Retrospectiva 2024: os fatores que balançaram o Manchester City
City foi investigado por 115 violações ao Fair Play Financeiro
Lance|Do R7
Sétimo colocado na Premier League (até o momento em que esta matéria foi escrita), o Manchester City de Pep Guardiola vive um deserto de resultados positivos e se vê cada vez mais distante do título. Além do desempenho ruim na liga, os Citizens foram eliminados da Copa da Liga Inglesa e estão em situação crítica na fase de liga da Champions League. A pior crise do City na Era Guardiola será tema de análise na Retrospectiva 2024 do Lance!.
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
Colapso mental de Guardiola?
Após mais uma derrota do Manchester City, Pep Guardiola foi visto com o rosto bastante arranhado na zona mista. Perguntado por um repórter sobre seu estado, o treinador do City afirmou que quis se machucar. A declaração gerou grande preocupação acerca do estado mental do treinador, que depois chegou a pedir desculpas por ter brincado com a situação.
➡️ Pep Guardiola abre o jogo sobre momento do Manchester City: ‘Não sou bom o suficiente’
Violações ao Fair Play Financeiro
O Manchester City foi investigado por 115 violações ao Fair Play Financeiro da Premier League. As possíveis sanções variavam desde a perda de pontos no Campeonato Inglês até rebaixamento e proibição de jogar os grandes torneios do país e da Europa. A tensão nos bastidores pode ter influenciado no desempenho da equipe multicampeã nas últimas temporadas.
Irregularidades que o City foi acusado de ter cometido:
💰 54 casos de ocultação da situação financeira precisa do clube, entre 2009-10 e 2017-18;
💰 35 casos de falta de cooperação com investigações da liga, entre 2018 e 2023;
💰 14 casos de ocultação de informações sobre pagamentos a atletas e técnicos, entre 2009 e 2018;
💰 7 casos de quebra das regras do Fair Play Financeiro da Premier League, entre 2015 e 2018;
💰 5 casos de quebra das regras do Fair Play Financeiro da Uefa, entre 2013 e 2018.
Maré de lesões no City
Além da grande má sequência de resultados, tanto na Premier League quanto nas copas, o treinador vem lidando com o alto volume de jogadores importantes do elenco lesionados.
A lista de desfalques por contusão inclui Ruben Dias, Nathan Aké, Oscar Bobb, John Stones, Manuel Akanji e, o mais importante, Rodri. O atual Bola de Ouro está fora da temporada.
➡️ Haaland dá declaração forte sobre Guardiola, em crise no Manchester City
Crise técnica dos jogadores
Além de física, a crise do Manchester City é técnica. Gündoğan voltou mal do Barcelona. Antes protagonistas, Bernardo Silva e De Bruyne não vem jogando o que podem. Jack Grealish não marca um gol há mais de um ano e perdeu a titularidade absoluta. Reforço para a temporada, Doku é outro que enfrenta problemas técnicos e físicos.
➡️ Guardiola rebate Haaland sobre culpa em crise no Manchester City
Calendário
O calendário do futebol europeu volta a ser um tópico pelo excesso de jogos e o desgaste físicos dos atletas. Em abril de 2024, Guardiola detonou a organização do futebol inglês pelo curto intervalo de dias entre partidas de competições nacionais e continentais.