Quando o movimento fundamentalista Talibã assumiu o governo do Afeganistão, entre 1996 e 2001, muitas mudanças aconteceram, visto que as leis se tornaram ainda mais rígidas. Com isso, uma das principais mudanças se deu com a proibição dos direitos das mulheres, entre eles, a competição nos jogos.
Assim, o COI decidiu proibir qualquer atleta de defender a bandeira naquele ano, caso as mulheres não pudessem competir nas Olimpíadas, e assim aconteceu. O país voltaria à competição nos Jogos de Atenas, em 2004.
Iugoslávia: Barcelona-1992
No ano em que os Jogos Olímpicos aconteceram em Barcelona, a Iugoslávia iniciou um conflito armado na tentativa de impedir o movimento separatista da Bósnia. Croácia e Eslovênia se tornaram independentes um pouco antes. Por essa razão, a ONU (Organização das Nações Unidas) aplicou uma série de sanções à Iugoslávia, incluindo a proibição de disputar os Jogos Olímpicos.
O COI, por sua vez, permitiu que atletas de modalidades individuais pudessem participar como competidores independentes, sem utilizar a bandeira e nem o hino do país. No entanto, atletas de esporte coletivos acabaram fora da disputa dos Jogos.
África do Sul: Tóquio-1964
Ao implantar o regime de segregação racial conhecido como Apartheid, a África do Sul passou a proibir atletas brancos e negros de competirem juntos. Sendo assim, negros acabaram proibidos de integrar a delegação olímpica do país, que, por sua vez, foi punido com a proibição de competir nos Jogos.
A África do Sul ficou afastada por 28 anos, retornando apenas nos Jogos de Barcelona, em 1992, quando um novo Comitê Olímpico foi formado.
Alemanha: Antérpia-1920 e Londres-1948
A Alemanha já foi duas vezes proibida de disputar os Jogos Olímpicos. O motivo é o mesmo: as participações do país na Primeira e Segunda Guerra. Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha ficou fora dos Jogos Olímpicos e só voltaria a participar mais tarde, em 1928, em Amsterdã.
Posteriormente, em 1948, nos Jogos Olímpicos de Londres, os alemães voltaram a ficar de fora da competição. Após serem derrotados novamente na Segunda Guerra Mundial, o país, que havia sido o maior ganhador de medalhas na Olimpíada anterior, em Berlim, foi novamente proibido de participar.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.