O safety é uma das posições mais atléticas do futebol americano. Junto aos cornerbacks, eles compõem a secundária. Atuando mais pelo meio do campo, essa posição costuma ser subdividida em duas: o strong safety, que atua mais próximo à linha de scrimmage, e o free safety, que costuma ser o último homem da defesa. Na NFL moderna, os safeties vêm se tornando mais híbridos, cumprindo as duas funções.
10. Eddie Jackson (Chicago Bears): O safety dos Bears chega à lista com um excelente histórico de carreira em seus quatro primeiros anos na liga: duas vezes eleito ao Pro Bowl e uma vez nomeado First-team All-Pro. Em 2020, porém, sua produção caiu um pouco e, talvez apenas por isso, não está mais alto na lista. Jackson renovou com Chicago por quatro anos de contrato.
9. Antoine Winfield Jr. (Tampa Bay Buccaneers) Em sua explosiva temporada de calouro, ainda que com altos e baixos, Winfield foi a principal estrela da secundária dos campeões do Super Bowl. A expectativa é que o jovem safety de Tampa se desenvolva nos próximos anos e possa ser um dos melhores da posição. Foi eleito para o All-Rookie Team da Pro Football Writers Association.
8. Jessie Bates III (Cincinnati Bengals): O Pro Football Focus (PFF) elegeu o safety dos Bengals como o melhor da posição em 2020, com uma nota 90,1 pela temporada. Sua ausência no elenco do Pro Bowl foi considerada uma das maiores “esnobadas” do ano. Bates não está mais alto no Top 10 pois talvez precise de mais um ano em alto nível para provar que tem consistência.
7. Tyrann Mathieu (Kansas City Chiefs): Quem estiver estranhando que o líder da NFL em interceptações (6) entre safeties na temporada de 2020 está apenas na sétima posição, fique atento! Mathieu é um atleta muito instintivo e atlético, o que gera “highlights” incríveis, mas também mascara muitos erros em cobertura e leitura de jogadas. Ainda assim, Mathieu é um jogador incrível: 2x Pro Bowler e 3x All Pro.
6. Harrison Smith (Minnesota Vikings): Um dos veteranos mais consistentes da liga, Smith segue sendo um dos nomes de mais qualidade na enfraquecida defesa de Minnesota. Com cinco interceptações em 2020, o safety dos Vikings totalizou dezesseis nos últimos quatro anos. Entre 2015 e 2019, ele foi para o Pro Bowl em cada uma das cinco temporadas.
5. Budda Baker (Arizona Cardinals): Baker é um dos jogadores mais atléticos da NFL. Sua velocidade e intensidade fazem dele o melhor tackleador da liga entre os safeties. O defensive back dos Cardinals vem consistentemente aprimorando sua cobertura de passe, e sua importância contra o jogo terrestre e nos times especiais aprimoram seu valor.
4. Justin Simmons (Denver Broncos): Desde 2019, Justin Simmons vem conquistando seu espaço entre os melhores safeties da NFL. Com nove interceptações nos últimos dois anos, o defensor dos Broncos foi All-Pro em 2019 e Pro Bowler em 2020. Suas notas no índice do PFF nas duas temporadas foram 90,7 e 77,4. A tendência é que Simmons continue em alto nível por um bom tempo.
3. Jamal Adams (Seattle Seahawks): 2020 não foi um bom ano para o safety dos Seahawks em termos de cobertura de passe, mas sua presença na linha de scrimmage foi mais sentida que nunca. Mesmo tendo perdido quatro jogos por lesão, ele quebrou o recorde de sacks por um DB em uma temporada, com 9,5, e liderou a liga em tackles para perda de jardas e QB Hits entre jogadores de secundária.
2. Derwin James (Los Angeles Chargers): Se você começou a acompanhar a NFL em 2020, você provavelmente não sabe quem é o safety dos Chargers, mas é fácil explicar por que ele merece estar tão alto. Em 2018, como calouro, sua única temporada completa, ele foi First-Team All-Pro e Pro Bowler. Em 2019, continuou atuando em alto nível até se lesionar. Enquanto saudável, é difícil dizer que há algum safety melhor que ele na liga.
1. Minkah Fitzpatrick (Pittsburgh Steelers): Desde que foi trocado para os Steelers em 2019, Fitzpatrick foi 2x Pro-Bowler e 2x First-team All-Pro. Nesses dois anos, o safety anotou nove interceptações e três fumbles forçados, e em 2020 ele só permitiu sete recepções em toda a temporada. Além de tanto talento, consistência e premiações, o atleta dos Steelers ainda é extremamente jovem, com apenas 24 anos de idade.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.