Lance Mais 'pronto', Neymar vai para sua terceira estreia em Copas pela Seleção

Mais 'pronto', Neymar vai para sua terceira estreia em Copas pela Seleção

Atacante vem para 2022 em um contexto diferente das outras edições disputadas

Lance
Lance

Lance

Lance

Depois de quatro anos e meio de espera, finalmente chegou o dia da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar, que será às 16h (de Brasília), contra a Sérvia, no Lusail Stadium. E se tem torcedor ansioso por isso, dentro de campo haverá um personagem com o mesmo sentimento. Trata-se de Neymar, que vai para o seu terceiro Mundial da carreira de forma mais pronta do que chegou para os outros dois anteriores.


> AO VIVO: acompanhe em tempo real os passos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Aos 30 anos e em uma de suas melhores fases da carreira, o camisa 10 do Brasil busca mais uma vez realizar o sonho de ser campeão do mundo com a Amarelinha. A tarefa não é fácil e ele sabe bem disso, com a experiência de quem tentou outras duas vezes e aprendeu o que deu e o que não deu certo durante as outras campanhas sem êxito.

Em 2014, na Copa do Mundo do Brasil, Ney tinha apenas 22 anos e vinha de uma temporada na Europa. Ainda assim era a grande esperança daquela Seleção, que jogava diante de sua torcida e dependia demais de sua principal estrela. Não é à toa que quando o jogador sofreu uma lesão na vértebra e ficou fora do torneio, o grupo sofreu um "luto" que ajudou a montar o cenário para o 7 a 1 contra a Alemanha, maior vexame das Copas.

A expectativa é de que no Mundial seguinte, na Rússia, as coisas fossem diferentes. Aos 26 anos, Neymar havia mudado de clube, saindo do Barcelona para o PSG, onde passou a ter o status de principal nome. Acontece que apesar da idade apontar para o atleta estar em seu auge, ele chegou para a edição de 2018 sem as melhores condições, já que vinha de grave lesão no pé direito e não atuava há algum tempo, o que se tornou prejudicial.

Neymar - Treino Seleção Brasileira Qatar

Neymar - Treino Seleção Brasileira Qatar

Lance

Neymar divide os holofotes em 2022 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Mais uma vez, a dependência do time, que já era treinado por Tite, era enorme em cima de Neymar. Aliando isso a alguns erros na convocação, que não ofereciam grandes alternativas, a equipe sofreu com seu astro sem estar em plenas condições. Na hora da decisão, mesmo com boa atuação diante da Bélgica, faltou algo a mais e a queda veio.

> Veja brasileiros com mais convocações na história das Copas
> Veja a tabela e o simulador da Copa do Mundo-2022 clicando aqui

Para 2022 a situação parece bem diferente. Mais velho, mais maduro em relação ao jogo e aparentemente em sua melhor forma, Neymar chega no Qatar ainda com status de grande estrela da Seleção, que já não tem mais aquela enorme dependência de Copas anteriores. Hoje ele tem companheiros que dividem as atenções dos marcadores e a responsabilidade da liderança técnica. Foi o que disse Thiago Silva em coletiva no Qatar.

- O Neymar chega para uma competição tão importante em um nível muito bom, teve uma preparação diferenciada, diferente das outras Copas. Em 2014 teve a lesão quando estava sendo decisivo para a nossa equipe, em 2018 chegou em uma forma diferente, teve uma lesão importante e com certeza abalou um pouco. Agora com a preparação diferenciada e sem lesão, nem preocupação nenhuma, chega um Neymar bem melhor preparado.

- O legal de tudo é que ele não tem vaidade nenhuma, nosso grupo recebeu bem os meninos que chegaram. Na minha opinião, são jogadores que vão deixar o Neymar ainda mais à vontade, que dividem a responsabilidade e abrem espaço para ele. Temos de tirar o melhor proveito deste modo Neymar - declarou o capitão do Brasil na última quarta.

Antes da parada para a Copa do Mundo, Neymar somava 15 gols e 11 assistências em 20 jogos pelo PSG na temporada, além de cinco gols em cinco jogos pela Seleção em 2022.

- Como atleta, sem dúvidas o (momento) de agora, pela experiência, pela forma de jogar, por tudo. Eu acho que hoje me sinto mais preparado para jogar uma Copa do Mundo do que em 2014 - disse o atacante em entrevista para o canal "3 na Área", do YouTube.

Em busca dessa sexta estrela para a camisa mais famosa do futebol mundial, Neymar e seus companheiros entram em campo nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), pela primeira rodada do Grupo G. A partida acontece no Lusail Stadium, palco da final da Copa.

Últimas