Um ano depois, Palmeiras reencontra Atlético-MG na Libertadores sabendo o que fazer e o que não fazer em 2023
Verdão vai em busca da classificação contra o Galo com lições aprendidas no ano passado
Lance|Do R7
O Palmeiras reencontra o Atlético-MG na Libertadores nesta quarta-feira (2), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, em duelo válido pela partida de ida das oitavas de final da competição continental. No ano passado, as equipes se enfrentaram na fase das quartas, e o Verdão se saiu melhor, derrotando o Galo nos pênaltis e avançando à semifinal.
+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui
Um ano depois, a equipe de Abel Ferreira volta a encarar o time mineiro em busca da classificação, mas dessa vez, sabe exatamente o que deve e o que não deve fazer para levar a melhor mais uma vez. Já eliminado da Copa do Brasil e a 12 pontos de distância do líder no Campeonato Brasileiro, um grande resultado nesta quarta pode fazer com que o Palmeiras retome a boa fase de uma vez em um dos momentos mais importantes da temporada.
Na partida de ida em 2022, no Mineirão, o Alviverde teve que buscar o resultado no fim do jogo, conseguindo um empate depois de ver o adversário abrir dois gols de diferença. Na volta, no Allianz Parque, a situação também não foi das melhores, já que teve dois jogadores expulsos, mas mesmo assim segurou o empate e conseguiu a classificação nos pênaltis.
Esses fatores só reiteram que o poder de reação e a resiliência, características do Palmeiras de Abel, são fundamentais para que, mesmo em momentos adversos, o time consiga manter um alto nível de competitividade. Tendo em vista o ocorrido no ano passado, o Verdão aprendeu lições e sabe o que será necessário para avançar na Libertadores.
Nem sempre as coisas saem como o planejado, mas repetir a forma como competiu em 2022 e fazer de tudo para não dar brechas ao Atlético-MG serão pontos cruciais para o Alviverde. Apesar do momento do Galo estar longe de ser bom, a atual fase vivida pelo Palmeiras também não permite erros, já que não é possível ter certeza que dessa vez o final será feliz no caso de possíveis adversidades.
Para o duelo, Abel Ferreira poderá ter seu 'time ideal' pela primeira vez em 2023. O treinador tem duas dúvidas para escalar a equipe titular. A primeira é a condição física de Dudu, que está há quase 20 dias fora de combate por conta de dores na panturrilha, mas já está treinado com o elenco e pode retornar. A outra é definir quem será o titular da lateral direita: Mayke ou Marcos Rocha. O único desfalque do Verdão segue sendo Atuesta, lesionado.
Com isso, o provável time do Palmeiras que entrará em campo para enfrentar o Atlético-MG é: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu (Jhon Jhon) e Rony.
O jogo de volta, no Allianz Parque, está marcado para o dia 9 de agosto (quarta-feira), também às 21h30.