Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paulistinha? Há 20 anos, Felipão viu estadual valendo mais que Liberta

Em 1999, treinador adotou declarações dando importância ao Campeonato Paulista para motivar o time, recém-campeão da Libertadores

Lance|

Felipão quis motivar o Palmeiras em 1999
Felipão quis motivar o Palmeiras em 1999 Felipão quis motivar o Palmeiras em 1999

"É Paulistinha para quem não ganha, para quem ganha é muito especial" foi o que disse Luiz Felipe Scolari ao elenco logo no primeiro dia de pré-temporada, segundo o recém-contratado Carlos Eduardo. Uma visão de valorização do Campeonato Estadual que acompanha o treinador desde sua primeira passagem pelo Palmeiras, quando chegou a dar uma importância particular maior ao torneio do que à Libertadores há 20 anos.

Em 1999, o Palmeiras faria a decisão do Campeonato Paulista em 20 de junho daquele ano, contra o Corinthians, precisando reverter uma derrota por 3 a 0 na ida. O clássico, contudo, ocorreu exatos quatro dias depois de o clube conquistar a Libertadores, e jogadores e até dirigentes minimizavam a disputa da final do Estadual. Foi quando Felipão resolveu fazer declarações públicas para motivar seu elenco.

Na seca: Times vivem jejuns de títulos estaduais pelo Brasil

- Vencer a Libertadores, para o Palmeiras e para a torcida, era inédito. Para mim, não. Quero o Paulista para mim. Todo técnico do Brasil tem o sonho de disputar o Campeonato Paulista. Farei tudo para conquistar esse título que ainda não tenho - disse Scolari, em declarações publicadas em 20 de junho de 1999 pela Folha de São Paulo, justamente o dia da decisão estadual.

Publicidade

O treinador já tinha vencido a Libertadores, pelo Grêmio, em 1995, e até hoje ainda não tem um Campeonato Paulista - só comandou o Verdão no estado, ganhando no clube, além da Libertadores de 1999, o Brasileiro de 2018, as Copas do Brasil de 1998 e 2012, a Mercosul de 1998 e o Rio-São Paulo de 2000.

Veja também: Palmeiras empresta Vitinho ao São Caetano para disputar o Paulistão

Publicidade

Há 20 anos, suas declarações tinham o elenco e até a diretoria como endereço. Ninguém escondia que a prioridade no ano já tinha sido cumprida ao bater o colombiano Deportivo Cali e garantir a Libertadores. O Dérbi de quatro dias depois, no Morumbi, parecia servir somente para cumprir tabela.

- Nosso dever está cumprido. Seria bom ganhar o Paulista, mas já conseguimos nosso objetivo mais importante - disse o meia Alex, logo depois da festa pelo título sul-americano, em declaração publicada na edição de 18 de junho de 1999 da Folha de São Paulo.

Publicidade

- O time está aliviado com a conquista do objetivo principal. Vamos disputar o Paulista sem a mesma tensão - falou Paulo Angioni, diretor da Parmalat (então co-gestora do futebol do clube) para o Palmeiras, na mesma publicação.

- Não tinha como a gente conquistar os três torneios. Ganhamos o que nos interessava. Estamos satisfeitos com a Libertadores - concordou o volante Rogério, na mesma edição.

Pronto para jogo? Ricardo Goulart vai a campo pela 1ª vez após acertar com o Palmeiras

Na época, Felipão chegou até a declarar que invejava os jogadores pelo privilégio de disputar uma final de Campeonato Paulista e que gostaria de poder ser inscrito como atleta para entrar em campo. Aquela foi a única final de Paulista disputada pelo treinador e ficou marcada pelas embaixadinhas de Edilson, do Corinthians, que iniciaram uma briga generalizada entre os atletas em campo e encerrando o 2 a 2 que deu o título ao arquirrival.

Agora, Scolari briga com um desentendimento que se tornou político depois da polêmica final do Paulista vencida pelo Corinthians, no ano passado, no Allianz Parque, sob acusação de intervenção externa na arbitragem. Desde então, a diretoria do Palmeiras não mantém relações com a Federação Paulista de Futebol e a torcida, nas redes sociais, minimiza a competição.

- Nosso primeiro objetivo é o Paulista. Mesmo que o Palmeiras tenha algum problema com a Federação, pendente do ano passado, e que não vou discutir. Nosso grupo tem o Paulista para jogar e ganhar. Para quem ganha, é muito bom. Quem perde pode dizer que não valia a pena, mas vale, sim. Essa é a palavra de ordem no vestiário: o Paulista é um campeonato para ser disputado e vencido. Quem não quiser vencer, nem entre. O Paulista deve ser valorizado - indicou Felipão, em entrevista coletiva na semana passada.

É com esse espírito que o Palmeiras estreia no Campeonato Paulista de 2019. O primeiro compromisso está marcado para as 19h deste domingo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, diante do Red Bull.

#10YearChallenge: os matadores do futebol brasileiro em 2009 e 2019

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.