Com a pior temporada dos considerados grandes do futebol brasileiro, o Grêmio iniciou o ano contratando jogadores renomados, cobiçando títulos e acabou rebaixado para a Série B do Brasileirão. Nesta galeria, confira a retrospectiva do ano do Imortal!
Lance! Galerias
Revés na Copa do Brasil - Em março, em partidas válidas pela temporada 2020, o Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras nos dois jogos da final da Copa do Brasil e amargou o vice-campeonato.
Lance! Galerias
Mais uma decepção - O Grêmio teve sua pior participação na história da Libertadores. A equipe gaúcha caiu para o Independiente Del Valle, do Equador, nas fases preliminares da competição Sul-Americana.
Lance! Galerias
Ídolo saindo pela porta dos fundos - Após sucessivas decepções, como as eliminações na Libertadores e derrota na final da Copa do Brasil, o ídolo do clube Renato Gaúcho foi demitido do Grêmio após quatro anos e meio no comando do Imortal.
Lance! Galerias
Hegemonia gaúcha - Com Tiago Nunes como técnico, o Grêmio venceu o rival Internacional na decisão do Campeonato Gaúcho e sagrou-se tetracampeão seguido do torneio.
Lance! Galerias
A volta do ídolo - Após 11 anos na Europa, Douglas Costa retornou ao Grêmio, clube onde era tratado como ídolo.
Lance! Galerias
O início da tragédia - Após um péssimo começo no Brasileirão, com só duas vitórias em nove jogos e com o clube na zona do rebaixamento, Tiago Nunes foi demitido do Grêmio.
Lance! Galerias
Apego ao passado vitorioso - Para tentar sair da situação ruim, o Grêmio buscou Felipão, ídolo do Imortal, para ser o novo técnico do time.
Lance! Galerias
Durou pouco - Após eliminações na Copa do Brasil e na Sul-Americana, além de ainda não ter conseguido tirar o Grêmio do Z4, Felipão foi desligado do clube, embora não tivesse um aproveitamento ruim (pouco mais de 50%).
Lance! Galerias
A última cartada - No desespero da briga contra o Z4, o Grêmio contratou o técnico Vagner Mancini para livrar o clube do rebaixamento. Ele deixou o América-MG e sua saída foi cercada de polêmicas.
Lance! Galerias
Confusão na Arena - Torcedores do Grêmio protagonizaram cenas lamentáveis após a derrota por 3 a 1 para o Palmeiras no Brasileirão. Depois do apito final, gremistas invadiram o gramado e provocaram atos de selvageria dentro da Arena. Além de seguranças agredidos, a cabine do VAR também foi deteriorada.
Lance! Galerias
Ídolo queimado - Com o Grêmio quase rebaixado, Douglas Costa se envolveu em diversas polêmicas. O jogador foi muito criticado após a vitória sobre o São Paulo. Na ocasião, Douglas Costa levou o terceiro cartão amarelo ao tentar atrasar o jogo quando foi substituído. Após ficar de fora do jogo contra o Corinthians, o atacante se meteu em mais uma polêmica na semana mais importante para o clube no ano: ele pediu para a diretoria o dispensar da concentração para ir ao Rio de Janeiro, onde faria uma festa de casamento. A diretoria gremista negou.
Lance! Galerias
O resultado de uma temporada desastrosa - E na última rodada do Brasileirão, mesmo após vencer o Atlético-MG (e com mais polêmicas com Douglas Costa, que ironizou a torcida gremista), o Grêmio foi rebaixado para a segunda divisão.