Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sub-20 do Cuiabá conquista o estadual e já mira a Copinha em 2024

Equipe fez campanha avassaladora com 11 triunfos em 12 jogos disputados

Lance|

Lance
Lance Lance

O Cuiabá conquistou, no último fim de semana e de maneira invicta, o título do Campeonato Mato-Grossense Sub-20 após bater o Nova Mutum, na Arena Pantanal, por 2 a 0. O Dourado terminou a sua participação com 12 partidas disputadas, sendo 11 vitórias e um empate, consolidando aproveitamento de 94% dos pontos disputados. Foram 55 gols marcados e só três sofridos. O atacante Dyego, atleta qye chegou esse ano ao clube, vindo da base do port, foi um dos principais nomes e terminou o torneio como artilheiro ao anotar 11 gols.

O título estadual garantiu vaga para a Copa do Brasil Sub-20 de 2024 bem como participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de base do país. O melhor resultado na Copinha aconteceu este ano, quando a equipe caiu na terceira fase, ao perder para o Cruzeiro por 2 a 1. Na ocasião, o Dourado disputou cinco partidas, com três vitórias e duas derrotas.

>Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do seu time do coração!

Do time da Copinha deste ano, cinco jogadores foram promovidos para o elenco profissional: o zagueiro João Maranini, o volante Ricardo Cerqueira, o atacante Gabryel Freitas, o goleiro Vinícius Peruchi, além do grande destaque, o meia Rikelme, todos eles com 20 anos.

Publicidade

No profissional, Rikelme iniciou uma transição para a lateral esquerda e tem sido titular do técnico português António de Oliveira. Ele é o jogador mais jovem a marcar um gol pela equipe profissional na elite do futebol brasileiro.

A ascensão meteórica do jovem, aliás, é o exemplo das pretensões do clube. Mais do que colecionar títulos, o Cuiabá espera formar atletas e futuros ídolos locais. O foco da direção é mudar o histórico recente quando o estado do Mato Grosso perdia seus principais talentos para outros clubes do futebol nacional.

Publicidade

- O grande projeto do Cuiabá é se tornar uma das referências no país em formar jogadores e estamos trabalhando muito para isso, investindo em estrutura física e humana, além de aprimorar os processos internos visando o melhor desenvolvimento possível a esses jovens. O próximo passo é intensificar a observação e captação de talentos nascidos aqui no estado. Com isso, queremos gerar ídolos dentro de casa. Esse é o nosso maior sonho e vamos realizá-lo - garantiu Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá.

>Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Publicidade

O Cuiabá busca, agora, mostrar força na Copinha de 2024 promovendo uma campanha histórica para, ao menos, chegar às oitavas de final. E, para conquistar o objetivo, o clube promove melhorias na base. Um exemplo disso foi o Departamento Médico receber uma sala de fisioterapia exclusiva para os garotos.

E, enquanto espera para tentar fazer história no principal torneio de base do país, o Dourado já conquista feitos. Neste ano, o clube auriverde disputou pela primeira vez em sua história o Brasileiro em três categorias diferentes: Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Além disso, desde novembro do ano passado, a equipe possui o Certificado de Clube Formador (CCF), tornando-se o primeiro time do Mato Grosso a conquistar o documento junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Publicidade

O documento oferece diversos benefícios para as agremiações como o registro dos contratos de formação com jogadores a partir de 14 anos, direito de preferência na renovação e requerimento de indenização em caso de acerto do atleta com outra equipe. Além disso, essa honraria serve como critério de participação em torneios nacionais e internacionais.

O CCF tem validade de um ano e conta com possibilidade de renovação. Para isso, são solicitados itens importantes dos clubes no âmbito extracampo como condições adequadas de alojamento com alimentação, higiene e segurança, oferta de assistência educacional, psicológica, médica e odontológica, carteira de vacinação atualizada e realização de exames periódicos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.