Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Perto de contrato com Cruzeiro, Zé Ricardo acumula altos e baixos no Brasileirão; conheça a carreira do treinador

Técnico de 52 anos foi responsável por evitar o rebaixamento de diversos clube

Lance

Lance|Do R7


Lance
Lance

Zé Ricardo avançou nas negociações com o Cruzeiro para um vínculo até 2024 e assumirá o cargo que antes era de Pepa. Além de clubes internacionais, o treinador acumula campanhas no futebol brasileiro.

Se a negociação for oficializada em breve, Zé Ricardo deve chegar em Belo Horizonte até quarta-feira (6), dia em que o elenco se reapresentará para o treino.

Na carreira, o técnico conta com altos e baixos em passagens por clubes brasileiros, salvando alguns do rebaixamento, que hoje é o principal objetivo da gestão de Ronaldo Fenômeno. O Cruzeiro se encontra na 12° na tabela do Campeonato Brasileiro, a cinco pontos da zona de rebaixamento.

Um dos clubes que foi salvo da Série B por Zé Ricardo foi o Vasco. Em sua primeira passagem pelo time somou 30 jogos, e entre eles 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas. O treinador foi um dos responsáveis por tirar o Cruz-Maltino de um possível rebaixamento, levando inclusive até a fase preliminar da Copa Libertadores.

Publicidade

+ Cruzeiro fecha acordo de patrocínio com marca de isotônico

Antesde chegar ao Vasco, o técnico comandou o Flamengo, onde conquistou o título do Campeonato Carioca de 2017, e teve um aproveitamento de 52,7%.

Publicidade

Outro carioca que foi salvo do rebaixamento por Zé Ricardo foi o Botafogo. Conduzindo a equipe em uma recuperação no Brasileiro de 2018, conseguiu levar o time até as primeiras fases da Sul-Americana daquele ano.

+ Próximos jogos do Cruzeiro: veja calendário, datas, horários das partidas e onde assistir

O treinador marcou passagem pelo Internacional, onde comandou apenas pelas 11 últimas rodadas do Brasileirãoe teve 45% de aproveitamento com uma equipe estava mostrando queda no rendimento, antes de sua chegada ao cargo. Outro curto trabalho de Zé Ricardo foi pelo Fortaleza, onde ficou por apenas um mês e meio e teve apenas uma vitória.

Chegou ao Qatar em 2021, após passar o ano anterior sem clube, tomou a frente do Qatar SC, onde ficou no cargo por apenas cinco jogos, que entre eles foram quatro derrotas. Zé Ricardo foi demitido e deixou a equipe na última posição do campeonato.

+ Cruzeiro encaminha contratação do técnico Zé Ricardo

Após isto, foi rumo ao Japão, onde liderou o Shimizu S-Pulse em 2022. O treinador mostrou resultado no começo, mas a queda para a segunda divisão foi inevitável. Ao total, foram 28 partidas, 11 empates, 11 derrotas e apenas seis vitórias.

Zé Ricardo está sem clube desde que deixou a equipe japonesa, em abril. O técnico de 52 anos está próximo de um acerto com o Cruzeiro, com contrato até 2024. O nome do profissional ainda não foi anunciado pelo clube, mas deve ocorrer nas próximas horas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.