Renovação de Nenê com o Vasco pesa mais nas questões internas do que em campo; entenda
Contrato do camisa 10 com o Cruz-Maltino vai até o final de abril; jogador vive a expectativa de estender até dezembro
Lance|Do R7
Com as recentes eliminações no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, o Vasco ganhou mais tempo para se preparar para o Brasileirão. Ao mesmo tempo, o Cruz-Maltino pode estar se preparando para uma despedida.
+ Dúvidas do Vasco sobre o Maracanã não foram sanadas pelo Governo do Rio; entenda
O camisa 10, Nenê, tem contrato com o Vasco até o final de abril e a renovação é incerta. Isso porque o técnico Maurício Barbieri ainda não conversou com o jogador nem com a direção sobre o assunto.
- Não conversei com a direção sobre isso. Não conversei com o jogador e acho que é fundamental e importante. A minha ideia é que eu possa conversar com o Nenê, junto com a direção e a gente entender todos os cenários que ele deseja, que é possível, que nós entendemos que seja melhor. A gente ainda não tem essa posição - declarou Barbieri após a eliminação para o Flamengo.
Segundo informações apuradas pelo LANCE!, a renovação do contrato de Nenê vai muito além da questão do campo e bola. Uma extensão do vínculo do meia passa, sobretudo, numa questão interna.
+ Vasco recebe resposta do Governo sobre Maracanã e prepara estratégia para tomar medidas
A 777 Partners, empresa que detém 70% da SAF do Vasco, é resistente quanto a renovação, por conta da idade do atleta, e tinha receio que Nenê não entendesse. Porém, o camisa 10 provou que ainda pode ser útil no elenco, sendo a referência e exemplo para diversas crias reveladas pelo clube. Além disso, o fato do jogador estar mais tempo entre os reservas faz com que entenda que a renovação vá acontecer.
Não estar entre os titulares não é um problema para Nenê. A cada partida, Barbieri dá menos minutos ao camisa 10. Prova disso é que desde o clássico contra o Botafogo, o meia não atua um tempo inteiro. Nenê contou isso em exclusividade ao L! - relembre aqui.
CONFIRA A MINUTAGEM DE NENÊ DESDE O CLÁSSICO CONTRA O BOTAFOGO:
16/02/2023 - Vasco 2 x 0 Botafogo - 45 minutos
23/02/2023 - Tren-AP 0 x 4 Vasco - 34 minutos
27/02/2023 - Vasco 4 x 1 Boavista - 25 minutos
05/03/2023 - Flamengo 0 x 1 Vasco - 15 minutos
09/03/2023 - Vasco 2 x 0 Bangu - 28 minutos
13/03/2023 - Flamengo 3 x 2 Vasco - 7 minutos
16/03/2023 - Vasco 0 x 0 ABC-RN - 17 minutos
19/03/2023 - Vasco 1 x 3 Flamengo - 3 minutos
Nenê concedeu entrevista exclusiva ao LANCE! no início do mês (Foto: Reprodução)
Mas além disso, a baixa minutagem não é um dos elementos que Nenê terá que entender. Em certos casos, o meia sequer terá oportunidades. Foi o que Maurício Barbieri deu a entender depois da última derrota pra o Flamengo.
- Precisamos ver em que condições, em que papel, em que função. Isso é óbvio. O Nenê é um jogador de 42 anos. Ele pode contribuir em alguns momentos e com alguns papéis no grupo. Sem dúvida nenhuma. Ele tem uma experiência fantástica, muita qualidade e pode acrescentar muitas coisas. Ele precisa entender se o Nenê entende que o que ele pode acrescentar é suficiente para ele ainda estar dentro do clube - pontuou o treinador.
O adeus em definitivo será só nos gramados. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Nenê contou que já tem planos para seguir no mundo do futebol. O meia ainda está indeciso se será "um Paulo Bracks" ou "um Maurício Barbieri". Esta reportagem apurou que a tendência é que o camisa 10 seja mais um auxiliar técnico de Barbieri.
+ Próximos jogos do Vasco: veja calendário, datas, horários e onde assistir às partidas
HOMENAGENS AO CAMISA 10
Desde que Nenê assinou a renovação está acordado um jogo de despedida. Seja agora, caso o vínculo não seja estendido, ou no final do ano, caso renove novamente. A partida será válida pelo Brasileirão e o desejo é que o Maracanã seja o grande palco.
Se o contrato de Nenê for renovado, a tendência é que na última rodada, contra o Bragantino, o meia pendure as chuteiras. Caso contrário, o camisa 10 deve encerrar a carreira contra o Bahia, na terceira rodada do Brasileirão.
DEMORA NA ÚLTIMA RENOVAÇÃO
Com o término da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco manifestou o desejo em contar com o jogador. O clube procurou o camisa 10 para renovar. O anúncio foi feito passado um mês do meia cumprir a promessa de colocar o Cruz-Maltino de volta na elite do futebol nacional.
Nenê ultrapassou a marca de 200 jogos pelo Vasco (Foto: Daniel Ramalho/VASCO)
O Vasco se reapresenta nesta quarta-feira, no CT Moacyr Barbosa. O time começa a preparação para a disputa do Brasileirão, que começa no próxima dia 18. A expectativa é de que a situação de Nenê seja resolvida ainda nesta semana.