São Paulo recebe Campeonato Brasileiro de Futebol de PC; veja datas e horários
Competição reúne atletas de três classificações funcionais
Lance|Do R7

A cidade de São Paulo receberá em maio a temporada 2025 do Campeonato Brasileiro de Futebol de PC, com equipes que disputam a 1ª e 2ª divisão. A disputa será entre os dias 12 e 18 de maio e as partidas acontecerão no Campo de Futebol do Centro Paralímpico de Treinamento Brasileiro (CTP), localizado na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A competição reúne atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. No total, são três classes que disputam o campeonato nacional, a FT1, FT2 e FT3.
A divisão das classes, também chamadas de classificação funcional, levam em consideração os graus de comprometimento dos atletas e demarcam a variação do impacto na performance dentro de campo. FT3 é a mais leve, enquanto a FT1 reúne os jogadores com condições mais severas.
Veja A programação do campeonato
Antes da disputa das partidas, os atletas participante serão submetidos ao Painel de Classificação, onde serão submetidos a uma avaliação que define a classe de disputa. A organização da competição ressalta que as avaliações podem ser refeitas ao longo da disputa.
Após o painel de avaliação nos dias 12 e 13 (pela manhã), os jogos iniciam a partir das 16h do dia 13 de maio. As últimas partidas acontecem às 11h do dia 18, seguida da cerimônia de premiação. A janela de horário das partidas acontece entre 8h e 18h30, com intervalos de 1h30 entre os confrontos.
Regras de inscrição no futebol de PC
A organização define alguns documentos que devem ser entregues no processo de avaliação funcional. São necessários o documento de identidade com foto, declaração de diagnóstico para a classificação da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) assinada e carimbada pelo médico, além laudos médicos e exames complementares.
Caso o atleta não apresente a declaração de diagnóstico ou os laudos médicos com exames assinados, o jogador será automaticamente excluído da competição. A organização ainda divulgará os horários específicos de avaliação de cada uma das classes.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Associação Nacional de Desporto para Deficientes (@andenarede)