Palmeiras tenta evitar despedida melancólica do gramado do Allianz
Jogo contra o Flamengo, às 16h deste domingo, será o último no ano em que arena menos foi usada pelo clube desde a inauguração e, provavelmente, a despedida da grama natural
Lance|Do R7
O jogo deste domingo, às 16h, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo, que virou um dos principais rivais do Palmeiras nos últimos anos, já não vale mais título. Mas é a oportunidade de o Verdão não tornar melancólica a sua despedida do Allianz Parque na temporada e, provavelmente, sua última partida com o estádio usando grama natural.
Ainda estão feitos os últimos ajustes para acordo, mas é praticamente certo que a arena alviverde terá gramado sintético a partir de 2020, diminuindo os prejuízos do campo em dias seguintes a eventos e liberando o local mais vezes para o time. O curioso é que, exatamente por conta de outros compromisso no estádio, a partida deste fim de semana será a última no local em 2019.
TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui
Um evento comercial tirou do Allianz Parque o jogo contra o Goiás, na quinta-feira, pela penúltima rodada do Brasileiro. Como a CBF vetou a utilização do Pacaembu, que apresenta um gramado cheio de irregularidades, o Verdão mandará o compromisso em Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa - depois disso, a equipe enfrenta o Cruzeiro, pela última rodada do Brasileiro, no próximo domingo, em Minas Gerais.
Assim, o duelo diante do atual campeão brasileiro e da Libertadores é a última chance de ver o Palmeiras em seu estádio em 2019. Exatamente no ano em que o clube menos atuou no local desde 2015, primeira temporada completa com a arena - foi inaugurada para os dois últimos jogos de 2014.
A partida contra o Flamengo será apenas a 26ª do Palmeiras no Allianz no ano. Foram sete partidas como mandante no Pacaembu, sendo a mais marcante diante do Grêmio, quando o time perdeu de virada, por 2 a 1, em 27 de agosto, e foi eliminado nas quartas de final da Libertadores. O estádio municipal também recebeu clássicos em que o Verdão foi mandante, contra Santos (vitória por 4 a 0) e Corinthians (1 a 1), ambos pelo Campeonato Brasileiro.
A temporada de jogos no Allianz também não foi de muitas alegrias. No Campeonato Paulista, o time perdeu para o Corinthians, por 1 a 0, o único Dérbi no local no ano e foi eliminado pelo São Paulo, nas semifinais, nos pênaltis, após empate por 0 a 0. Também conviveu com seguidos protestos, principalmente contra o diretor de futebol Alexandre Mattos, na porta do local ao longo deste segundo semestre.
O desempenho da equipe abaixo do esperado também não transformou o Allianz em uma arma tão rentável quanto se esperava, explicando parte do prejuízo financeiro atual. O clube contava em seu orçamento com uma bilheteria tão rentável quanto no ano passado, quando o time foi campeão brasileiro, finalista do Paulista e semifinalista de Libertadores e Copa do Brasil. Mas, em 2019, houve queda nas semifinais do Estadual, nas quartas de final de Libertadores e Copa do Brasil e qualquer chance matemática de título brasileiro acabou a quatro rodadas do fim.
No compromisso deste domingo, apenas torcedores do Verdão estarão presentes, acatando pedido do Ministério Público e da Polícia Militar de São Paulo, temendo conflitos entre as organizadas do clube e do Flamengo. É a oportunidade de, com um estádio apenas com "aliados", o time de Mano Menezes, atualmente em terceiro lugar, a 16 pontos do líder e sem mais chances de ser campeão na temporada, mostrar sua força.