Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Thuram, Zidane e Umtiti: os heróis da França em semifinais de Copa do Mundo

Seleção francesa disputa sua sétima semifinal de Copa do Mundo nesta quarta-feira, contra o Marrocos, e busca a quarta classificação...

Lance

Lance|Do R7


Lance
Lilian Thuram foi decisivo na Copa do Mundo de 1998, no primeiro título da França (Foto: AFP/Thomas Coex)

Candidata ao título da Copa do Mundo de 2022, a França disputará a sua sétima semifinal de Mundial nesta quarta, contra Marrocos, às 16h, no Estádio Al Bayt. Depois de três eliminações, em 1958, 1982 e 1986, os Bleus avançaram às finais nas últimas três vezes que chegaram a esta fase. Abaixo, o LANCE! relembra as partidas das Copas de 1998, 2006 e 2018 e os respectivos heróis.

1998: LILIAN THURAM, O HERÓI IMPROVÁVEL

Jogando no Stade de France, em Saint-Denis, a França contou com Lilian Thuram para vencer um duro jogo contra a Croácia. O defensor francês, talvez, tenha sido o herói mais improvável. Afinal, apesar da liderança e de seu tamanho na seleção, o camisa 15 fez seus dois primeiros (e únicos) gols pelo Bleus. O cenário foi dramático, com Suker abrindo o placar no 1º minuto da etapa final.

A resposta francesa foi imediata, com Thuram aparecendo dentro da área para empatar no minuto seguinte. Aos 25, veio a consagração. O defensor puxou para a esquerda e, da entrada da área, finalizou forte, cruzado, superando Drazen Ladic para levar a França a sua primeira final de Copa.

Publicidade

Hugo Lloris superou os números de Lilian Thuram e tornou-se o atleta com mais jogos pela França nesta Copa do Mundo, mas o camisa 15, campeão em 1998, tem outro legado. O seu filho Marcus Thuram, atacante do Borussia M'Gladbach (ALE), está a serviço de Didier Deschamps nos Bleus.

Zidane, autor do gol de Portugal 0x1 França - semifinal da Copa do Mundo de 2006
Zidane, autor do gol de Portugal 0x1 França - semifinal da Copa do Mundo de 2006

Zidane comandou a vice-campeã França no Mundial de 2006 (Foto: AFP)

Publicidade

2006: ZIDANE GARANTE CLASSIFICAÇÃO CONTRA PORTUGAL

Após o título de 1998 e a queda na primeira fase de 2002, a França voltou às semifinais em 2006, na Copa do Mundo da Alemanha, e contou com dois remanescentes da campanha vitoriosa para vencer um jogo contra Portugal de Figo e Cristiano Ronaldo. A vitória por 1 a 0 foi conquistada graças ao pênalti sofrido pelo atacante Thierry Henry e convertido pelo meia Zinédine Zidane.

Publicidade

Na decisão, contudo, os Bleus foram derrotados pela Itália nos pênaltis e terminaram como vice-campeões.

2018: UMTITI MARCA E DANÇA COM A VAGA NA DECISÃO

Em sua sexta semifinal, a França voltou a enfrentar uma seleção europeia por um lugar na decisão: a Bélgica de Hazard, De Bruyne e companhia. Em jogo marcado pelas boas defesas de Lloris e Courtois, o gol da vitória foi de Umtiti, aos seis minutos do segundo tempo, desviando escanteio de Griezmann. O zagueiro subiu mais alto que Witsel, na primeira trave, e dançou na comemoração.

Umtiti, autor do gol de França 1x0 Umtiti - semifinal da Copa do Mundo de 2018
Umtiti, autor do gol de França 1x0 Umtiti - semifinal da Copa do Mundo de 2018

Umtiti marcou o gol da França na semifinal da Copa de 2018 (Foto: AFP)

AS DOLOROSAS DERROTAS FRANCESAS

A França chegou pela primeira vez à semifinal da Copa do Mundo em 1958. Na ocasião, vindo de uma vitória por 4 a 0 sobre a Irlanda do Norte e contando com o histórico atacante Just Fontaine, os Bleus foram derrotados pelo Brasil por 5 a 2, com três gols de Pelé. A Seleção Brasileira viria a conquistar seu primeiro título naquela edição.

Já em 1982, a derrota foi para a Alemanha Ocidental nos pênaltis, após o empate por 3 a 3 no tempo regulamentar. Um revés ainda lembrado com dor pelos franceses naquela que foi a primeira disputa de pênaltis da história da Copa do Mundo.

Quatro anos depois, em 1986, França e Alemanha se reencontraram na semifinal do Mundial. Desta vez, vitória alemã por 2 a 0, com gols de Andreas Brehme e Rudi Völler.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.