Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Relembre casos de racismo sofridos por Vini Jr e as posições da La Liga

Lance|

No último domingo (21), em jogo válido pela 35ª rodada de La Liga, Vinícius Júnior foi vítima de insultos racistas por parte da torcida do Valencia. Torcedores rivais começaram a gritar ‘Mono’ (macaco em espanhol) enquanto o camisa 20 Madridista esteve perto da lateral do campo. O jogador chegou a apontar para o setor de onde partiram as ofensas. A partida foi interrompida por cerca de cinco minutos, sendo necessário que o sistema de som do estádio pedisse que os torcedores parassem por risco de encerramento do jogo. Alguns minutos depois o jogo foi retomado e, após confusão com o goleiro rival Mamardashvili, o atacante brasileiro acabou expulso nos minutos finais.
No último domingo (21), em jogo válido pela 35ª rodada de La Liga, Vinícius Júnior foi vítima de insultos racistas por parte da torcida do Valencia. Torcedores rivais começaram a gritar ‘Mono’ (macaco em espanhol) enquanto o camisa 20 Madridista esteve... No último domingo (21), em jogo válido pela 35ª rodada de La Liga, Vinícius Júnior foi vítima de insultos racistas por parte da torcida do Valencia. Torcedores rivais começaram a gritar ‘Mono’ (macaco em espanhol) enquanto o camisa 20 Madridista esteve perto da lateral do campo. O jogador chegou a apontar para o setor de onde partiram as ofensas. A partida foi interrompida por cerca de cinco minutos, sendo necessário que o sistema de som do estádio pedisse que os torcedores parassem por risco de encerramento do jogo. Alguns minutos depois o jogo foi retomado e, após confusão com o goleiro rival Mamardashvili, o atacante brasileiro acabou expulso nos minutos finais.
Após o jogo contra o Valencia, válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, Vinícius Jr. desabafou sobre os insultos racistas sofridos durante a partida:
Após o jogo contra o Valencia, válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, Vinícius Jr. desabafou sobre os insultos racistas sofridos durante a partida: Após o jogo contra o Valencia, válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, Vinícius Jr. desabafou sobre os insultos racistas sofridos durante a partida:
O presidente de La Liga, Javier Tebas, respondeu ao jogador no Twitter, e negou que a Espanha ou a liga sejam racistas. Confira: “1. Nem a Espanha nem a LaLiga são racistas, é muito injusto dizer isso; 2. Desde a LaLiga denunciamos e perseguimos o racismo com toda a dureza ao nosso alcance; 3. Nesta temporada, insultos racistas foram relatados 9 vezes (8 deles foram por insultos contra Vinicius). Sempre identificamos os loucos e denunciamos aos órgãos sancionadores. Não importa o quão poucos sejam, nós somos sempre implacáveis; 4. Não podemos permitir que seja manchada a imagem de uma competição que é acima de tudo um símbolo de união entre os povos, onde mais de 200 jogadores negros em 42 clubes recebem diariamente o respeito e o carinho de todos os torcedores, sendo o racismo um caso extremamente específico (9 denúncias) que vamos erradicar”. Disse o mandatário.
O presidente de La Liga, Javier Tebas, respondeu ao jogador no Twitter, e negou que a Espanha ou a liga sejam racistas. Confira: “1. Nem a Espanha nem a LaLiga são racistas, é muito injusto dizer isso; 2. Desde a LaLiga denunciamos e perseguimos o raci... O presidente de La Liga, Javier Tebas, respondeu ao jogador no Twitter, e negou que a Espanha ou a liga sejam racistas. Confira: “1. Nem a Espanha nem a LaLiga são racistas, é muito injusto dizer isso; 2. Desde a LaLiga denunciamos e perseguimos o racismo com toda a dureza ao nosso alcance; 3. Nesta temporada, insultos racistas foram relatados 9 vezes (8 deles foram por insultos contra Vinicius). Sempre identificamos os loucos e denunciamos aos órgãos sancionadores. Não importa o quão poucos sejam, nós somos sempre implacáveis; 4. Não podemos permitir que seja manchada a imagem de uma competição que é acima de tudo um símbolo de união entre os povos, onde mais de 200 jogadores negros em 42 clubes recebem diariamente o respeito e o carinho de todos os torcedores, sendo o racismo um caso extremamente específico (9 denúncias) que vamos erradicar”. Disse o mandatário.
O Real Madrid, na manhã desta segunda-feira (22), publicou um comunicado oficial defendendo o jogador e condenando os insultos racistas sofridos. Confira: ‘O Real Madrid C.F. manifesta o seu mais veemente repúdio e condena os acontecimentos verificados ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior. Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência do nosso Estado social e democrático de direito. O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a correspondente denúncia à Procuradoria-Geral do Estado, mais especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e as responsabilidades apuradas. O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece como funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público. Por este motivo, e face à gravidade dos fatos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu carácter privado nos procedimentos que se seguirem.
