Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Muito em jogo: veja as disputas que estão em aberto no Brasileirão

Vaga na Copa Libertadores, luta para se manter na elite... Clubes se preparam para a reta final da competição

Lance|

Lance
Lance Lance

O Palmeiras já confirmou seu hendecacampeonato brasileiro na quarta-feira passada (2), mas algumas vagas ainda estão em disputa no Campeonato Brasileiro. Do sonho de estar na Copa Libertadores à permanência por mais um ano na elite, equipes ainda fazem as contas para consolidarem um feliz 2022.

PRESENÇA NA COPA LIBERTADORES

Vargas e Reinaldo - São Paulo x Atlético-MG - Brasileirão
Vargas e Reinaldo - São Paulo x Atlético-MG - Brasileirão Vargas e Reinaldo - São Paulo x Atlético-MG - Brasileirão

Atlético-MG e São Paulo empataram em 2 a 2 nesta rodada (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Além do Verdão, Internacional, Fluminense e Corinthians já garantiram vagas na Libertadores-2023. Como o Flamengo (atual terceiro colocado) conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores neste ano, a zona de classificação do Brasileiro mudou de G6 para G8 (veja os detalhes aqui).

Publicidade

>>> Veja a reta final do Brasileirão e simule os jogos!

Professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Nonato Costa vê a situação começar a se encaminhar para um clube que disputou neste ano a Libertadores.

Publicidade

- O Athletico-PR é quem está com situação mais tranquila. A equipe está com 54 pontos e precisa somar outros quatro para confirmar sua vaga - detalhou ao LANCE!.

O Furacão tem 94,5% de chances de estar na edição de 2023 da competição continental.

Publicidade

O criador do site Probabilidades no Futebol apontou quem também tem chances de se credenciar no G8.

- O Atlético-MG faz duas partidas como mandante. Um adversário é o Botafogo, uma equipe que oscila muito, enquanto o Cuiabá está na briga para não cair - afirmou.

O Galo, com 52 pontos, está com 72,7% de possibilidade de se garantir na Libertadores de 2023.

O São Paulo, com 51 pontos, vem em seguida com 59,3% de chances.

- Basta conseguir uma vitória que o São Paulo exige que o Fortaleza e o América-MG façam uma reta final impecável e alcancem ao menos 55 pontos. O Tricolor paulista também terá entre os adversários o Goiás, que é um adversário oscilante - disse Gilcione Nonato Costa.

Mesmo em décimo lugar, o Fortaleza tem chances de vaga na competição continental superior do América-MG: 28,6%, contra 26,5% do Coelho, clube que está na nona colocação.

- O Fortaleza tem feito um returno muito forte, de recuperação na competição. Por ter duas partidas como mandante pela frente, tem mais chances do que o América-MG. Contudo, é complicado para o Tricolor do Pici alcançar a pontuação do São Paulo - destacou.

O Botafogo mantém 11,2% de possibilidades de se classificar. Mas o matemático alerta.

- Trata-se de uma equipe que não é confiável. Não tem bom aproveitamento como mandante e isto pesa na reta final - afirmou.

O Santos tem 6,9% de possibilidades de obter uma vaga na Libertadores de 2023, enquanto o RB Bragantino mantém remotos 0,26% e o Goiás está com 0,013% de possibilidades.

O 'FANTASMA' DO REBAIXAMENTO

Ceará x Cuiabá
Ceará x Cuiabá Ceará x Cuiabá

Ceará e Cuiabá: com o risco assombrando (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)

A luta contra o rebaixamento traz momentos críticos. O Juventude já está matematicamente na Série B de 2023, enquanto o Avaí tem ínfimas oportunidades de seguir na elite: a UFMG aponta 99,7% de risco de queda.

O Atlético-GO também está com os dias contados, de acordo com o matemático Gilcione Nonato da Costa.

- A equipe tem 33 pontos, precisa de cinco para sair da zona de rebaixamento. Dois dos três últimos jogos do Atlético-GO serão como visitante e, além disto, o Dragão não tem um bom desempenho como mandante. As chances são reduzidíssimas - afirmou o especialista da UFMG.

A equipe goiana tem 92,5% de probabilidade de cair.

O site Probabilidades no Futebol aponta que o Ceará, com 34 pontos, tem 83,4% de chance de ocupar a última vaga do Z4. O Cuiabá, com 37 pontos, tem 15,9% de chance de cair.

- O Ceará jogará duas partidas como visitante, o que é desafiador. O Cuiabá venceu fora e ainda tem na reta final duas partidas como mandante, o que dá margem para que se afaste da zona de rebaixamento - disse.

Completando a lista, o Coritiba tem 8,2% de chance de cair para a Série B de 2023.

Entre a luta para ter um 2023 com ambições continentais e o desafio de se manter na elite, há muito em jogo nesta reta final do Brasileirão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.