Nadal vai às quartas de Wimbledon pela 8ª vez e busca revanche
Espanhol encara Fritz, seu algoz na final este ano em Indian Wells
Lance|Do R7
Rafael Nadal segue caminhando a passos largos em busca de mais uma final de Wimbledon. Nesta segunda-feira o espanhol se garantiu nas quartas de final após fácil vitória contra o holandês Botic Van de Zandschulp, 25º colocado.
O espanhol quarto do mundo e seguindo favorito na chave derrotou o cabeça de chave 21, por 3 sets a 0 com parciais de 6/4 6/2 7/6 (8/6) após 2h21min de duração na quadra central do All England Club.
O natural de Manacor alcança as quartas no torneio mais tradicional do tênis pela oitava vez em sua carreira e sua 47ª na carreira. Campeão do Australian Open e de Roland Garros Ele alcança sua 18ª vitória seguida em Grand Slams. Sua última derrota foi na semifinal de Roland Garros ano passado para Novak Djokovic.
Ele também é o terceiro acima dos 36 anos a alcançar pelo menos as quartas no Aberto da Inglaterra junto com Roger Federer e Ken Rosewall.
Rafa soma sua 309ª vitória em Grand Slams e 58ª em 70 jogos no torneio britânico onde tem dois títulos em 2008 e 2010.
Seu rival na quarta-feira por vaga na semi será o americano Taylor Fritz, 14º colocado, o qual o derrotou na final de Indian Wells este ano. Se por um lado o americano entrou com dores no pé, Nadal entrou com uma fissura em uma das costelas. No confronto direto está 1 a 1. Nadal superou o americano em Acapulco, no México, na final de 2020.
O jogo
O primeiro set foi difícil com os dois confirmando os saques sem dificuldades. Nadal deu o bote na hora H e fechou a parcial indo pra rede e forçando erro no backhand do oponente com o placar de 6/4.
Nadal manteve-se firme no começo do segundo set, ,saiu quebrando, abriu 2 a 0 e fechou com nova quebra por 6/2 com dupla-falta do holandês.
No terceiro set, após ida ao vestiário, Rafa voltou frio, foi pressionado com boas diretas de Zandschulp, cometeu erro no revés e acabou quebrado. Mas Rafa reagiu de imediato, virou para 2 a 1 e quebrou no sexto game. Ele abriu 5 a 2 e tinha tudo para ir mais rápido para o vestiário, mas vacilou, permitiu o empate do rival. Os dois foram ao tie-break, Rafa abriu 6 a 3, mas levou passada, cometeu erro, e encarou um 6 a 6. Mas ele sacou bem e o rival errou um smash fácil para a classificação do espanhol.