Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Três ícones do vôlei brasileiro foram indicados ao Hall da Fama; votação popular está aberta

Zé Roberto Guimarães e outras duas ex-jogadoras foram indicados

Lance

Lance|Do R7

Lance
Lance Lance (Lance)

Os brasileiros Zé Roberto Guimarães, Adriana Samuel e Ana Paula Henkel foram indicados à classe de 2024 do Hall da Fama da Federação Internacional de Vôlei (IVHF, em inglês). O representante de cada categoria será definido por votação popular e está aberta até o dia 14 de abril. O anúncio oficial ocorrerá em 20 de maio.

Zé Roberto, atual treinador da seleção feminina, é o representante do Brasil. No total, ele possui quatro medalhas olímpicas, sendo três de ouro (1992, 2008 e 2012) e uma de prata (2020), e com quatro pódios em campeonatos mundiais (2006, 2010, 2014 e 2022) no currículo.

O paulista de 69 anos é o único brasileiro que já foi tricampeão das Olimpíadas e o único da modalidade mundial a vencer uma competição olímpica comandando equipes de ambos os gêneros. Ele está indicado ao lado do cubano Gilberto Herrera, do polonês Aleksander Skiba e do norueguês Kåre Mol.

No lado feminino, Adriana e Ana Paula, concorrem na categoria mista do vôlei de praia, juntamente com os estadunidenses Elaine Youngs e Tim Hovland e alemães Julius Brink e Jonas Reckermann.

Publicidade

Ana Paula Henkel, iniciou sua carreira no vôlei de quadra, onde conquistou o bronze em Atlanta. A ex-jogadora também foi vencedora de três Grand Prixs, entre 1994 e 1998. Logo depois, na praia, ela se sagrou campeã de duas edições do Circuito Mundial: em 2003, junto com Sandra Pires, e em 2008, ao lado de Shelda Bedê.

Sempre na praia, Adriana Samuel foi uma das pioneiras da modalidade de areia feminina no Brasil e conquistou a inédita medalha de prata nos Jogos de Atlanta-1996, ao lado de Mônica Rodrigues. Na edição seguinte, em Sydney, elas levaram o bronze.

No Hall da Fama do Vôlei, o Brasil possui 22 representantes. Na categoria de jogador masculino, Bernard, Emanuel Rego, Giba, Giovane Gávio, José Loiola, Maurício Lima, Nalbert, Renan Dal Zotto, Ricardo Santos, Serginho e Zé Marco são os ex-atletas brasileiros presentes. Entre as mulheres, Adriana Behar, Ana Moser, Fernanda Venturini, Fofão, Jackie Silva, Larissa França, Sandra Pires e Shelda Bedê compõem a lista. Entre os técnicos e diretores, estão Bebeto de Freitas e Bernardinho e Carlos Arthur Nuzman.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.