Seleção feminina de rúgbi garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Yaras mantêm hegemonia na América do Sul, superam a Colômbia na final do classificatório por 28 a 15 e conquistam a vaga olímpica em Lima, no Peru
Lance|Do R7
O Brasil está classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 no rúgbi sevens feminino! A seleção conquistou no último domingo o título do Torneio Qualificatório, em Lima, no Peru, ao vencer a Colômbia por 28 a 15. A competição serviu como evento-teste para o Pan de Lima, que será disputado no mesmo estádio do Complexo Andrés Avelino Cáceres, no fim de julho.
– Conseguimos colocar em campo tudo o que estávamos treinando. Com certeza as adversárias estudaram nosso jogo, mas também demos esse passo à frente e tínhamos outras cartas na manga. O resultado foi só consequência do trabalho que a gente vem fazendo – disse Raquel Kochhann, capitã das Yaras, após o título.
A campanha perfeita das Yaras rendeu 160 pontos apenas no primeiro dia, após as vitórias sobre Venezuela (55 a 0), Guatemala (55 a 0) e Paraguai (50 a 5). No segundo dia, as brasileiras ainda enfrentaram as peruanas, donas da casa, e ganharam por 40 a 12, para garantirem o primeiro lugar no grupo A.
Já no grupo B, Colômbia e Argentina disputaram ponto a ponto a liderança, com vantagem para as Tucanas colombianas, que ficaram em primeiro no saldo de pontos, após empate de 24 a 24 com as Pumas argentinas.
Com isso, a equipe argentina entrou no caminho brasileiro já nas semis, mas não foi páreo para as Yaras. A vitória por 36 a 14 colocou o Brasil na grande final. Com 28 a 15 sobre a Colômbia, o Brasil garantiu o título do torneio e a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a grande meta da temporada.
O resultado foi mais um neste 2019 estrelado das Yaras, que venceram a etapa de Hong Kong do Womens Sevens World Series e o 15º título Sul-Americano de Sevens, disputado no Paraguai.