Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maracanã, 70 anos: lembre grandes momentos do 'Maior do Mundo'

Grandes competições, como duas Copas do Mundo, já foram realizadas no estádio, além de tantos jogos inesquecíveis entre clubes

Lance|

Duas Copas, uma Copa das Confederações, um Pan-Americano, uma Olimpíada... Não faltam histórias (boas ou más) em 70 anos de Maracanã. Confira!
Duas Copas, uma Copa das Confederações, um Pan-Americano, uma Olimpíada... Não faltam histórias (boas ou más) em 70 anos de Maracanã. Confira! Duas Copas, uma Copa das Confederações, um Pan-Americano, uma Olimpíada... Não faltam histórias (boas ou más) em 70 anos de Maracanã. Confira!
A primeira melancolia do estádio veio em 16 de julho. Bastava um empate para a Seleção Brasileira conquistar pela primeira vez uma Copa do Mundo. Friaça abriu o marcador. Mas Schiaffino igualou e, na reta final, Ghigghia avançou pela direita e bateu rasteiro, fazendo o gol da virada por 2 a 1. O Uruguai era campeão do mundo, diante de 200 mil brasileiros emudecidos.
A primeira melancolia do estádio veio em 16 de julho. Bastava um empate para a Seleção Brasileira conquistar pela primeira vez uma Copa do Mundo. Friaça abriu o marcador. Mas Schiaffino igualou e, na reta final, Ghigghia avançou pela direita e bateu ra... A primeira melancolia do estádio veio em 16 de julho. Bastava um empate para a Seleção Brasileira conquistar pela primeira vez uma Copa do Mundo. Friaça abriu o marcador. Mas Schiaffino igualou e, na reta final, Ghigghia avançou pela direita e bateu rasteiro, fazendo o gol da virada por 2 a 1. O Uruguai era campeão do mundo, diante de 200 mil brasileiros emudecidos.
No dia 21 de abril de 1957, Didi abriu caminho para a Seleção Brasileira sonhar com o inédito título mundial. Com sua letal "Folha Seca".
No dia 21 de abril de 1957, Didi abriu caminho para a Seleção Brasileira sonhar com o inédito título mundial. Com sua letal "Folha Seca". No dia 21 de abril de 1957, Didi abriu caminho para a Seleção Brasileira sonhar com o inédito título mundial. Com sua letal "Folha Seca".
A confusão tomou conta da final do Campeonato Carioca de 1966. O Bangu garantia o título com um 3 a 0 sobre o Flamengo. Mas, aos 24 minutos da etapa final, o banguense Ladeira cometeu falta no rubro-negro Paulo Henrique. O temperamental Almir Pernambuquinho revidou dando um tapa no adversário e uma pancadaria generalizada tomou conta do Maraca. O árbitro Aírton Vieira de Moraes expulsou nove jogadores - cinco do Rubro-Negro e quatro do Alvirrubro. Mesmo assim, a torcida do Bangu pôde, naquele 18 de dezembro de 1966, soltar um grito de gol.
A confusão tomou conta da final do Campeonato Carioca de 1966. O Bangu garantia o título com um 3 a 0 sobre o Flamengo. Mas, aos 24 minutos da etapa final, o banguense Ladeira cometeu falta no rubro-negro Paulo Henrique. O temperamental Almir Pernambuq... A confusão tomou conta da final do Campeonato Carioca de 1966. O Bangu garantia o título com um 3 a 0 sobre o Flamengo. Mas, aos 24 minutos da etapa final, o banguense Ladeira cometeu falta no rubro-negro Paulo Henrique. O temperamental Almir Pernambuquinho revidou dando um tapa no adversário e uma pancadaria generalizada tomou conta do Maraca. O árbitro Aírton Vieira de Moraes expulsou nove jogadores - cinco do Rubro-Negro e quatro do Alvirrubro. Mesmo assim, a torcida do Bangu pôde, naquele 18 de dezembro de 1966, soltar um grito de gol.
O passaporte da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1970 foi carimbado diante do maior público oficial do Maraca entre seleções nacionais: 183.341 pagantes assistiram à vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai. O gol foi marcado por Pelé.
O passaporte da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1970 foi carimbado diante do maior público oficial do Maraca entre seleções nacionais: 183.341 pagantes assistiram à vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai. O gol foi marcado por Pelé. O passaporte da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1970 foi carimbado diante do maior público oficial do Maraca entre seleções nacionais: 183.341 pagantes assistiram à vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai. O gol foi marcado por Pelé.
O clima esquentou no confronto entre Brasil e Uruguai, pela Taça do Atlântico, em 1976.
O clima esquentou no confronto entre Brasil e Uruguai, pela Taça do Atlântico, em 1976. O clima esquentou no confronto entre Brasil e Uruguai, pela Taça do Atlântico, em 1976.
Outro esporte entrou em cena no Maracanã. O Desafio Internacional de Vôlei entre Brasil e União Soviética, marcado para o dia 17 de julho de 1982, mudou para o dia 26 devido ao mau tempo. Mas não conseguiu driblar a chuva, que novamente compareceu para render momentos inusitados.
