Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Quem é o tcheco, de 17 anos, que repete feito de João Fonseca em Challenger?

Maxim Mrva é o 758º do mundo atualmente

Lance

Lance|Do R7

João Fonseca venceu o Challenger de Phoenix (Foto: Mary Grace Grabill / Arizona Tennis Classic) Foto: Mary Grace Grabill / Arizona Tennis Classic/Foto: Mary Grace Grabill / Arizona Tennis Classic

Em janeiro de 2024, João Fonseca, aos 17 anos, era o 727º do mundo quando alcançou sua primeira semifinal de Challenger na carreira. Pois, na sexta-feira (4), aos 17 anos e 758º do planeta, um adolescente tcheco repetiu a proeza, em Barletta, na Itália. Seu nome? Maxim Mrva.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O adolescente tcheco nasceu em Prostejov, mesma cidade de Jakub Mensik, de 19 anos, campeão do Masters 1000 de Miami, domingo passado, desbancando, na decisão, ninguém menos do que o sérvio e hexacampeão Novak Djokovic.


Primeira semi de João Fonseca foi em Buenos Aires


Curiosamente, a primeira semifinal de Challenger de João Fonseca foi na mesma cidade onde, em fevereiro deste ano, conquistou seu primeiro ATP: Buenos Aires. Na ocasião, em janeiro de 2024, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, venceu o britânico Felix Gill (369º), o boliviano Murkel Dellien (306º) e o experiente italiano Gianluca Mager (hoje com 30 anos, então 335º e ex-62), antes de parar na semifinal contra o cazaque Dmitry Popko (417º).

Dois meses depois, em março, o fenômeno brasileiro (então o 341º do mundo) alcançou sua primeira final nesse nível de torneio, em Assunção, no Paraguai, perdendo para o paulista Gustavo Heide (225º) por 7/5, 6/7 e 6/1. Em agosto do mesmo ano, veio o primeiro dos três títulos de Challenger de João Fonseca (todos em quadras rápidas). Como o 214º do planeta, ele superou o britânico Li Tu (222) na final em Lexington, nos EUA.


Em 2025, o número 1 do Brasil conquistou outros dois Challengers: em Camberra, na Austrália, em janeiro (como o 145º), e em Phoenix, nos EUA, em março, já como o 80º do planeta. Atualmente, o brasileiro, aos 18 anos, é o 59º melhor tenista do mundo.


Depois de alcançar a terceira rodada do Masters 1000 de Miami, mês passado, João Fonseca retorna ao circuito em outro torneio desse nível. Será em Madri, que começa no próximo dia 21.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.