Alexandre Pato. Atualmente defende o Tianjin Quanjian, da China. Ganhou o apelido por ter nascido na cidade de Pato Branco, interior do Paraná (Foto: AFP)
O jogador Paulo Henrique Ganso ganhou o apelido na adolescência, enquanto tentava vaga no Santos. Um funcionário do clube viu o rapaz e outros jovens aspirantes e disse: "Lá vem aquele monte de gansos." (Foto: CRISTINA QUICLER / AFP)
Mário Lúcio Duarte Costa ganhou o apelido de Aranha ainda nas categorias de base, em referência ao goleiro soviético Lev Yashin, conhecido como Aranha Negra pela roupa que usava e por suas grandes defesas (Foto: Divulgação/Avaí)
Flávio Caça-Rato. O jogador revelado pelo Sport tinha medo de jogar com os mais velhos da escolinha do clube, que batiam muito. Para fugir, ficava na beira do campo caçando ratos (Reprodução / Facebook / América-PE)
Lucas Coelho. Coelho é o nome de família do jogador do Criciúma, nascido Lucas Heinzen Coelho (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Júnior Urso. Ocimar de Almeida Júnior dormia nas viagens entre Taboão da Serra (SP), onde vivia, e Santo André (SP), onde treinava. Chegava com os cabelos desarrumados e ganhou o apelido de Urso dos colegas (Foto: Divulgação/Guangzhou R&F)
Claudio Pitbull. Cláudio Mejolaro ganhou o apelido de 'Pitbull' do técnico Antônio Lopes, um ano depois de sua estreia entre os profissionais do Grêmio. A associação com o cão se deu em razão da forma como disputava os lances e por não gostar de perder (Foto: Divulgação)
Yuri Mamute ganhou o apelido de um tio ao nascer com 5,3 kg (Foto: Arthur Dallegrave/E.C.Juventude)
Neto Coruja. Ismael Soares Bastos Neto ganhou o apelido de Coruja ainda nas categorias de base do Vitória (Foto: Divulgação)
Max Pardalzinho. O apelido veio da infância. O pai era conhecido como 'Pardal' e ele acabou virando 'Pardalzinho' (Foto: Carlos Costa/Arquivo LANCE)
Edson Ratinho. Ganhou o apelido na infância quando chamou a atenção pela velocidade nos gramados (Foto: Divulgação / Fernando Torres / Paysandu)
Mosquito. O ex-jogador do Vasco e Atlético-PR ganhou o apelido por ser franzino e rápido quando mais novo (Foto: Divulgação)
Donizete 'Pantera'. Recebeu o apelido por imitar os passos do felino na comemoração de gols (Foto: Reprodução)
Lionel Messi, 'La Pulga'. O apelido vem desde os tempos de Rosário, no interior da Argentina. O craque do Barça tem 1,69m de altura (Foto: GABRIEL BOUYS / AFP)
Emerson Leão - A referência ao rei da selva é o nome de batismo do ex-goleiro e ex-treinador (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)
Roberto Cavalo. O técnico ganhou o apelido nos tempo de jogador pelo bom poder de marcação e os chutes de fora área (Foto: Fernando Ribeiro / CRICIUMAEC.COM.BR)