Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Plataforma de inscrições para eventos esportivos traça perfil de atletas profissionais e amadores no Brasil

De acordo com os dados, a participação das mulheres aumentou em relação ao ano anterior, mas ainda...

Lance|

Lance
Lance Lance

A plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina "Tickets Sports" disponibilizou uma pesquisa que será utilizada para o mercado de running. Ao longo de 2022, por meio das inscrições feitas na plataforma, foram coletados dados e informações para consolidar e informar aos interessados o perfil dos atletas amadores e profissionais do segmento de corrida.

Os tópicos abordados foram de perfil demográfico e comportamento de compra. De acordo com os dados, a participação das mulheres aumentou em relação ao ano anterior, mas ainda é bem menor do que a dos homens, sendo que o público feminino, em anos anteriores, era maioria.

Além disso, novas modalidades passaram a ser procuradas no site. Confira abaixo as informações disponibilizadas pela pesquisa.

PERFIL DO PÚBLICO DE EVENTOS ESPORTIVOS

Publicidade

Gênero – Masculino 55% | Feminino 45%

Região – Sudeste 63,3% | Sul 20,3% | Nordeste 5,7% | Norte 5,6% | Centro Oeste 5,1%

Publicidade

Faixa etária – 40 anos. A média de idade do público diminuiu um ano em relação a 2023.

Melhores dias e horários para compra - Os melhores dias de venda de inscrições são os do início da semana, em especial as segundas e terças-feiras. Os melhores horários de venda são os do período da tarde (entre 13h e 18h).

Publicidade

As modalidades mais vendidas - Entre as modalidades tradicionais, a corrida de rua é a preferida do público. Por ser democrática e entregar possibilidades que vão de 3 km a ultramaratonas, a corrida consegue alcançar amadores e profissionais em um único lugar.

As modalidades que são tendências - Nas modalidades não tradicionais, algumas categorias viraram tendência, como o futevôlei.

Formas de pagamento - Apesar da forma de pagamento mais usada ainda ser o cartão de crédito, os pagamentos instantâneos ganharam mais espaço. As transações efetuadas via PIX aumentaram quase 10% desde o ano passado e já são maiores que as feitas através de boleto.

Parcelamento - Os eventos com a opção de parcelamento mantiveram a porcentagem em relação ao ano anterior. Já as transações parceladas tiveram um aumento de 2,5%. Das opções de parcelamento, a preferência fica em 2x, 3x, 4x até 6x.

Aplicativo Ticket Sports - O App, lançado em fevereiro de 2022, já representa quase 10% de todas as compras realizadas no Ticket Sports. São mais de 130 mil downloads e um comportamento que deve ganhar mais espaço daqui para frente. As compras via desktop eram 48% no ano passado, já as via mobile representavam 52% da fatia.

Média de inscritos por pedidos – Ela aumentou em relação de 2021. Agora é de 1,94, sendo que o ticket médio diminuiu de R$ 140,41 em 2021 para R$ 118,45 em 2022. Quantidade de pedidos por responsável pela inscrição – 64% segue a tendência de uma inscrição por pedido, enquanto 36% conta com duas ou mais inscrições por pedido.

- Em 2022 tivemos grandes acontecimentos, como eleições e Copa do Mundo. Fechamos o ano ainda com algumas incertezas e tudo isso acaba moldando o novo perfil dos participantes. Estudar os dados do material ajuda tanto os organizadores no planejamento de eventos, quanto as marcas que desejam investir em patrocínio e precisam conhecer comportamentos e hábitos do público - afirma Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports.

- Um dos destaques da pesquisa é a discrepância da participação feminina com relação à masculina nos eventos esportivos, algo que mudou durante a pandemia e que em 2022 ainda não retornou, acredito que o mercado precisa criar políticas para devolver essa igualdade o mais rápido possível. O segundo ponto foi a adesão da compra em mobile, algo que transforma a forma de vender até mesmo inscrições esportivas, mostrando assim que é possível criar uma comunidade móvel também entre os atletas - complementa Daniel Krutman, CEO da plataforma.

A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma da empresa, reforçando uma das principais missões do Ticket Sports de disseminar conhecimento para o mercado de experiências esportivas. Além disso, é possível visualizar os materiais dos outros anos.

Link da pesquisa: https://materiais.ticketsports.com.br/perfil-do-atleta-2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.