Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rivais na estreia, Athletico e Goiás se destacam com inovações tecnológicas em seus estádios

Furacão e Esmeraldino medem forças na estreia do torneio nacional neste fim de semana

Lance|

Lance
Lance Lance

A partir deste sábado (15), Athletico e Goiás iniciam suas trajetórias no Campeonato Brasileiro 2023, em confronto na Arena da Baixada, às 18h30. O palco do jogo é pioneiro na instalação de tecnologias para controle do fluxo da torcida, com a implementação de sistema de biometria. Da mesma forma, o Goiás inovou com a instalação de reconhecimento facial, que hoje é utilizado na totalidade do estádio Hailé Pinheiro.

Ambas as instituições se colocam um passo à frente na busca por evitar episódios de violência, tanto no interior, quanto nos arredores do estádio, e também para combater o cambismo. Pensando nisso, o Furacão optou, em 2014, por implantar o sistema de biometria na entrada da Arena da Baixada.

Para tanto, o Athletico realizou o recadastramento de seus sócios-torcedores, e fez convênio com os órgãos públicos do Paraná, o que possibilita um monitoramento instantâneo de todos os torcedores presentes.

Para que isso se tornasse possível, o Athletico tem contado com o auxílio da Imply, holding brasileira presente em mais de 125 países e que conta com ampla experiência em desenvolvimento tecnológico.

Publicidade

- Acho fundamental que a tecnologia esteja disponível para ajudar instituições, clubes e órgãos públicos a promoverem a segurança. No Brasil, iniciamos uma parceria muito importante com o Athletico, em 2014. Hoje, os níveis de incidência e violência dentro da Arena da Baixada são praticamente nulos. Queremos levar essa experiência e segurança para os torcedores do maior número de clubes possíveis no Brasil -, afirma Tironi Paz Ortiz, CEO Fundador da Imply, companhia que opera em inúmeras arenas no Brasil e também no exterior.

Já o Goiás tornou-se o primeiro clube do país a adotar a tecnologia de reconhecimento facial em 100% de seu estádio, em outubro de 2022. Jogando no Hailé Pinheiro, também conhecido como Serrinha, o Esmeraldino testou a prática pela primeira vez no confronto diante do Corinthians e, posteriormente, contra São Paulo e Juventude, na última edição do Brasileirão.

Publicidade

Na atual temporada, o sistema já está funcionando de forma definitiva. Hoje, apenas torcedores cadastrados no banco de dados do clube, por meio de reconhecimento facial, têm acesso ao estádio.

- A adoção dessas tecnologias tem proporcionado mais segurança para os torcedores, além de ser uma estratégia eficaz no combate ao cambismo. São adaptações que necessitam de certo investimento, mas que trazem um retorno infinitamente superior, tornando a experiência de ir ao nosso estádio mais prática e agradável-, explica Tiago Pinheiro, diretor de marketing do Goiás.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.