Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quem é Romualdo Arppi, árbitro brasileiro que apitou último título da Argentina na Copa do Mundo

Hoje com 83 anos, ex-arbitro apitou a final entre Argentina e Alemanha Ocidental em 1986

Lance|

Lance
Lance Lance

A Argentina entra em campo neste domingo para disputar a grande final da Copa do Mundo pela quarta vez na história, diante da França. Messi e companhia tentarão vencer o terceiro título da competição, que foi conquistado pela última vez em 1986, no México. Naquela ocasião, o árbitro da decisão foi um brasileiro: Romualdo Arppi Filho. Com isso, o LANCE! decidiu contar um pouco da história do ex-árbitro, que hoje está com 83 anos e soma diversos jogos importantes em sua carreira.

Em 1986, a Seleção Brasileira de Telê Santana foi eliminada na fase de quartas de final da Copa do Mundo para a França. Com isso, Romualdo Arppi ficou aptou a ser um dos escolhidos para apitar a grande final do torneio, que dias depois foi decidido entre argentinos e alemães ocidentais.

+ Coincidência entre Arppi Filho e árbitro da final entre Argentina x França viraliza

Após ter apitado outros dois jogos na Copa do Mundo de 1986, Romuado teve uma atuação exemplar na grande final entre Argentina e Alemanha Ocidental. Em uma partida movimentada com viradas e reviradas, o brasileiro foi bastante elogiado por jornalistas e torcedores da época. A partida foi encerrada com 3 a 2 para o argentinos, que conquistaram o bicampeonato com uma enorme exibição de Diego Maradona.

Publicidade

+ Quantos países já ganharam a Copa do Mundo?

1986 - Romualdo Arppi Filho
1986 - Romualdo Arppi Filho 1986 - Romualdo Arppi Filho

Argentina venceu a Alemanha Ocidental por 3 a 2 em 1986 (Foto: Reprodução)

Publicidade

Romualdo foi árbitro de futebol entre 1958 e 1990 e entrou para o quadro da Fifa com apenas 22 anos de idade. Nascido em 7 janeiro de 1939, o brasileiro foi considerado um dos maiores da profissão na história. Além da Copa do Mundo de 86, tem em seu currículo três Olimpíadas (1968, 1980 e 1984).

+ Argentina x França: Fifa escala árbitro polonês para final da Copa do Mundo

Desta vez, o escolhido para apitar a final da Copa do Qatar foi o polônes Szymon Marciniak, de 41 anos de idade. Entretanto, uma coincidência animou os argentinos: o árbitro também nasceu no dia 7 de janeiro, mesma data de aniversário de Romualdo Arppi Filho. Com isso, muitos memes foram compartilhados nas redes sociais com brincadeiras que reforçam o sonho do tri mundial da Argentina.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.