Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

O mágico voltou! Números e estatísticas de Philippe Coutinho pelo Vasco

14 anos depois, o cria da Colina está de volta pra casa

Lance

Lance|Do R7


Imagem da notícia

Philippe Coutinho voltou para o Vasco da Gama e a torcida do Gigante não poderia estar mais satisfeita. 14 anos depois da saída, o Pequeno Mágico chega mais vitorioso, experiente, e com o peso de ser um ídolo nas costas. O cenário é bem diferente do de 2009, quando estreou. Veja os principais números dele na época!

➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco

Uma história gigante

A primeira passagem de Philippe Coutinho pelo Vasco da Gama foi bastante significativa para o início da carreira do jogador. Coutinho ingressou nas categorias de base do Vasco quando tinha apenas sete anos, destacando-se desde cedo por sua habilidade técnica e visão de jogo.

Publicidade

Ele subiu para o time profissional em 2009, com apenas 16 anos. Embora ainda jovem, Coutinho demonstrou rapidamente seu talento e potencial, o que chamou a atenção de clubes internacionais. Durante sua primeira passagem pelo Vasco, ele ajudou o time a ganhar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2009, garantindo o retorno à Série A.

Em 2008, antes mesmo de estrear pelo time principal, Coutinho foi vendido para a Inter de Milão, mas ficou no Vasco por empréstimo até completar 18 anos. Ele finalmente se transferiu para o clube italiano em 2010, marcando o fim de sua primeira passagem pelo Vasco.

Publicidade

Neste período, atuou em 43 jogos, marcando cinco gols e dando duas assistências. Sua estreia aconteceu em 19/06/2009, contra o Duque de Caxias, em São Januário. O primeiro gol, na goleada de 6 a 0 contra o Botafogo, em 2010. E a despedida, que se mostrou um breve ''até logo'', aconteceu numa partida contra o Santos, na Vila Belmiro.

O retorno do mago

Coutinho chega por empréstimo de um ano, cedido pelo Aston Villa, da Premier League. O meia-atacante tem contrato com o clube inglês até junho de 2026. Ele retorna ao Cruz-Maltino após 14 anos, quando deixou o time para se juntar a Inter de Milão.

Voltar ao Vasco, clube que o revelou, sempre foi uma vontade de Philippe Coutinho. Agora, o desejo se tornou realidade. Para que isso fosse possível, o jogador topou reduzir seu salário e fez exigências ao clube. Ele esteve na mira do Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio. No entanto, apenas o Cruz-Maltino estava nos planos do meia-atacante.

– É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade. Vivi muito tempo fora, então realmente é um sentimento de estar voltando pra casa, para o lugar onde fui criado, para o lugar que eu amo, o clube que eu amo. Todo mundo sabe, minha família, o quanto eu estou feliz e eles todos estão felizes por essa volta – disse o jogador ao site oficial do clube.

Após deixar o Vasco em 2010, aos 19 anos, Philippe Coutinho fez a carreira na Europa. No Velho Continente, o jogador teve passagens pela Inter de Milão, Espanyol, Liverpool, Barcelona, Bayern de Munique e Aston Villa. Ainda jogou no AL-Duhail, do Qatar, onde estava emprestado antes de retornar ao Gigante.

Em sua carreira, Coutinho conquistou o Campeonato Brasileiro Série B (2009), Mundial Sub-20 (2011), Copa Itália (2010/2011), Supercopa da Itália (2010/11), Copa do Rei (2017/18), Supercopa do Rei (2018), duas La Liga (2017/18 e 2018/19), Bundesliga (2019-20), Copa da Alemanha (2019-20), Champions League (2019-20) e Copa América (2019).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.