Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Rio Open dá continuidade a ações sociais com curso de encordoamento de raquetes e festival no Dia das Crianças

Organização do principal torneio de tênis da América do Sul capacita jovens de projetos sociais em parceria com a ERSA,...

Lance

Lance|Do R7


Lance
Jovens recebem certificado European Racquet Stringers Association (Divulgação/Rio Open)

Enquanto os apaixonados pelo tênis vivem a expectativa da chegada da edição comemorativa de 10 anos do Rio Open, em fevereiro de 2024, a organização do maior torneio da América do Sul na modalidade segue trabalhando em ações para beneficiar inúmeras crianças e adolescentes de projetos sociais do Rio de Janeiro. Após oferecer um curso profissionalizante para encordoamento de raquetes no último fim de semana na Cidade Maravilhosa para jovens integrantes das entidades apoiadas, o Rio Open já está nos preparativos para um festival especial para o Dia das Crianças, em outubro.

O Marina Barra Clube, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para que 12 jovens dos quatro projetos sociais que fazem parte da plataforma social do Rio Open (Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Projeto Paraty Tênis, e Escolinha de Tênis Fabiano de Paula) realizassem um curso profissionalizante de encordoamento de raquetes, nos dias 22 a 24 deste mês. As aulas foram oferecidas por Priscila Mendes e Igor Assis, representantes no Brasil da ERSA (European Racquet Stringers Association), organização internacional que é referência em todo o planeta.

Após os três dias do curso, os 12 alunos receberam um certificado da ERSA, além de tornarem-se filiados à entidade. Desta forma, todos eles podem a partir de agora atuarem como encordoadores de raquete de maneira profissional, além de poderem colaborar nesta função dentro de seus respectivos projetos sociais.

“A organização do Rio Open vem promovendo cursos de capacitação desde 2019. Este pilar dentro da plataforma social do torneio tornou-se super importante para nós nestes quatro anos, pelo fato de podermos proporcionar que inúmeros jovens subam mais um degrau em suas vidas por meio da profissionalização dentro de uma área de atuação. Desta forma, impactamos o tênis e a comunidade do Rio de Janeiro como um todo, ao oferecer a possibilidade que adolescentes tenham um futuro profissional dentro da modalidade. Sabemos que o sonho de muitos deles é o de se tornarem jogadores, mas há outros caminhos que eles podem seguir”, disse Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

Publicidade

Já para o mês de outubro, o principal torneio de tênis da América do Sul está preparando um festival especial voltado para o Dia das Crianças, com uma nova edição do Torneio Winners, além da realização do Kids Day, com inúmeras atividades lúdicas e divertidas.

A programação no Clube Marapendi, local selecionado para as ações do Rio Open no mês das crianças, começará no dia 08 de outubro, com o primeiro dia do Torneio Winners. A competição juvenil reunirá aproximadamente 80 tenistas de 11 a 23 anos, em seis categorias (quatro masculinas, e duas femininas), com premiação em troféu e kit especial com itens da Wilson e da Fila, patrocinadores do Rio Open.

Publicidade

O torneio contará com crianças e adolescentes dos quatro projetos sociais apoiados pelo Rio Open, e também do NERO, o Núcleo Esportivo Rio Open, projeto que conta com alunos de até 15 anos de idade de oito escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, e que visa a iniciação esportiva, inclusão social e melhora da aptidão física, motora e mental.

O segundo e último dia de partidas do Torneio Winners no Clube Marapendi acontecerá no feriado de 12 de outubro, quando também será realizado o Kids Day. O Dia das Crianças que está sendo preparado pelo Rio Open será repleto de tênis para a garotada, de maneira lúdica e divertida. Aproximadamente 100 crianças a partir de 06 anos de idade dos projetos sociais apoiados pelo Rio Open e também do NERO, participarão de clínicas voltadas para iniciantes, e ministradas pelo professor Gabriel Vianna, ao lado de Domingos Venâncio.

Publicidade

“Teremos um mês bastante especial em outubro para as crianças que fazem parte dos projetos sociais apoiados pelo Rio Open. As atividades envolverão tanto os pequenos que ainda estão dando os primeiros passos com a raquete nas mãos e poderão curtir o Dia das Crianças por meio do tênis, quanto aqueles que já estão em um nível mais avançado e participarão do Torneio Winners. Esporte também é diversão, e é isso o que queremos proporcionar em outubro a estes jovens”, disse Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.

O Rio Open chega à sua décima edição, de 19 a 25 de fevereiro de 2024, no Jockey Club Brasileiro (RJ), apresentando em sua galeria de campeões nomes como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Cameron Norrie e Carlos Alcaraz. E não é só! Entre os tenistas que já estiveram no top 10 do ranking da ATP, o Rio Open também viu em ação Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Marin Cilic, Gael Monfis e Fabio Fognini.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.