Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Técnico do São Paulo, Dorival ataca CBF por busca de estrangeiro para comandar Seleção

Após o empate do Tricolor paulista com o Fortaleza, Dorival Júnior explicou o porquê de ser contra um estrangeiro assumindo o cargo...

Lance|

Dorival Júnior opinou sobre uma possível decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em tentar buscar um técnico estrangeiro para assumir o comando da Seleção Brasileira. O treinador do São Paulo afirmou que 'é preciso respeitar os profissionais que estão à disposição no país'.

A fala de Dorival aconteceu durante a coletiva de imprensa após o empate do São Paulo com o Fortaleza na última quinta-feira (11), na Arena Castelão. O treinador ainda criticou que as licenças de treinadores concedidas pela CBF só são aceitas em território nacional.

+ ATUAÇÕES: Com “mistão” pouco inspirado, São Paulo faz jogo sonolento contra o Fortaleza

+ Confira os jogos e classificação resultados do Campeonato Brasileiro na tabela do LANCE!

Publicidade

- Olha, eu acho que primeiro nós temos que respeitar todos os profissionais que aqui estão. É uma troca e essa troca seria saudável. A única compensação que eu faço é que a nossa licença não é reconhecida fora do nosso país, e sabemos que os cursos que nós fazemos na CBF não são baratos. Eu fico imaginando um treinador da série A, da série B, por exemplo, que graças a Deus teve a possibilidade de se formarem - disse.

- Fico pensando naqueles que terminam a sua as suas carreiras no interior do país. Segundo aspecto: eu acho que nós temos excelentes profissionais dentro do país e, independente de termos aqui profissionais de fora e que tenham que ser respeitados, volto a dizer: nós também gostaríamos de ter a oportunidade de trabalhar fora assim - completou.

Publicidade

Ainda sobre este assunto, Dorival falou sobre a opinião de alguns torcedores que defendem o argumento que 'os treinadores brasileiros teriam parado no tempo'. Para ele, isso é mentira porque, há alguns anos, nem uma formação para ser treinador era exigida.

- Então, quando as pessoas falaram que 'os treinadores brasileiros ficaram parados no tempo e no espaço', é mentira. Mentira por quê? Porque nunca exigido de nós uma formação. Quando eu comecei mesmo a trabalhar, no mínimo era exigido um curso de Educação Física, que eu tive porque eu me formei ainda quando eu era atleta. Mas a grande nunca se preocupou com isso porque nunca foi exigido. Nem tão pouco curso da educação física era exigido. Então, a CBF nunca se preocupou com isso. - explicou.

Publicidade

Para Dorival Júnior, o melhor exemplo que explica o porquê de um treinador brasileiro ser adequado para assumir o posto da Seleção Brasileira é que nas cinco vezes que o Brasil foi campeão da Copa do Mundo, em todas eram treinadores brasileiros no comando.

- Cinco vezes, nós somos campeões mundiais. Cinco vezes, nós somos comandados por profissionais brasileiros. Ah, nós tínhamos os melhores jogadores do mundo? É verdade. Concordo. Mas nós fomos campeões. Então, é porque sempre tivemos grandes, e talvez, os melhores jogadores, mas nós fomos campeões cinco vezes porque nós tínhamos também um grande comandante. Um cara que serviu de exemplo - destacou.

Por fim, completou que os torcedores só acreditarão no potencial de um treinador nacional a partir do momento que a própria CBF acreditar nisso - uma vez que a entidade seria o maior exemplo.

- Se nem a CBF e a quem nos conduzam um curso, acredita no potencial do treinador brasileiro, quem vai acreditar? Então é essa a única condição que discutimos com a própria maior do futebol, que nos proporciona um curso de formação e de repente tira do profissional brasileiro, teoricamente porque ainda não se consumou a possibilidade de um desses profissionais estarem à frente da nossa Seleção - concluiu.

Especulado algumas vezes para assumir o cargo, desde o final da Copa do Mundo do Catar, no último ano, Dorival Júnior sempre se posicionou contra a respeito de um treinador estrangeiro assumir o cargo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.