O Real Madrid, na manhã desta segunda-feira (22), publicou um comunicado oficial defendendo o jogador e condenando os insultos racistas sofridos. Confira: ‘O Real Madrid C.F. manifesta o seu mais veemente repúdio e condena os acontecimentos verificados... O Real Madrid, na manhã desta segunda-feira (22), publicou um comunicado oficial defendendo o jogador e condenando os insultos racistas sofridos. Confira: ‘O Real Madrid C.F. manifesta o seu mais veemente repúdio e condena os acontecimentos verificados ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior. Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência do nosso Estado social e democrático de direito. O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a correspondente denúncia à Procuradoria-Geral do Estado, mais especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e as responsabilidades apuradas. O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece como funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público. Por este motivo, e face à gravidade dos fatos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu carácter privado nos procedimentos que se seguirem.
Contando com a denúncia do último domingo (21), são dez as acusações de insultos racistas ao jogador na Espanha. Confira as denúncias e o andamento individual de cada uma delas. As informações são jornal Marca:
Contando com a denúncia do último domingo (21), são dez as acusações de insultos racistas ao jogador na Espanha. Confira as denúncias e o andamento individual de cada uma delas. As informações são jornal Marca: Contando com a denúncia do último domingo (21), são dez as acusações de insultos racistas ao jogador na Espanha. Confira as denúncias e o andamento individual de cada uma delas. As informações são jornal Marca:
1ª – Barcelona x Real Madrid (Camp Nou), em 24 de outubro de 2021 / Andamento: La Liga denunciou à Procuradoria de Delito de Ódio de Barcelona. O caso foi arquivado porque as autoridades policiais não conseguiram identificar os autores.
1ª – Barcelona x Real Madrid (Camp Nou), em 24 de outubro de 2021 / Andamento: La Liga denunciou à Procuradoria de Delito de Ódio de Barcelona. O caso foi arquivado porque as autoridades policiais não conseguiram identificar os autores. 1ª – Barcelona x Real Madrid (Camp Nou), em 24 de outubro de 2021 / Andamento: La Liga denunciou à Procuradoria de Delito de Ódio de Barcelona. O caso foi arquivado porque as autoridades policiais não conseguiram identificar os autores.
2ª – Mallorca x Real Madrid (estádio Iberostar), em 14 de março de 2022 / Andamento: La Liga denunciou ao Promotor de Delito de Ódio das Ilhas Baleares. O ministério público arquivou o caso argumentando: “não parecem ter, para o presente caso, a dimensão penal pública que é postulado”.
2ª – Mallorca x Real Madrid (estádio Iberostar), em 14 de março de 2022 / Andamento: La Liga denunciou ao Promotor de Delito de Ódio das Ilhas Baleares. O ministério público arquivou o caso argumentando: “não parecem ter, para o presente caso, a dimens... 2ª – Mallorca x Real Madrid (estádio Iberostar), em 14 de março de 2022 / Andamento: La Liga denunciou ao Promotor de Delito de Ódio das Ilhas Baleares. O ministério público arquivou o caso argumentando: “não parecem ter, para o presente caso, a dimensão penal pública que é postulado”.
3ª – Atlético de Madrid x Real Madrid (Metropolitano), em 18 de setembro de 2022 / Andamento: La Liga denunciou ao Procurador de Delito de Ódio de Madrid pelos insultos racistas proferidos antes do jogo. Caso foi arquivado com a seguinte justificativa: “Insultos foram proferidos por ocasião da celebração de um jogo de futebol de máxima rivalidade’.
3ª – Atlético de Madrid x Real Madrid (Metropolitano), em 18 de setembro de 2022 / Andamento: La Liga denunciou ao Procurador de Delito de Ódio de Madrid pelos insultos racistas proferidos antes do jogo. Caso foi arquivado com a seguinte justificativa:... 3ª – Atlético de Madrid x Real Madrid (Metropolitano), em 18 de setembro de 2022 / Andamento: La Liga denunciou ao Procurador de Delito de Ódio de Madrid pelos insultos racistas proferidos antes do jogo. Caso foi arquivado com a seguinte justificativa: “Insultos foram proferidos por ocasião da celebração de um jogo de futebol de máxima rivalidade’.
4ª - Valladolid x Real Madrid (estádio José Zorilla), em 30 de outubro de 2022 / Andamento: La Liga denunciou à Comissão de antiviolência. O processo identificou o responsável. O Real Valladolid expulsou o sócio por três temporadas e meia.
