Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sete anos após deixar Vasco, torcida ainda sente saudade de Dedé

Zagueiro despontou no futebol nacional atuando pelo Cruz-Maltino. Foi campeão, gerou retorno financeiro e ajudou em pagamentos a funcionários

Lance|

Dedé foi contratado em 2009, se afirmou em 2010 e ganhou o país a partir de 2011
Dedé foi contratado em 2009, se afirmou em 2010 e ganhou o país a partir de 2011 Dedé foi contratado em 2009, se afirmou em 2010 e ganhou o país a partir de 2011

No dia 15 de abril de 2013, um dos maiores ídolos do Vasco até o momento deixava o clube. O zagueiro Dedé, titular no campanha vitoriosa da Copa do Brasil de 2011, que ganhou destaque nacional, mas não queria deixar o lugar onde era feliz. Mas ele foi embora para o Cruzeiro e, nesta terça-feira (7), pode gerar notícia positiva em relação ao retorno à São Januário.

Veja mais: Confira a escalação dos principais times brasileiros no início de 2010

Leia também

O apelido de "Mito da Colina" se justificou pelo nível das atuações. Pelo Cruz-Maltino, o zagueiro foi eleito o melhor da posição pelo prêmio Craque do Campeonato Brasileiro de 2010. Na Bola de Prata, 2011 lhe rendeu premiação vestindo a cruz de malta. Mas a relação jogador-clube-torcida foi além.

Contratado pelo Vasco após Campeonato Carioca atuando pelo Volta Redonda, o ainda jovem Dedé pouco atuou em 2009, na primeira partida do cruz-maltino na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2010, continuava pouco conhecido, e após dividir a bola com Carlos Alberto, estrela do time, o zagueiro quebrou um dedo do pé direito do meia e gerou desfalque na Taça Guanabara. A torcida tomou raiva do defensor que ainda buscava afirmação.

Publicidade

Dedé ficou e, aos poucos, foi mandando embora a desconfiança que vinha da arquibancada. Um dos responsáveis pela evolução improvável de Dedé é o também zagueiro Fernando, que ficou na Colina Histórica entre 2008 e 2011. De vez em quando, o pupilo, que antes colecionava atuações estabanadas, agradece ao antigo colega:

- O Fernando me dizia: "Dedé, até para dar chutão tem que ter calma" - é a frase repetida.

Publicidade

A calma foi obtida e a idolatria também. A Copa do Brasil de 2011 foi para São Januário, e o título do Brasileirão de 2011 ficou muito próximo. A temporada de 2012 marcou o início do crescimento da crise financeira do clube e alguns jogadores importantes, como Diego Souza, Fagner e Fernando Prass tiveram que sair. Mas o caso de Dedé foi mais dramático.

Veja mais: Ida ao Real põe Reinier em lista de maiores vendas do futebol brasileiro

Publicidade

Dirigente vascaíno na época, René Simões revelou, durante participação recente em um programa de TV, que o jogador pediu para não ser negociado com o Cruzeiro. Mas foi persuadido a mudar de ares uma vez que o valor da venda ajudaria a quitar dívidas do clube com funcionários. Nos corredores de São Januário, o zagueiro era chamado de forma carinhosa e esperançosa de "meu salário", mesmo antes da saída para Minas Gerais.

Convocações para a seleção brasileira, 12 gols marcados na temporada 2011 e valor de mercado multiplicado. O carinho foi mútuo e segue até hoje. Vendido aos 24 anos, Dedé gerou retorno financeiro para o Vasco e, na Raposa, foi bicampeão do Brasileiro e outras duas vezes da Copa do Brasil. Com o rebaixamento da Raposa, a esperança do torcedor vascaíno de ter o retorno de seu "Mito" aumentou.

O zagueiro, hoje com 31, e os representantes terão conversa importante com os atuais responsáveis pelo futebol do Cruzeiro nesta terça-feira. Ao mesmo tempo em que precisa de dinheiro em caixa, o clube mineiro também têm a redução da folha salarial como necessidade.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Mercado da Bola 2020: veja quem saiu e quem chegou no seu time

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.