Lance Primeiro dia do Mundial de Surfe em Saquarema tem Medina na repescagem e brilho de surpresas

Primeiro dia do Mundial de Surfe em Saquarema tem Medina na repescagem e brilho de surpresas

Tricampeão mundial decepciona e fica em último em sua bateria na primeira fase; convidados se destacam e avançam de fase

Lance
  • Lance | por Lance

Lance

Lance

Lance

A previsão estava correta, e as primeiras fases da oitava etapa do Mundial de Surfe da WSL, nesta quinta-feira (23), em Saquarema, aconteceram com altas ondas. Ao todo, são 12 brasileiros na disputa da competição: Tati Weston-Webb, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Yago Dora, Caio Ibelli, Samuel Pupo, João Chumbinho, Miguel Pupo, Jadson André, Mateus Herdy e Michael Rodrigues.

Com a chamada para os surfistas às 7h30, a categoria feminina foi a primeira a entrar na água com condições ideais para a competição. Única brasileira no tour mundial, Tati Weston-Webb conseguiu desenvolver o seu surfe e passou a bateria em primeiro, indo direto para as quartas de final. A gaúcha agradeceu à torcida presente e mandou uma mensagem para as meninas que a veem como referência.

— Muito obrigada à torcida. Queria dizer para as meninas que estão
começando a surfar, acreditem nos seus sonhos. Dá para acontecer tudo — disse.

+ Confira imagens do primeiro dia da etapa de Saquarema do Mundial de Surfe

Ainda pela manhã, os homens entraram no mar e, de cara, já na primeira bateria, um encontro entre Ítalo Ferreira, o saquaremense João Chumbinho e o sul-africano Mattew McGillivray. O atual campeão olímpico deu o seu show de sempre e avançou sem sustos, deixando o local da casa no elimination round (repescagem). Apesar de não conseguir a classificação antecipada, Chumbinho destacou a oportunidade de surfar em casa.

— Gosto de competir com a torcida. Estar no Brasil é incrível, tenho todo o suporte. Estou com uma equipe incrível, está tudo perfeito. Agora só fazer minha parte dentro da água, como eu fiz na minha última bateria, e espero continuar com essa boa energia — disse.

Vencedor da bateria, Ítalo Ferreira prestou homenagem ao carioca Mano Ziul, que faleceu na última semana. Ele foi o responsável pela implementação da informática no surfe, ação que fez do esporte o primeiro no mundo a realizar transmissões ao vivo pela internet, ainda nos anos 80.

+ Com Neymar, Messi e CR7, Forbes divulga ranking dos atletas mais bem pagos do mundo

Filipe Toledo, o atual líder do ranking mundial, também fez o “dever de casa" e avançou de fase. Filipinho, inclusive, foi o último campeão da etapa na cidade, em 2019. Toledo busca sua terceira vitória nas águas da Região dos Lagos. O brasileiro também valorizou a chance de estar em seu país natal.

— Estar aqui no Brasil é muito bom. Bom rever os amigos, rever a família depois de um tempo sem vê-los. Eu tento me privar ao máximo, tento ficar em casa, aproveitar minha família. Ter tempo de qualidade com meus amigos, com minha família — afirmou.

Uma das baterias do dia contou com a presença de três brasileiros: Miguel Pupo, Jadson André e Caio Ibelli. Melhor para Miguel, que não tomou conhecimento dos seus adversários e os mandou para a repescagem do evento.

DESTAQUES DO DIA

Os wildcards (convidados pela WSL) Yago Dora — entrou no lugar do Kelly Slater — e Michael Rodrigues — no lugar do havaiano John John Florença — foram os destaques da primeira fase. Michael, na opinião do público presente, foi o que melhor performou e passou a bateria
em primeiro, derrotando o terceiro colocado no ranking, o americano Griffin Colapinto.

Já Yago não vinha bem em sua bateria, mas conseguiu uma onda nos minutos finais e acabou vencendo o japonês Kanoa Igarashi e o americano Kolohe Andino.

MEDINA NA REPESCAGEM
Tricampeão mundial, Gabriel Medina não conseguiu avançar na sua bateria e acabou indo para o elimination round, dando uma ducha de água fria no público presente na praia de Itaúna. O surfista de Maresias não foi bem, tendo uma pontuação abaixo da sua habitual.

Gabriel agora se junta aos brasileiros João Chumbinho, Mateus Herdy, Caio Ibelli e Jadson André na repescagem.

BRASILEIROS NO ELIMINATION ROUND

Caio Ibelli X Jadson André
Mateus Herdy X Kanoa Igarashi
João Chumbinho X Ethan Ewing
Kolohe Andino X Samuel Pupo
Callum Robson X Gabriel Medina

As próximas baterias podem acontecer já amanhã, sexta-feira (24). A primeira chamada geral do evento está programada para as 7h.

*Lucas D'Assumpção, em colaboração para o LANCE!

Últimas