Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Revanche' em forma de goleada e eliminação na Itália: relembre as estreias da Holanda em Copas

Com campanhas históricas como os vices de 74, 78 e 2010, a seleção estreia nesta segunda-feira, às 13h, no Al Thumana, contra Senegal, pelo Grupo A, o mesmo do país anfitrião

Lance|

Lance
Lance Lance

Depois de uma eliminatórias consistente, a Holanda disputa sua décima primeira Copa e busca o título inédito. Com campanhas históricas como os vices de 1974, 78 e 2010, a seleção estreia nesta segunda, às 13h, no Al Thumana, contra Senegal, pelo Grupo A, o mesmo do país anfitrião, Qatar, O Lance! relembra como foram as estreias holandesas ao longo das vinte e uma edições de Mundiais.

+ Qatar x Equador: onde assistir, prováveis times e desfalques do jogo de abertura da Copa do Mundo

A primeira vez em que o país foi representado em uma Copa do Mundo foi na Itália, em 1934. Naquela edição, não houve fase de grupos, e prevaleceu o sistema de mata-mata desde o primeiro jogo. Dessa forma, a Holanda disputou apenas uma partida e foi eliminada pela Suíça, no San Siro, por 3 a 2. Smit marcou o primeiro gol da história da seleção em Mundiais.

+ Confira e simule a tabela da Copa do Mundo

Publicidade

Na França, quatro anos depois, mais uma derrota e eliminação precoce no primeiro jogo do Mundial. Desta vez, a despedida foi para a Polônia, por 3 a 0, em Le Havre. Em 1974, uma geração despontou e encantou os torcedores com um estilo de jogo único de posse e muito toque de bola com Johan Cruyff. Mudou paradigmas e marcou para sempre a modalidade com um futebol bonito e eficiente.

Com isso, a Laranja Mecânica foi finalista, mas sucumbiu às donas da casa, a Alemanha, de Franz Beckenbauer. Na estreia, Rep estufou a rede duas vezes, no triunfo por 2 a 0 sobre o Uruguai, em Hanover, em solo alemão.

Publicidade

Quatro anos depois, a geração seguiu encantando o mundo do futebol e disputou sua segunda decisão de Copa seguida. Mais uma vez, o país anfitrião impediu a Holanda de confirmar um título que parecia questão de tempo. A Argentina ergueu a taça diante de seus torcedores com dois gols de Mário Kempes. No primeiro jogo, mais uma vitória de Cruyff e cia, desta vez sobre o Irã, por 3 a 0.

+ Jogadores da Seleção Brasileira são surpreendidos com homenagens no hotel em Doha

Publicidade

Doze anos se passaram, e mais uma famosa geração trouxe a Holanda de volta à Copa do Mundo. Com Gullit e Van Basten, a seleção disputou o Mundial de 90 na Itália, e fez a estreia contra o Egito. Kieft estufou a rede no empate por 1 a 1, no Estádio La Favorita, em Palermo.

Nas oitavas, mais uma campeã pelo caminho, a Alemanha, e mais uma eliminação. Quatro anos depois, nos Estados Unidos, o primeiro jogo foi contra a Arábia Saudita, e um triunfo por 2 a 1, no estádio RFK, em Washington.

Em 1998, no Stade de France, mais uma safra promissora esteve em campo. Com Bergkamp, Kluivert e cia, a Holanda ficou no empate por 0 a 0 com a vizinha Bélgica. No retorno ao Mundial, em 2006, a primeira adversária foi a Sérvia e Montenegro, e coube a Robben fazer o gol da vitória, na Alemanha.

Por fim, nas duas últimas edições em que a Holanda participou, chegou longe, e ficou entre os quatro primeiros. Em 2010, sob o comando de Robben e Sneijder, foi finalista, mas viu o título escapar mais uma vez, agora contra a Espanha. No Brasil, em 2014, perdeu para a Argentina nas semifinais, mas garantiu a terceira colocação contra o anfitrião.

+ Blind, da Holanda, relembra favelas do Brasil ao citar operários do Qatar: 'Era muito confrontador'

A estreia na Copa da África do Sul foi diante da Dinamarca, com uma vitória por 2 a 0, com gols de Agger, contra, e Kuyt. Em Salvador, quatro anos mais tarde, a estreia foi cercada de expectativa em virtude do reencontro com a Espanha. Em Salvador, a Holanda aplicou uma sonora goleada por 5 a 1, em seu melhor desempenho em um primeiro jogo de Copa.

Confira as participações da Holanda em Copas

1934 - Primeira fase

1938 - Primeira fase

1974 - Vice-campeã

1978 - Vice-campeã

1990 - Oitavas de final

1994 - Quartas de final

1998 - Quarto lugar

2006 - Oitavas de final

2010 - Vice-campeã

2014 - Terceiro lugar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.