Uefa pune jogadores da Espanha após cantos ofensivos na comemoração do título da Eurocopa
Morata e Rodri foram punidos por cantarem "Gibraltar é espanhol"
Lance|Do R7
A Uefa puniu Rodri e Morata, estrelas da seleção da Espanha, por um jogo de suspensão após cantarem "Gibraltar é espanhol" na comemoração do título da Eurocopa sobre a Inglaterra. A punição dos atletas será cumprida na partida contra a Sérvia, pela primeira rodada da Liga das Nações, marcada para o dia 5 de setembro.
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
A federação de Gibraltar, que apresentou uma queixa formal à entidade organizadora da competição europeia, comemorou em suas redes sociais a decisão tomada.
— A Federação de Futebol de Gibraltar congratula-se com a decisão da UEFA de impor uma proibição de um jogo aos jogadores da seleção espanhola Rodrigo Hernández Cascante (Rodri) e Álvaro Morata, na sequência de uma queixa apresentada pela GFA. A federação está muito satisfeita por ver que o resultado da sua queixa é o reconhecimento e a confirmação de que os cânticos dos jogadores de 'Gibraltar é espanhol' violaram o Regulamento Disciplinar da UEFA - disse a federação, em comunicado oficial.
➡️ Vini Jr abre o jogo sobre chegada de Mbappé ao Real Madrid
ENTENDA A SITUAÇÃO:
Gibraltar é um território localizado no extremo sul da Espanha, e é conhecido por sua localização estratégica na entrada do Mar Mediterrâneo e por ser território da Inglaterra.
Durante a Guerra de Sucessão Espanhola, os ingleses assinaram o Tratado de Utrecht, em 1713, formalizou a posse britânica de Gibraltar, concedendo à Grã-Bretanha o controle sobre o território em troca de concessões em outras áreas. Desde então, Gibraltar tem permanecido sob domínio britânico.
A Espanha nunca aceitou totalmente a perda de Gibraltar e, ao longo dos anos, tentou recuperar o território por meio de negociações diplomáticas e pressões políticas. A relação entre ambos é complexa e tem sido marcada por períodos de tensão e cooperação, visto que a população do território se identifica como britânica e deseja manter seu status.