Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá 130 barcos

A 50ª edição do maior evento de vela oceânica da América do Sul será de 22 a 29 de julho

Lance

Lance|Do R7

Lance
Lance Lance

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá 130 barcos. O maior evento de vela oceânica da América do Sul será de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI). As inscrições para as regatas no litoral norte paulista foram encerradas nesta terça-feira (18).

Estarão presentes embarcações de 54 clubes e marinas de todo Brasil, incluindo 12 equipes da Argentina. As classes estão divididas em HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Proa, Multicascos e HPE25.

As disputas começam no domingo (23) com a tradicional Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil, a partir de 12h. O barco projetado por Nataniel Herreshoff, um renomado arquiteto naval do final do século XIX, foi construído em 1923 e faz parte da história da modalidade no país.

O veleiro de 95 pés ou 29 metros está inscrito para SIVI entre os Clássicos para as regatas, que serão realizadas de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo. O barco terá o comando do velejador Átila Bohm na Semana de Vela de Ilhabela.

Publicidade

A travessia da Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. 

No mesmo dia, às 11h, os veleiros confirmados na SIVI passam pelo Píer da Vila, em Ilhabela (SP) para o Desfile dos Barcos. A competição de 2023 terá como uma das marcas a comemoração de 100 anos do veleiro Atrevida, considerado um ícone da modalidade.

Publicidade

- A cada edição, testemunhamos uma impressionante variedade de barcos e equipes vindos de todas as regiões do Brasil e da Argentina. Essa diversidade de participantes é um dos pontos mais marcantes do nosso encontro -, e prosseguiu:

- Cada equipe traz consigo suas técnicas de navegação, estratégias e experiências únicas, tornando a Semana Internacional de Vela de Ilhabela uma verdadeira celebração da modalidade -, disse Mauro Dottori, organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Publicidade

Durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a organização promoverá regatas de médio e longo percursos, bem como as tradicionais barla-sota, ou seja, disputas entre bóias.

Na terça-feira (25), após a folga do dia anterior, será realizada Regata Eduardo Souza Ramos, em homenagem a um dos maiores incentivadores da vela brasileira.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Disputa com máquinas de regatas

Barcos de diversos tamanhos e classes entram nas disputas. O atual campeão geral da SIVI é o gaúcho Crioula, um TP52 que se destaca pela velocidade nas regatas e tem o atleta olímpico Samuel Albrecht como tático. Mas o Botim 44 do Phoenix, que está com Mauro Dottori e Fábio Cotrim, está escalado para retomar o trono.

Os 12 argentinos liderados pelo Katara, do experiente Julian Somodi, estão em número recorde e prometem fazer um clássico sul-americano no Canal de São Sebastião. A equipe citada é a atual campeã da ORC no Circuito Rolex de Punta del Este.

A última conquista 100% estrangeira da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi do uruguaio Cristabella, que levou o título geral em 2015. Em 2017, o Phoenix também emprestou seu modelo Carabelli 30 ao time argentino do Mad Max de Julián Somodi, que faturou entre os 30 pés.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Vela do Amanhã com 150 crianças

A Regata Vela do Amanhã 2023, evento social da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, terá recorde de crianças e adolescentes inscritos. Mais de 150 meninos e meninas de projetos de ensino da modalidade de várias cidades de São Paulo e Rio de Janeiro irão ter a chance de velejar a bordo das embarcações que participam da atividade.

A ação idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) com a comissão organizadora da SIVI será no sábado, 22 de julho, um dia antes da regata de abertura do principal evento náutico da América do Sul.

A Vela do Amanhã terá núcleos de vela e jovens representantes na Regata Vela do Amanhã são: Mairiporã (SP), Paraibuna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ) e São Paulo (SP).

A ação, segundo os organizadores da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, tem como objetivo apresentar para crianças das escolas de vela municipais e estaduais os barcos de oceano. Por isso, a grande importância do engajamento dos comandantes que participam do evento em Ilhabela (SP)

A programação prevê para os jovens um café da manhã na chegada ao clube, seguido de uma palestra com a comissão de regata.

Às 13h, a nova geração entra em ação na Regata Vela do Amanhã, em que terá a experiência de velejar em barcos tradicionais da modalidade, ao lado de navegadores experientes e com carreiras vitoriosas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.