Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Outubro Rosa: atividade física é aliada no combate ao câncer de mama

Médico Dr. Adriano Marcell explica a redução de risco do tumor ao fazer exercícios

Lance|

Lance
Lance Lance

Praticar atividades físicas é algo essencial para a saúde das pessoas. Além de ajudar na perda de peso, prevenir a obesidade ou ajudar em questões físicas, fazer exercícios também coopera na prevenção de doenças como tumores, como câncer de mama. Um estudo da Universidade de Charles, na República Checa, constatou que mulheres que se exercitam mais de três vezes por semana podem reduzir a chance da doença em 38% a 41%. Além disso, o câncer de mama representa 29,7% dos casos de câncer no país.

O médico Dr. Adriano Marcell explica o porquê de a prática de exercícios ter sua importância na prevenção do câncer de mama e cita exemplos de algumas atividades físicas.

“Quando uma pessoa se mantém em movimento, ela reduz os níveis sanguíneos de insulina e de fatores de crescimento, que contribuem para a produção de células malignas no corpo. Além de, claro, combater a obesidade e o sedentarismo, que aumentam as chances do aparecimento do câncer de mama. Dois exemplos de exercícios aliados são atividades aeróbicas e treinos de força muscular”, afirmou.

Não só mulheres que não tiveram câncer de mama precisam praticar atividades físicas, mas aquelas que também já foram diagnosticadas com a doença. Nesse caso, fazer exercícios pode até melhorar a saúde das pacientes, como diz o Dr. Adriano. Entretanto, estes casos requerem um acompanhamento e atividades específicas que dependem do tumor daquela pessoa.

"A atividade física é algo muito importante para uma pessoa que foi diagnosticada com o câncer de mama. Porém, ela sempre precisa estar acompanhada de um médico. Hoje, a prática não é uma opção, mas uma parte do tratamento”, concluiu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.