Premier League caminha para alcançar marca inédita na Uefa; confira
Vitórias de United e Tottenham na Liga Europa aproximaram a Inglaterra de feito histórico
Lance|Do R7

As vitórias de Manchester United e Tottenham nos jogos de ida da semifinal da Liga Europa aproximaram a Premier League de uma marca inédita na Uefa. Caso os clubes avancem à decisão, a Inglaterra garantirá a vaga de seis times na Champions League na próxima temporada. Se for concretizado, será a primeira vez na história em que uma liga nacional europeia terá seis vagas em uma edição de Liga dos Campeões.
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
Tradicionalmente, apenas os quatro primeiros colocados da Premier League se classificam à Champions na temporada seguinte, abrindo uma eventual quinta vaga se um time inglês conquiste a Liga Europa. Porém, a Inglaterra já tem cinco vagas garantidas, devido à regra do coeficiente dos clubes, que considera o desempenho nas competições europeias.
O regulamento da Uefa concede o benefício da vaga extra a dois países, e a Premier League garantiu o seu quinto time na Champions quando o Arsenal derrotou o Real Madrid por 3 a 0, no jogo de ida das quartas de final. Além dos Gunners, o Chelsea está bem classificado na Conference League após golear o Djurgarden na ida, enquanto Manchester United e Tottenham abriram boa vantagem na Liga Europa.
No momento, apenas o já campeão da Premier League Liverpool tem vaga garantida na próxima Champions. Vice-líder, com 67 pontos, o Arsenal está perto de confirmar sua classificação. Nescastle (62), Manchester City (61), Chelsea e Nottingham Forest (ambos com 60), além de Aston Villa (57) disputam as outras três vagas na Champions.
Como estão Manchester United e Tottenham na Premier League?
Uma possível conquista do título da Liga Europa pode salvar a péssima temporada de Manchester United e Tottenham. Com ambos na parte de baixo da tabela da Premier League, os clubes enxergam a competição internacional como a chance de se classificar para a Champions.
Atualmente, o Manchester United ocupa a 14ª colocação do Campeonato Inglês com 39 pontos, sua pior campanha na história. Para o técnico Ruben Amorim, o título é apenas um tapa buraco em meio a muitas mudanças que o clube precisa executar.
Do outro lado, o técnico Ange Postecoglou não conseguiu manter o bom nível do elenco do Tottenham na atual temporada. Apesar de estar nas semifinais da Liga Europa, o time ocupa a 16ª colocação na Premier League com 37 pontos.