Nadal não joga Roland Garros e planeja aposentadoria para 2024
Rafael Nadal anunciou que ficará parado por alguns meses e fará seu último ano em 2024
Lance|Do R7
Rafael Nadal anunciou, nesta quinta-feira, em sua academia, a Rafa Nadal Academy, sua ausência em Roland Garros, pela primeira vez após 18 anos de participação com 14 títulos.
O espanhol disse que estava em um nível muito baixo nos treinamentos e não conseguiu chegar bem a tempo do torneio. Com uma lesão no quadril desde o Australian Open, ele afirmou que fará uma parada de alguns meses a mais e pode ser que volte a jogar ainda no fim desde ano, talvez na Copa Davis.
Outro anúncio importante foi a preparação e o planejamento para que 2024 possa ser o ano de sua aposentadoria, jogando os torneios que mais gosta.
"A lesão que contraí na Austrália não evoluiu como gostaríamos. Trabalhamos todo o momento sem parar em busca dos objetivos e culminando com Roland Garros. Mas no dia de hoje posso dizer que é impossível e não vou poder estar em Roland Garros depois de muitos anos sem faltar. Esse torneio pra mim pode imaginar o quão difícil é tomar a decisão que não sou eu que tomo e sim meu corpo . Não tenho a intenção de seguir jogando nos próximos meses. Foram últimos anos que os resultados foram de primeiro nível e o dia a dia o nível foi muito baixo. De fora se olha os momentos bons, as vitórias, é isso de que se trata o esporte. Mas a nível pessoal foram anos difíceis principalmente depois da pandemia . Me custou ter uma continuidade em todos os sentidos sobretudo por culpa do físico com lesão atrás de lesão. Quando não se pode fazer algo com felicidade isso afeta a vida pessoal . Foram anos complicados mesmo que com vitórias importantes", disse o espanhol que seguiu
"Sigo sem estar preparado para competir no nível que necessitaria . Necessito colocar um ponto a parte do que é minha carreira esportiva e tentar regenerar meu corpo nesses meses seguintes que virão. Não vou colocar uma data de retorno, quando me sentir preparado voltarei a começar , poderia ser um objetivo chegar ao final do ano e poder jogar a Copa Davis se o capitão considerar adequado. E encarar o ano que vem com garantias com o que viria a ser, creio que será meu último ano. O objetivo é parar agora para encarar o meu último ano e pelo menos com garantias de poder desfrutar. Se eu seguisse jogando este ano creio que isso não poderia ocorrer no ano que vem e quero dar a oportunidade que isso ocorra. Que ano que vem possa jogar os torneios que marcaram na minha carreira".