Mourinho chama Pep Guardiola de 'trapaceiro' e reacende rivalidade
Comandantes foram rivais na Espanha e na Inglaterra, e parecem ainda ter energia para os embates verbais
Lance|Do R7
Pep Guardiola e José Mourinho parecem querer reviver a velha rivalidade construída nos últimos 15 anos. A dupla, que protagonizou embates históricos na Espanha e na Inglaterra, voltou a se provocar em entrevistas coletivas separadas.
O técnico do Manchester City, questionado sobre a má fase e as provocações recentes que fez, foi comparado ao português, mas trouxe números para negar a similaridade e afirmou que tinha seis títulos de Premier League, o dobro do rival. O "Special One", conhecido por falas ásperas e incitantes, devolveu na quinta-feira (5).
As 150 - que, na verdade, são 115 - violações citadas por José fazem referências às investigações abertas pela Premier League contra o Manchester City. O clube é acusado de ter infringido as leis de rentabilidade e sustentabilidade da competição durante quase uma década, justamente no período de crescimento e investimentos feitos pelo City Group.
➡️ Técnico do Liverpool ironiza investigação contra o Manchester City
A má fase vivida pelos Cityzens gerou uma sequência de sete jogos sem vitória, o que irritou Guardiola. O técnico espanhol chegou com o rosto completamente arranhado em coletiva após o empate com o Feyenoord - sua equipe vencia por três gols e viu os neerlandeses buscarem o resultado na Champions -, alegando "querer sentir dor". Dias depois, em derrota para o Liverpool em Anfield, ouviu gritos de que seria "demitido pela manhã" por parte da torcida dos Reds e fez o número seis com as mãos, fazendo alusão aos troféus conquistados na liga local.
⚔️ Guardiola x Mourinho: como surgiu o embate?
Em 2008, o Barcelona estava à procura de um técnico, e o nome de Mourinho, então livre no mercado, ganhou força. Porém, a diretoria optou por um Guardiola ainda iniciando a carreira. Dois anos depois, com o português na Inter de Milão, ambos se encontraram na Champions e a equipe italiana eliminou os catalães em pleno Camp Nou, com uma cena de José correndo por todo o estádio para celebrar o avanço, que renderia o título europeu posteriormente.
Em julho de 2010, após a Tríplice Coroa com os Nerazzurri, o lusitano topou movimento ao Real Madrid. Enquanto Pep buscava a dominância com o Barcelona de Messi, Mourinho instaurou em Valdebebas um espírito brigador com Cristiano Ronaldo, e os dois fizeram clássicos quentes, com brigas, entradas duras, expulsões e jogos com gols e troféus em jogo. Três anos depois, sem alcançar o objetivo de título da Champions, o Special One foi demitido, colocando fim à trajetória na Espanha.
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
Além da calorosa rivalidade vivida entre os dois treinadores no futebol espanhol, ambos se reencontraram na Inglaterra entre 2016 e 2018, justamente em City x United. Porém, a postura da dupla foi mais cortês e empática, inclusive com elogios entre si nas coletivas, o que não era esperado pela imprensa local.
🔢 Retrospecto de Guardiola x Mourinho como treinadores
⚽ 25 jogos
🧑🦲 11 vitórias de Pep Guardiola
🟰 7 empates
1️⃣ 7 vitórias de José Mourinho