Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre José Aparecido de Oliveira, ex-árbitro que foi alvo de 'dia de fúria' de Neto

O juiz foi vítima de uma 'cusparada' do ex-jogador em uma partida entre Palmeiras e Corinthians na década de 90

Lance|

Neto se desculpou com José Aparecido anos depois
Neto se desculpou com José Aparecido anos depois Neto se desculpou com José Aparecido anos depois

O ex-árbitro José Aparecido de Oliveira morreu nesta terça-feira (20), aos 72 anos. A causa foi o rompimento de uma artéria do coração, segundo o jornal Gazeta Esportiva. Responsável por apitar vários clássicos emblemáticos no estado de São Paulo, especialmente na década de 90, o juiz ficou marcado por uma polêmica que envolveu o ex-jogador Neto. Em 1991, o ídolo corintiano cuspiu na cara de José Aparecido depois de ser expulso de um jogo contra o Palmeiras.

Dois anos depois, o juiz se envolveu em outra polêmica em um Dérbi paulista, dessa vez na final do campeonato estadual. A partida terminou com quatro expulsões, três do Corinthians e uma do Palmeiras, e vitória do Verdão por 4 a 0. José Aparecido de Oliveira foi muito questionado por torcedores corintianos, especialmente por não ter aplicado um cartão vermelho a Edmundo. Em uma entrevista, anos depois, ele contou que recebeu ameaças de morte e precisou deixar a cidade de São Paulo com a família por alguns dias.

 Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

O desentendimento entre Zé Aparecido e Neto ficou para trás. Hoje apresentador e comentarista, o ex-jogador já pediu desculpas pela atitude diversas vezes, inclusive diretamente ao ex-árbitro. Recentemente, em entrevista ao podcast Mano a Mano, o ex-atleta afirmou que foi "covarde, sujo e racista" na ocasião.

José Aparecido de Oliveira precisou se aposentar da arbitragem aos 45 anos, por causa de um câncer no estômago. No entanto, o ex-juiz ainda teve uma vida agitada, tendo atuado como advogado, gerente de banco e no ramo de viagens.

Publicidade

O sepultamento do ex-árbitro acontecerá no cemitério Memorial Jardim Santo André, em Santo André, no estado de São Paulo, às 15h.

'Velhinhos da bola': conheça profissionais da melhor idade que continuam na ativa no futebol

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.