Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OPINIÃO: Fernando Santos desperdiça melhor geração de Portugal em Copas do Mundo

Jogadores mais badalados da seleção portuguesa não correspondem no esquema de Fernando Santos

Lance|

Lance
Lance Lance

Antes de mais nada, é preciso esclarecer: Portugal não foi eliminado porque Fernando Santos colocou Cristiano Ronaldo no banco de reservas. Tanto no Manchester United quanto na Copa do Mundo o astro português mostrava nítida queda de rendimento e problemas extra-campo que atrapalharam as atuações do atacante.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

No entanto, não posso eximir Fernando Santos, que não conseguiu fazer uma seleção tão estrelada chegar no mínimo até às semifinais em uma das chaves mais fáceis desta Copa.

Não quero desrespeitar e tirar qualquer mérito de Marrocos, que é a equipe que melhor executa sua proposta de jogo neste Mundial, mas um time com tantos jogadores badalados não pode perder da forma como foi.

Publicidade

+ Veja tabela e simule o mata-mata da Copa do Mundo

E justamente por esse argumento Fernando Santos leva a maior parcela de culpa. O erro não foi colocar Cristiano Ronaldo no banco, mas não conseguir potenciar as estrelas da time e montar um esquema de jogo que favoreça os melhores jogadores. Dos cinco jogos disputados, apenas contra a Suíça os portugueses tiveram atuação convincente e dominante durante os 90 minutos.

Publicidade

João Cancelo é titular em todos os times e seleções do mundo, seja pela direita ou na esquerda. Bernardo Silva tem que ser o motorzinho no meio-campo e mais associativo. Houve também a má gestão com Rafael Leão, único ponta legítimo deste elenco, que ficou boa parte da competição no banco. As únicas estrelas que funcionaram no esquema de Fernando Santos foram Bruno Fernandes e João Félix.

Bernardo Silva- Marrocos x Portugal
Bernardo Silva- Marrocos x Portugal Bernardo Silva- Marrocos x Portugal

Bernardo não participou de gols ou assistências na Copa (Foto: EFE/EPA/Abir Sultan)

Publicidade

A Copa do Portugal foi de altos e baixos dentro e fora de campo, e o preço dessa montanha-russa de emoções veio contra uma seleção menos talentosa, mas amplamente mais organizada.

A seleção portuguesa ainda conta com ótimos valores individuais e deve chegar em 2026 como uma das favoritas, mas tanto o grupo quanto o treinador falharam com a melhor geração desde 1966. Para colher os frutos que ainda restam, a Federação Portuguesa precisa repensar o futuro de Fernando Santos na equipe, que se mostrou incapaz de gerir o elenco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.