Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Técnico do São Paulo relembra legado de Wlamir Marques: 'Pelé do basquete'

Guerrinha é técnico de basquete do São Paulo e compareceu ao velório de Wlamir

Lance

Lance|Do R7

Wlamir Marques morre aos 87 anos de idade, em São Paulo (Foto: José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians) Wlamir Marques morre aos 87 anos de idade, em São Paulo (Foto: José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians)/Wlamir Marques morre aos 87 anos de idade, em São Paulo (Foto: José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians)

Wlamir Marques morreu na última terça-feira (18), aos 87 anos. O "Diabo Loiro", como era conhecido, é um dos maiores ídolos do basquete mundial. Durante o velório do atleta, Jorge Guerra, o Guerrinha, técnico de basquete do São Paulo, relembra o legado que Wlamir deixa no esporte.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

— O Wlamir foi uma pessoa espetacular, que vai deixar um legado monstruoso. Ele sempre foi amado, construtivo e inspirador — declarou.


Guerrinha também destacou o impacto de Wlamir, que atravessa as gerações de atletas:

— A geração nova só escuta falar. Para a nossa geração, ele criou um impacto que levamos para frente. Ter o seu nome num ginásio do Corinthians não é para qualquer um. Ele hoje é uma marca no basquete, como Pelé foi para a gente no futebol e no esporte brasileiro. Ele é um dos grandes esportistas que marcou gerações. Temos que ser gratos por tudo que ele nos proporcionou.


Jorge Guerra é um dos principais técnicos do basquete brasileiro, ele soma mais de 500 partidas, passando por Bauru, Mogi e atualmente no São Paulo. Em 1987, foi campeão Pan-Americano com a seleção.

A história de Wlamir com o Corinthians foi tão marcante que o ginásio do clube, no Parque São Jorge, virou Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques em 2016. A lenda do basquete é o único a ter a camisa aposentada pelo basquete do Timão.


➡️ Em prol do crescimento do esporte, Liga Tênis 10 realiza torneio no Rio de Janeiro

Após a aposentadoria, virou treinador

Wlamir treinou tanto o time masculino quanto o feminino do Corinthians após sua aposentadoria das quadras. A lenda do basquete levantou o caneco do Paulista nas duas modalidades.

Confira, abaixo, os principais feitos de Wlamir Marques:

  • Mundiais: campeão em 1959 e 1963, vice em 1954 e 1970
  • Olimpíadas: bronze em Roma 1960 e Tóquio 1964
  • Pan-Americanos: bronze em 1955 e 1959, prata em 1963
  • Porta-bandeira do Brasil em Tóquio 1964
  • Membro do Hall da Fama do Basquete
  • Troféu Heims de Melhor Atleta da América do Sul em 1961
  • Medalha do Mérito Esportivo em 2018
  • Sexto maior pontuador no basquete masculino, com 537 pontos (único top 10 que jogou quando não existia a linha de três pontos)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.