Outro esporte entrou em cena no Maracanã. O Desafio Internacional de Vôlei entre Brasil e União Soviética, marcado para o dia 17 de julho de 1982, mudou para o dia 26 devido ao mau tempo. Mas não conseguiu driblar a chuva, que novamente compareceu para... Outro esporte entrou em cena no Maracanã. O Desafio Internacional de Vôlei entre Brasil e União Soviética, marcado para o dia 17 de julho de 1982, mudou para o dia 26 devido ao mau tempo. Mas não conseguiu driblar a chuva, que novamente compareceu para render momentos inusitados.
O Bangu chegou à final do Campeonato Brasileiro de 1985 e entrou em campo apoiado por banguenses, rubro-negros, flamenguistas, vascaínos, americanos... Mas, após dramático empate em 1 a 1, o Coritiba se sagrou campeão nos pênaltis, com vitória por 6 a 5.
O Bangu chegou à final do Campeonato Brasileiro de 1985 e entrou em campo apoiado por banguenses, rubro-negros, flamenguistas, vascaínos, americanos... Mas, após dramático empate em 1 a 1, o Coritiba se sagrou campeão nos pênaltis, com vitória por 6 a 5. O Bangu chegou à final do Campeonato Brasileiro de 1985 e entrou em campo apoiado por banguenses, rubro-negros, flamenguistas, vascaínos, americanos... Mas, após dramático empate em 1 a 1, o Coritiba se sagrou campeão nos pênaltis, com vitória por 6 a 5.
Em 6 de fevereiro de 1990, Zico fez sua despedida oficial do Flamengo. Com colegas como Júnior, Adilio, Andrade, Leandro e Nunes, ele jogou pelo rubro-negro no empate em 2 a 2 com a Seleção do Mundo, que reuniu jogadores como Taffarel, Falcão, Kempes e Rummenigge.
Em 6 de fevereiro de 1990, Zico fez sua despedida oficial do Flamengo. Com colegas como Júnior, Adilio, Andrade, Leandro e Nunes, ele jogou pelo rubro-negro no empate em 2 a 2 com a Seleção do Mundo, que reuniu jogadores como Taffarel, Falcão, Kempes e... Em 6 de fevereiro de 1990, Zico fez sua despedida oficial do Flamengo. Com colegas como Júnior, Adilio, Andrade, Leandro e Nunes, ele jogou pelo rubro-negro no empate em 2 a 2 com a Seleção do Mundo, que reuniu jogadores como Taffarel, Falcão, Kempes e Rummenigge.
Em 19 de julho de 1992, uma tragédia abalava as estruturas no Maracanã. Antes da decisão do Brasileiro, entre Flamengo e Botafogo, um setor da arquibancada destinado a rubro-negros desabou, causando a queda de diversos torcedores. Segundo informações do
Em 19 de julho de 1992, uma tragédia abalava as estruturas no Maracanã. Antes da decisão do Brasileiro, entre Flamengo e Botafogo, um setor da arquibancada destinado a rubro-negros desabou, causando a queda de diversos torcedores. Segundo informações do Em 19 de julho de 1992, uma tragédia abalava as estruturas no Maracanã. Antes da decisão do Brasileiro, entre Flamengo e Botafogo, um setor da arquibancada destinado a rubro-negros desabou, causando a queda de diversos torcedores. Segundo informações do
Presidente da Suderj na época, Márcio Braga, o episódio era "uma tragédia anunciada".
Presidente da Suderj na época, Márcio Braga, o episódio era "uma tragédia anunciada". Presidente da Suderj na época, Márcio Braga, o episódio era "uma tragédia anunciada".
Em 24 de março de 1993, outro jogador que marcou época no Maracanã se despedia dos gramados. Vascaínos deram adeus a Roberto Dinamite, em amistoso no qual a equipe comandada por Joel Santana teve o reforço luxuoso de Zico, que vestiu a camisa cruz-maltina por 45 minutos. Nem o revés por 2 a 0 para o La Coruña, que na época tinha como astro Bebeto, tirou a emoção da torcida. Os vascaínos ovacionaram Roberto em sua volta olímpica ao ser sacado.
Em 24 de março de 1993, outro jogador que marcou época no Maracanã se despedia dos gramados. Vascaínos deram adeus a Roberto Dinamite, em amistoso no qual a equipe comandada por Joel Santana teve o reforço luxuoso de Zico, que vestiu a camisa cruz-malt... Em 24 de março de 1993, outro jogador que marcou época no Maracanã se despedia dos gramados. Vascaínos deram adeus a Roberto Dinamite, em amistoso no qual a equipe comandada por Joel Santana teve o reforço luxuoso de Zico, que vestiu a camisa cruz-maltina por 45 minutos. Nem o revés por 2 a 0 para o La Coruña, que na época tinha como astro Bebeto, tirou a emoção da torcida. Os vascaínos ovacionaram Roberto em sua volta olímpica ao ser sacado.
