Seis cidades do RJ recebem iniciação no Beach Tennis em projeto social
Tanguá, Queimados, Areal, Cachoeiras de Macacu, São João de Meriti e a capital carioca receberão projeto social Follow...
Lance|Do R7
Seis cidades do estado do Rio de Janeiro irão receber células do projeto social Follow the Future, destinado a ajudar crianças carentes por meio da iniciação do Beach Tennis, o esporte que mais cresce no país. O projeto social é uma iniciativa do torneio Follow the Beach Copacabana em conjunto com a Rio Inventa Eventos e o governo do estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
A primeira etapa será na Praça da Juventude, na cidade de Tanguá, onde 20 professores de educação física serão capacitados e cerca de 100 crianças e adolescentes carentes receberão aulas periódicas. O início das aulas no local será no dia 20 de janeiro.
Em fevereiro será a vez de Queimados, seguido por Areal, em março; Cachoeira de Macacu, em abril; São João de Meriti, no final de maio; e a praia do Pepê, na Barra da Tijuca, no final de junho. O Follow the Beach, em Copacabana, também receberá o Follow the Future, no começo de maio.
A professora que irá capacitar os professores de Tanguá será Flavia Muniz, ex-top 5 do mundo e um dos expoentes do esporte no Brasil.
- Formar novos professores da modalidade e apoiar a iniciação de jovens no Beach Tennis é motivo de orgulho e esperança, pois precisamos não só de mais profissionais entendedores do assunto, mas também da nova geração “voando” em quadra - destacou.
Crianças a partir de 12 anos do Projeto Guarda Mirim irão participar da primeira etapa em Tanguá.
- A Prefeitura de Tanguá se orgulha em oferecer às crianças e adolescentes tanguaenses a oportunidade de se envolverem no Beach Tennis, uma atividade que promove saúde, integra esporte e diversão. E com essa iniciativa buscamos provocar o prazer pela prática esportiva, fomentando a socialização e o espírito de equipe entre nossas crianças e adolescentes. A introdução em nosso município do esporte desempenha um papel significativo proporcionando uma abordagem lúdica que aprimora o equilíbrio e a coordenação motora. Este projeto também contribui para o desenvolvimento físico e mental dos participantes - detalhou a secretária de Esportes e Lazer de Tanguá, Pyll Maciel.
- Ter a oportunidade de desenvolver e difundir a modalidade do Beach Tennis no nosso estado é um grande privilégio, afinal, o Rio de Janeiro possui características que abraçam a categoria. Nós já temos o maior torneio do mundo, que é o Follow The Beach, e ele agora inicia o seu braço social que perpetuará essa cultura do Beach Tennis em todos os municípios através do Follow the Future, um projeto que tem além da pratica esportiva como carro chefe, a formação de professores dos municípios que por onde o projeto irá passar para manter a presença e o ensino da modalidade de uma forma constante. Além da doação permanente dos materiais esportivos necessários para a prática esportiva - disse o secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani.
- O Follow the Future começou no ano passado no Follow the Beach Copacabana e era desejo nosso ampliar o projeto. Nosso objetivo é levar o esporte para as cidades do estado do Rio de Janeiro para locais sem praia, para o interior e região metropolitana do estado. Cada sementinha plantada é importante para nós pois traz um esporte super inclusivo para a vida de crianças e adolescentes, forma cidadãos e quem sabe futuros atletas. Estamos muito felizes com essa parceria com o governo do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro - disse Aline Storchi, idealizadora e organizadora do Follow the Future.