Lance Palmeiras parabeniza 11 goleiros que fizeram parte da história do clube

Palmeiras parabeniza 11 goleiros que fizeram parte da história do clube

No Dia do Goleiro, clube prestou homenagem a jogadores que vão desde Oberdan Cattani a Weverton; relembre a trajetória dos importantes arqueiros

Lance
Lance

Lance

Lance

O Palmeiras, considerado uma das mais potentes escolas de goleiros do Brasil, não poderia deixar passar em branco o dia em que se comemora a posição. Neste domingo, em seu perfil oficial do Twitter, publicou imagens de 11 arqueiros que fizeram história no clube, entre eles Marcos, Velloso e Oberdan Cattani.

- Goleiro é o que não falta em nossa centenária história. Neste dia, a nossa homenagem aos gigantes que fizeram e ainda fazem parte dela. Obrigado! – escreveu a página.

Nas imagens, primeiramente vemos os três goleiros atuais do Verdão, Jailson, Weverton e Vinicius Silvestre. Depois, os escolhidos foram Velloso, Sérgio, Marcos e Fernando Prass. Por fim, Oberdan Cattani, Fabio Crippa, Valdir e Leão completam a lista.

Jailson chegou ao Palmeiras em 2014 e está até atualmente, agora como segundo goleiro. No total, são 78 partidas disputadas, inclusive a arrancada para o título Brasileiro de 2016, quando Prass se machucou e ele acabou se tornando titular.

Weverton foi contratado em 2018 e chegou à titularidade com Roger Machado, passando por Luiz Felipe Scolari e, agora, Vanderlei Luxemburgo. No total, foram 97 partidas disputadas e o título do Campeonato Brasileiro de 2018. Já Vinicius Silvestre está na equipe desde 2013, entre empréstimos e retornos, e tem uma partida disputada.

Velloso é um dos ídolos do clube. Formado na base alviverde, foram 458 partidas oficiais disputadas e venceu uma série de títulos, entre eles Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil. Sérgio também merece destaque, afinal, entrou em momentos decisivos, como na campanha pelo título estadual de 1993, conquistado sobre o rival Corinthians, entre outros troféus.

1999 - Palmeiras - Deportivo Cali (Marcos)

1999 - Palmeiras - Deportivo Cali (Marcos)

Lance

Marcos foi o goleiro da Libertadores de 99 (Reprodução)

Marcos é um dos maiores nomes do Palmeiras, sendo o goleiro titular da conquista da Libertadores de 1999. Jogou pelo clube por toda a sua carreira, de 1992 a 2012, e atuou em mais de 530 jogos. Fernando Prass, que hoje está no Ceará, também faz parte da história recente do clube, tendo atuado em 274 partidas. Foi dele o último pênalti batido para a conquista do título da Copa do Brasil de 2015 em cima do Santos, além de inúmeras defesas importantes.

Já Oberdan Cattani, também um dos maiores ídolos, atuou no Palmeiras entre 1940 e 1954, em 351 jogos, tendo conquistado vários títulos, entre eles o Mundial de 1951, mesmo que na reserva de Fábio Crippa. Crippa, aliás, também foi lembrado pelo perfil oficial do clube: defendeu a meta palmeirense de 1950 a 1956, em 80 jogos.

Por fim, mais dois arqueiros foram homenageados. Emerson Leão entrou no clube em 1968 e ficou por dez anos, depois retornou entre 1984 e 1986, e é um dos jogadores que mais atuaram com a camisa do clube na história. Conquistou Brasileiros e Paulistas pelo clube.

Já Valdir, que atuou no Verdão entre 1958 e 1968, também é um dos grandes ídolos da torcida da época que ficou conhecida como a Primeira Academia de Futebol, tendo conquistado Brasileiros, Paulistas e Taça Rio-São Paulo. Ele também foi o primeiro preparador de goleiros da história do futebol e ajudou a formar grandes nomes da posição, como Velloso e Leão.

Últimas