O Maracanã estendeu seu tapete para ser palco dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que teve como sede o Rio de Janeiro. Houve também jogos no Maracanãzinho e no Parque Aquático Júlio Delamare.
O Maracanã estendeu seu tapete para ser palco dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que teve como sede o Rio de Janeiro. Houve também jogos no Maracanãzinho e no Parque Aquático Júlio Delamare. O Maracanã estendeu seu tapete para ser palco dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que teve como sede o Rio de Janeiro. Houve também jogos no Maracanãzinho e no Parque Aquático Júlio Delamare.
A festa foi da Alemanha no Maraca. Com gol de Mario Götze na prorrogação, os alemães bateram a Argentina por 1 a 0, após uma decisão acirrada. Era o tetra!
A festa foi da Alemanha no Maraca. Com gol de Mario Götze na prorrogação, os alemães bateram a Argentina por 1 a 0, após uma decisão acirrada. Era o tetra! A festa foi da Alemanha no Maraca. Com gol de Mario Götze na prorrogação, os alemães bateram a Argentina por 1 a 0, após uma decisão acirrada. Era o tetra!
O Maracanã também foi palco dos Jogos Olímpicos de 2016. Além de jogos inesquecíveis do Fluminense, de nomes como Castilho, Edinho e Rivellino, e do Botafogo, com Garrincha, Nílton Santos, Jairzinho e tantos outros também. Foi lá, ainda, que o Santos, na era Pelé, se sagrou bicampeão mundial em 1963.
O Maracanã também foi palco dos Jogos Olímpicos de 2016. Além de jogos inesquecíveis do Fluminense, de nomes como Castilho, Edinho e Rivellino, e do Botafogo, com Garrincha, Nílton Santos, Jairzinho e tantos outros também. Foi lá, ainda, que o Santos, ... O Maracanã também foi palco dos Jogos Olímpicos de 2016. Além de jogos inesquecíveis do Fluminense, de nomes como Castilho, Edinho e Rivellino, e do Botafogo, com Garrincha, Nílton Santos, Jairzinho e tantos outros também. Foi lá, ainda, que o Santos, na era Pelé, se sagrou bicampeão mundial em 1963.
O esperado ouro olímpico no futebol masculino foi conquistado no Maracanã. Após golear Honduras por 6 a 0 na semifinal, o estádio abrigou uma final dramática da Seleção contra a Alemanha. No tempo normal, empate em 1 a 1. Passada uma disputa de pênaltis eletrizante, Weverton brilhou para Neymar consolidar a inédita medalha no esporte.
O esperado ouro olímpico no futebol masculino foi conquistado no Maracanã. Após golear Honduras por 6 a 0 na semifinal, o estádio abrigou uma final dramática da Seleção contra a Alemanha. No tempo normal, empate em 1 a 1. Passada uma disputa de pênalti... O esperado ouro olímpico no futebol masculino foi conquistado no Maracanã. Após golear Honduras por 6 a 0 na semifinal, o estádio abrigou uma final dramática da Seleção contra a Alemanha. No tempo normal, empate em 1 a 1. Passada uma disputa de pênaltis eletrizante, Weverton brilhou para Neymar consolidar a inédita medalha no esporte.
Em 2019, foi a vez da Copa América retornar ao Maracanã. Apesar de astros como Messi (foto), Soteldo, Cavani, Suárez e Guerrero passarem pelo estádio, outra seleção celebrou.
Em 2019, foi a vez da Copa América retornar ao Maracanã. Apesar de astros como Messi (foto), Soteldo, Cavani, Suárez e Guerrero passarem pelo estádio, outra seleção celebrou. Em 2019, foi a vez da Copa América retornar ao Maracanã. Apesar de astros como Messi (foto), Soteldo, Cavani, Suárez e Guerrero passarem pelo estádio, outra seleção celebrou.
A Seleção Brasileira manteve sua tradição de ser sempre campeã quando é anfitriã do torneio. Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison sacramentaram a vitória por 3 a 1 sobre o Peru.
A Seleção Brasileira manteve sua tradição de ser sempre campeã quando é anfitriã do torneio. Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison sacramentaram a vitória por 3 a 1 sobre o Peru. A Seleção Brasileira manteve sua tradição de ser sempre campeã quando é anfitriã do torneio. Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison sacramentaram a vitória por 3 a 1 sobre o Peru.
O Maraca também tem um evento tradicional para a torcida carioca. Promovido por Zico (maior artilheiro da história do estádio) ao fim de cada ano.
O Maraca também tem um evento tradicional para a torcida carioca. Promovido por Zico (maior artilheiro da história do estádio) ao fim de cada ano. O Maraca também tem um evento tradicional para a torcida carioca. Promovido por Zico (maior artilheiro da história do estádio) ao fim de cada ano.
Um evento tradicional no Rio de Janeiro foi a chegada de Papai Noel.
Um evento tradicional no Rio de Janeiro foi a chegada de Papai Noel. Um evento tradicional no Rio de Janeiro foi a chegada de Papai Noel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.