma - afirmou Dantas na ocasião.



Últimas