Lance Quem é João Chianca, surfista que sofreu acidente no Havaí

Quem é João Chianca, surfista que sofreu acidente no Havaí

Conhecido como 'Chumbinho', brasileiro viveu 2023 fenomenal na Liga Mundial de Surfe (WSL)

Lance

O surfista João Chianca sofreu um acidente grave em Pipeline, no Havaí, no domingo (3). Levado rapidamente ao hospital, ele passa bem e está em situação estável. O brasileiro foi o quarto colocado do ranking na última temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL). O Lance! traz abaixo mais detalhes sobre a carreira do jovem "Chumbinho".

João Chianca nasceu em Saquarema, no Rio de Janeiro, considerada a "Capital do Surfe" no Brasil, e começou a surfar muito novo. A paixão pelo esporte veio de família. O atleta é filho do ex-surfista Gustavo Chumbão e irmão mais novo de Lucas Chumbo, também profissional da modalidade, mas especialista em ondas gigantes.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Chumbinho era tratado como uma grande promessa do surfe brasileiro, mas o início na elite do esporte superou qualquer expectativa. Aos 23 anos e em sua segunda participação no circuito mundial, João já conseguiu terminar no top-5 da temporada. Em um 2023 especial, o atleta foi campeão da etapa de Portugal e alcançou o WSL Finals, desbancando atletas renomados como Gabriel Medina. O desempenho no ano também garantiu ao surfista vaga nos Jogos Olímpicos de 2024.

➡️ Filipe Toledo ou Gabriel Medina? Ex-surfistas analisam diferenças entre os campeões mundiais de surfe

João Chianca chegou à decisão da Liga Mundial, disputada em setembro, com a quarta melhor campanha da temporada. No primeiro duelo do dia, venceu o australiano Jack Robinson por 17.60 a 14.57. Na sequência, foi derrotado pelo também australiano Ethan Ewing por 17.10 a 15.96, finalizando o ano como o 4º colocado. Na final, Ewing perdeu para o brasileiro Filipe Toledo, que se tornou bicampeão mundial. Os dois melhores brasileiros da temporada estarão juntos na próxima edição das Olimpíadas.

Últimas