4ª - Valladolid x Real Madrid (estádio José Zorilla), em 30 de outubro de 2022 / Andamento: La Liga denunciou à Comissão de antiviolência. O processo identificou o responsável. O Real Valladolid expulsou o sócio por três temporadas e meia. 4ª - Valladolid x Real Madrid (estádio José Zorilla), em 30 de outubro de 2022 / Andamento: La Liga denunciou à Comissão de antiviolência. O processo identificou o responsável. O Real Valladolid expulsou o sócio por três temporadas e meia.
5ª – Boneco com camisa 20 de Vinícius Jr. enforcado em ponte de Madrid, antes do clássico contra o Atlético, em 26 de janeiro de 2023 / Andamento: La Liga apresentou uma denúncia ao Tribunal de Instrução número 28 de Madrid. O processo está em andamento para identificar os autores.
5ª – Boneco com camisa 20 de Vinícius Jr. enforcado em ponte de Madrid, antes do clássico contra o Atlético, em 26 de janeiro de 2023 / Andamento: La Liga apresentou uma denúncia ao Tribunal de Instrução número 28 de Madrid. O processo está em andament... 5ª – Boneco com camisa 20 de Vinícius Jr. enforcado em ponte de Madrid, antes do clássico contra o Atlético, em 26 de janeiro de 2023 / Andamento: La Liga apresentou uma denúncia ao Tribunal de Instrução número 28 de Madrid. O processo está em andamento para identificar os autores.
6ª – Mallorca x Real Madrid (estádio Iberostar), em 5 de fevereiro de 2023 / Andamento: A denúncia foi admitida. Multa de quatro mil euros (proposta pela Comissão Estatal) e proibição de acesso de 12 meses aos recintos desportivos. Mallorca expulsou o sócio por 3 anos.
6ª – Mallorca x Real Madrid (estádio Iberostar), em 5 de fevereiro de 2023 / Andamento: A denúncia foi admitida. Multa de quatro mil euros (proposta pela Comissão Estatal) e proibição de acesso de 12 meses aos recintos desportivos. Mallorca expulsou o ... 6ª – Mallorca x Real Madrid (estádio Iberostar), em 5 de fevereiro de 2023 / Andamento: A denúncia foi admitida. Multa de quatro mil euros (proposta pela Comissão Estatal) e proibição de acesso de 12 meses aos recintos desportivos. Mallorca expulsou o sócio por 3 anos.
7ª – Osasuna x Real Madrid (El Sadar), em 18 de fevereiro de 2023 / Andamento: La Liga denunciou cantos racistas contra Vinícius ao tribunal de investigação de Pamplona. O Caso segue em andamento.
7ª – Osasuna x Real Madrid (El Sadar), em 18 de fevereiro de 2023 / Andamento: La Liga denunciou cantos racistas contra Vinícius ao tribunal de investigação de Pamplona. O Caso segue em andamento. 7ª – Osasuna x Real Madrid (El Sadar), em 18 de fevereiro de 2023 / Andamento: La Liga denunciou cantos racistas contra Vinícius ao tribunal de investigação de Pamplona. O Caso segue em andamento.
8ª – Betis x Real Madrid (Benito Villamarín), em 5 de março de 2023 / Andamento: La Liga denunciou cantos racistas ao Juizado de Instrução de Sevilla. O caso segue sem uma resolução.
8ª – Betis x Real Madrid (Benito Villamarín), em 5 de março de 2023 / Andamento: La Liga denunciou cantos racistas ao Juizado de Instrução de Sevilla. O caso segue sem uma resolução. 8ª – Betis x Real Madrid (Benito Villamarín), em 5 de março de 2023 / Andamento: La Liga denunciou cantos racistas ao Juizado de Instrução de Sevilla. O caso segue sem uma resolução.
9ª – Barcelona x Real Madrid (Camp Nou), em 19 de março de 2023 / Andamento: Denúncia aos Tribunais de investigação de Barcelona por insultos racistas contra Vinícius. O caso segue em andamento.
9ª – Barcelona x Real Madrid (Camp Nou), em 19 de março de 2023 / Andamento: Denúncia aos Tribunais de investigação de Barcelona por insultos racistas contra Vinícius. O caso segue em andamento. 9ª – Barcelona x Real Madrid (Camp Nou), em 19 de março de 2023 / Andamento: Denúncia aos Tribunais de investigação de Barcelona por insultos racistas contra Vinícius. O caso segue em andamento.
10ª – Valencia (Mestalla), em 21 de maio de 2023.
10ª – Valencia (Mestalla), em 21 de maio de 2023. 10ª – Valencia (Mestalla), em 21 de maio de 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.