Lance Saiba por que a câmera estava tão alta no jogo Palmeiras x Atlético-MG pela Libertadores

Saiba por que a câmera estava tão alta no jogo Palmeiras x Atlético-MG pela Libertadores

Tema bombou nas redes sociais durante a partida que terminou com classificação do Verdão para as quartas de final

Lance
Lance

Lance

Lance

O Palmeiras empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG, no Allianz Parque, na quarta-feira (9), e garantiu classificação para as quartas de final da Libertadores. No entanto, nas redes sociais um tema que bombou muito durante o jogo foi o posicionamento da câmera utilizado para a transmissão, que estava diferente do habitual. A reportagem apurou que o motivo desse estranhamento tem a ver com o VAR.

+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui

Para quem não assistiu ao jogo, a imagem da TV estava bem mais aberta do que normalmente está em partidas no Allianz, ou seja, o campo estava mais distante e os jogadores estavam "menores". O fato incomodou e muito os torcedores, que não estão acostumados a esse tipo de imagem.

+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Verdão!

A geração da transmissão é de responsabilidade da Conmebol, dessa forma todas emissoras detentoras dos direitos tinham a mesma imagem. A explicação para a alteração do posicionamento é de que o sistema do VAR fornecido pela entidade precisa que todas as câmeras estejam no mesmo patamar para funcionar a 100%.

O sistema de VAR da Conmebol é diferente do utilizado para a CBF e está em constante evolução. Nessa atualização feita para as oitavas de final da Libertadores, há a exigência de que as câmeras fiquem alinhadas, algo que não era necessário nas fases anteriores.

+ Abel Ferreira rasga elogios para evolução de Zé Rafael no Palmeiras: ‘Uma máquina, um monstro’

No Allianz Parque, as câmeras de impedimento ficam no último andar do estádio e a câmera 1, da transmissão, fica em um andar mais baixo, mais próximo do gramado. Isso é a configuração "normal" dos jogos na arena alviverde, mas que precisou ser modificada para Palmeiras x Atlético-MG. Na quarta-feira (9), as câmeras de impedimento permaneceram no último andar e a câmera 1 foi levada também para esse último andar a fim de ficar alinhada com as demais.

Segundo apurou o Lance!, a avaliação interna da entidade é de que o resultado na TV realmente não ficou bom, mas que pelo menos o VAR foi utilizado com 100% de suas capacidades. Ainda assim, a visão é de que será necessária uma solução para a próxima fase.

+ ANÁLISE: Palmeiras se classifica e mostra suas credenciais para buscar o tetra da Libertadores

Já se discute dentro dos setores responsáveis da entidade o que fazer para aliar a eficiência do VAR com a imagem entregue para o telespectador. Uma das possibilidades é levar as câmeras do impedimento para o andar em que normalmente fica a câmera 1. Esses testes devem ser feitos nas próximas semanas, antes do duelo diante do Deportivo Pereira, que acontece entre os dias 29 e 31 de agosto.

A Conmebol ainda não determinou as datas e horários dos jogos das quartas de final da Libertadores. A definição deve sair nesta sexta-feira (11), quando todos os confrontos estarão definidos. Nesta quinta (10), Flamengo x Olimpia e Racing x Atlético Nacional ainda disputam vaga na próxima fase.

Últimas