As discussões em torno da chancela da Fifa sobre algumas conquistas de equipes brasileiras movimenta o debate futebolístico. Dessa forma, a reportagem fez um levantamento com todos os títulos que as equipes brasileiras acreditam ser válidos como conquistas mundiais. Confira!
Palmeiras - Copa Rio - 1951
Reconhecida como a primeira competição mundial entre clubes, a Copa Rio de 1951 foi disputada por Palmeiras, Vasco, Nacional-URU, Sporting, Áustria Viena, Estrela Vermelha, Nice e Juventus. O Verdão passou pela fase de grupos, venceu o Vasco e sagrou-se campeão contra a Juventus, ganhando o primeiro jogo por 1 a 0 e empatando em 2 a 2 o segundo. A legitimidade do torneio é questionada pelos torcedores rivais.
Fluminense - Copa Rio - 1952
Um ano após a conquista palmeirense, o Fluminense foi um dos convidados para disputar a Copa Rio. Naquela ocasião, a equipe carioca deixou Sporting-, Peñarol e o Grasshoppers na fase de grupos, goleou o Áustria Viena na semifinal, por 5 a 2, e levou o título ao vencer a primeira partida, contra o Corinthians, por 2 a 0, e empatar no segundo duelo.
O nome mudou, mas o formato seguiu praticamente intacto. Em 1953, a Copa Rio virou o Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, e o Vasco derrotou o São Paulo duas vezes na final e sagrou-se campeão.
Corinthians - Pequena Copa do Mundo - 1953
A Pequena Copa do Mundo, disputada em Caracas, na Venezuela, foi a precursora da Copa Intercontinental e era considerada uma espécie de Mundial. Em 1953, na segunda edição da competição, o Timão foi campeão com 100% de aproveitamento, vencendo duas vezes Barcelona, Roma (vice-campeã) e Caracas.
São Paulo - Pequena Copa do Mundo - 1955 e 1963
Convidado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), antiga CBF, o São Paulo jogou duas edições da Pequena Copa do Mundo. Na primeira, levou não um, mas cinco troféus, ao vencer, de maneira invicta, Benfica, Valência e La Salle-VEN. Na segunda ocasião, em 1963, o Tricolor jogou contra Real Madrid e Porto. O São Paulo levou o título após vencer o Porto e conseguir uma vitória e um empate em dois jogos contra a equipe espanhola.
Bangu-RJ - Internacional Soccer League - 1960
Criada pelo estadunidense Will “Bill” Cox, a Internacional Soccer League foi realizada em Nova York, em 1960, reconhecida pelo então secretário-geral vice-presidente da FIFA, Stanley Rous. O Fluminense representaria a América do Sul, mas recusou o convite, cedendo a vaga ao Bangu-RJ. Na fase de grupos, o time carioca eliminou Sampdoria, Sporting e Estrela Vermelha-SER. Na final, venceu por 2 a 0 o Kilmarnock, da Escócia.
América-RJ - Internacional Soccer League - 1961
Assim como o Bangu-RJ, o América-RJ foi convidado a disputar a Internacional Soccer League. A equipe carioca venceu seu grupo, que contava com Reutlingen (Alemanha), Guadalajara, Palermo, Dundee (Escócia) e Hadjuk Split (Iugoslávia). Na final, o América-RJ sagrou-se campeão ao vencer, em dois jogos, o Belenenses, de Portugal.
Botafogo - Torneio Triangular de Caracas - 1967
Em 1967, Botafogo, Barcelona e Peñarol disputaram o Torneio Triangular de Caracas. No primeiro jogo, o Glorioso empatou sem gols com o Peñarol e ganhou do Barcelona por 3 a 2, assegurando o título. O clube foi à FIFA reconhecer a conquista como título mundial, mas a entidade não validou o pedido.
Cruzeiro- Torneio Triangular de Caracas - 1970
Em 1970, Cruzeiro, Celta de Vigo e Porto disputaram o Torneio Triangular de Caracas. A Raposa venceu a equipe espanhola e ganhou dos portugueses nas penalidades, conquistando a sexta edição da competição. Ao contrário do Botafogo, o clube mineiro não foi até a Fifa legitimar a conquista como um Mundial.